Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Advertisements

Java Básico Arrays Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Atualizado: Fevereiro/2009.
Prof. Thiago Pereira Rique
Introdução a Programação
Arrays Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas dos Profs.: Luciana Nedel, Júlio Machado e Bernardo Copstein) Arrays Exercícios.
Linguagem C LPG-I – Variáveis Estruturadas – Vetores
AULA – Linguagem C – Vetores, Ponteiros Estruturas
VETORES, STRINGS E MATRIZES
Métodos Programação II 1 Métodos de Programação II (Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações) 1º Ano, 2º Semestre Elementos de Classe, class wrappers.
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Tópicos Tipos de Dados Variáveis por Valor Variáveis por Referência
Capítulo 6 Arrays & Clusters. Uma array é uma lista de informações indexadas todas do mesmo tipo. Ela pode ter no máximo ((2exp31)) -1 elementos por dimensão.
Linguagem técnica de programação I Java – REVISÃO
Classes, Objetos e Encapsulamento
Aula prática 9 Alocação Dinâmica Monitoria de Introdução à Programação
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
PHP Tipos de dados Constantes.
UNIDADE 5 ESTRUTURAS DE DADOS HOMOGÊNEAS
7 Arrays.
Introdução à Programação Orientada a Objetos com Java
Linguagem de Programação JAVA
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
Aula 3 Igor Ebrahim (ies) if669 - Introdução à Programação Monitoria de IP.
JAVA Orientação a Objetos Sun Campus Ambassador Aula 5.
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
By Ducheno Kelly Centro de Formação São Domingos.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática
BC-0505 Processamento da Informação Santo André, Março de 2011 Professor: Carlos Alberto Kamienski -
Linguagem de Programação C#
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota (com material da Qualiti Software Process)
Linguagem de Programação JAVA
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
STRINGS Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java e Z. Liang)
Módulo 9 Strings , Coleções e I/O
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – maio de 2010 Arrays  Variável: armazena apenas um valor  Como criar em uma única variável, espaço para.
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Aula Prática 5 Monitoria IP/CC (~if669). Roteiro 1. 1.Recursão 2. 2.Escopo de Variáveis 3. 3.Arrays 4. 4.Strings.
Linguagem de programação I A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação Versão: _01.
Copyright 1998, Departamento de Informática da UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Variáveis e métodos estáticos, Passagem de.
Profa. Patrícia A. Jaques
Prof. Marcos LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO 06.
Usando vetor e matriz em java
POO - I PROF.: JEAN CARLO MENDES
Copyright 2000, Departamento de Informática, UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Orientação a Objetos e Java.
De 19 1 Linguagens de Programação Orientadas a Objetos Pós-Gradução(Lato-Sensu) em Sistemas de Banco de Dados - UFPa Marco Fagundes
PROGRAMAÇÃO II – PARTE 6 Profa. Maria Augusta Constante Puget.
 A linguagem Java tem diversas classes para a manipulação dos conjuntos de dados. Esses dados podem ser organizados de duas maneiras diferentes: ◦ Vetores.
 O que são arrays:  estruturas de dados homogêneas  coleção de elementos do mesmo tipo referenciada por um nome comum  um array pode ser imaginado.
Estruturas Homogêneas – Vetores e Matrizes
Laboratório de Programação II Método main Dados e Métodos de Classes.
Curso Básico de Android
1 Programação – JAVA Unidade - 4 Arrays e Strings Prof. Aparecido V. de Freitas Mestre e Doutorando em Engenharia da Computação pela EPUSP.
Arrays Outline 7.1 Introdução 7.2 Arrays 7.3 Declarando e Criando Arrays 7.4 Exemplos usando arrays 7.5 Ordenando arrays 7.6 Procurando em.
Linguagem Java Programação II.
Java Como Programar, 8/E Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 1.
Capítulo 4. Conjuntos  Introdução  Principais operações de conjuntos  Principais interfaces de conjuntos  A interface Collection  A interface Iterator.
Minicurso Java Básico Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
Laboratório de Computação Aula 05 – Array Prof. Fábio Dias
Strings e Arrays Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Prof. Tiago Massoni (Slides Originais) Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de Informática,
Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
Aplicativos para Web Collections Prof. Odair
Transcrição da apresentação:

Array e ArrayList LPOO – 01/09/14

Arrays Estruturas de dados consistindo em itens de dados relacionados do mesmo tipo. Permanecem com o mesmo tamanho depois de criados. (DECLARAÇÃO)

Grupo de variáveis(chamados elementos) contém valores do mesmo tipo. Arrays são objetos, portanto, são tipos por referência. Os elementos podem ser tipos primitivos ou tipos por referência.

Referencia um determinado elemento em um array. Use o índice dos elementos. Expressão de acesso a array —o nome do array seguido pelo índice do elemento particular entre colchetes, [ ].

O primeiro elemento em cada array tem índice zero. O índice mais alto em array é um a menos que o número de elementos no array. Nomes de array seguem as mesmas convenções que outros nomes de variável.

Declaração e expressão de criação de arrays de 12 elementos int Objetos array Criados com palavra-chave• new. Especifica o tipo de elemento e o número de elementos em uma expressão de criaçãode array, que retorna uma referência que pode ser armazenada em uma variável de array. Declaração e expressão de criação de arrays de 12 elementos int int[] c =new int[ 12]; Pode ser realizado em duas etapas como segue: int[] c; // declara a variável de array c = new int[ 12]; // cria o array

Importante! Quando um array é criado, cada elemento do array recebe um valor padrão. Zero para os elementos numéricos de tipo primitivo, falsepara elementos booleane nullpara referências

Cada elemento de um array do tipo primitivo contém um valor do tipo de elemento declarado do array. Cada elemento de um array inté um valor int. Cada elemento de um array de tipo por referência é uma referência a um objeto do tipo de elemento declarado no array. Cada elemento de um array Stringé uma referência a um objeto String.

Exercício Criar um array de 10 elementos int, que são inicialmente zero (o padrão para variáveis int).

Inicializador de array. Uma lista de expressões separadas por vírgulas (chamadas lista de inicializadores) entre chaves. Utilizado para criar um array e inicializar seus elementos. O comprimento, ou tamanho, do array é determinado pelo número de elementos na lista inicializadora. int[] n = { 10, 20, 30, 40, 50}; Cria um array de ? elementos com valores de índice ?–?.

Exercício Faça um programa que peça 3 números inteiros ao usuário, armazene em um Array, depois mostre o valor de cada elemento do array, assim como seu índice.

Exercicio 2 Faça um aplicativo Java que peça o nome de 5 alunos, receba as duas notas e depois retorne todas essas informações junto com a média dele.

ArrayList

A Java API fornece várias estruturas de dados predefinidas, chamadas coleções, utilizadas para armazenar grupos de objetos relacionados. Fornecem métodos eficientes que organizam, armazenam e recuperam seus dados sem que seja necessário conhecer como os dados são armazenados.

Arrays não mudam automaticamente de tamanho em tempo de execução para acomodar elementos adicionais. ArrayList<T>(pacote java.util) pode alterar dinamicamente seu tamanho para acomodar mais elementos.

ArrayList<T> - T é um espaço reservador para o tipo de elemento armazenado na coleção. Isso é semelhante a especificar o tipo ao declarar um array, exceto que apenas tipos não primitivos podem ser utilizados com essas classes de coleção.

Como declarar e usar ArrayList em Java Vamos usar um ArrayList de String para trabalhar com o nome de várias bandas de música: ArrayList<String> bandas = new ArrayList<String> ();

Após declarar a ArrayList 'bandas' que armazenará Strings, vamos adicionar alguns nomes. Primeiro adicionamos a banda "Rush": bandas.add("Rush");

Existe um método do ArrayList chamado 'toArray()' que coloca todos os elementos de um ArrayList em um Array. Ou seja: bandas.toArray() é um Array! Existe um método 'toString' da classe Arrays que retorna uma String com os elementos de um Array. Vamos usar esse método parar exibir todos os elementos do ArrayList, que transformamos em Array através do método 'toArray()': Arrays.toString( bandas.toArray() );

Vamos pegar o primeiro elemento, o elemento '0', através do método 'get': bandas.get(0); Vamos adicionar o "Tiririca" na posição do "Rush", ou seja, na posição '0': bandas.add(0,"Tiririca"); ou bandas.add( bandas.indexOf("Rush"), "Tiririca");

Para saber o tamanho que tem seu ArrayList, basta usar o método 'size()': bandas.size(); Remova "Tiririca bandas.remove("Tiririca"); Remova tudo bandas.clear();

ArrayList de Objetos

Ele permite fazer uma coleção de valores e/ou objetos, ou seja, ele aceita valores primitivos e objetos. É extremamente fácil de utilizar, pois não é necessário inicializar ele com um tamanho fixo, ele trabalha com um tamanho variável. Sendo que em qualquer momento você pode adicionar elementos e remover elementos.

Iniciando...

Criar classe “Usuario” Atributos: id, nome, sobrenome; Criar classe “Main” Instanciar Classe Usuario Declarar ArrayList < Usuario > Adicionar Elementos. Remover Elementos Exibir Alementos – toString Alterar Elementos