Citações, Referências e Nota de Rodapé

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Advertisements

Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
TRABALHOS ACADÊMICOS: citações e referências
Utilização de Publicações em sua Totalidade
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ARTIGO CIENTÍFICO.
Rosaly Favero Krzyzanowski
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Dissertações e Teses-PROPAD
Referências Bibliográficas.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
METODOLOGIA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS DE LIVROS Marlene Zwierewicz
Referências Prof. Ms. José Alberto..
AULA 6: Citações e Referências
Identidade profissional do docente universitário
Metodologia Científica
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Redação de sínteses Rodney Caetano.
Núcleo de Pós-Graduação Referências Bibliográfica
Metodologia de Pesquisa
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Foto & Formatação: Ancelmo Atualizado em janeiro de 2010.
Universidade Estadual de Maringá
Rede Novo Curso MODELO DE TRABALHO COMO FAZER
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Procedimentos Gerais Centro Novas Oportunidades de Beiriz
Referências NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS.
CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Referências.
Profª. Kilma da Silva Lima
Referências Bibliográficas
Trabalho nas regras ABNT
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Práticas Investigativas
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CITAÇÕES E REFERENCIAS. CITAÇÕES E REFERENCIAS.
Elaboração de relatório
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Citação Citação Literal: passagem do texto de outro autor é copiada literalmente. Citação precedida pela indicação: autor (ano da publicação, pagina).
REFERÊNCIAS.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
1 Professor Dr. Murilo Battisti Professor Ms. Silvestre Braguini Filho Metodologia Científica
TÉCNICAS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CITAÇÕES.
Revisão das Normas da ABNT
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Fichamento.
Referências Bibliográficas
Referência e citação – para fichamento
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
FICHAMENTO.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
Citações e Referências
Elaboração de referências Prof. Adalberto Matoski.
Referências Bibliográficas  O que são referências bibliográficas? É um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos.
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

Citações, Referências e Nota de Rodapé Tânia Maria Santana Botêlho

ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO Consideram-se como Elementos de apoio ao texto todo e qualquer material que possa vir complementar a lisura e a veracidade das informações colocadas no trabalho. Como exemplos, temos as citações de livros, artigos científicos, fotos, documentos e relatórios oficiais. Enfim, tudo que contribua para a compreensão do tema e que confirme os dados que estão sendo apresentados e analisados. Os elementos de apoio do texto são: tabelas, quadros ilustrativos, fluxogramas, fotos, poemas, citações de outros autores e;ou obras, notas de rodapé, etc.

Então,como se caracterizam os diversos tipos de citações: CITAÇÕES DIRETAS: A citação é direta quando é ipsis litteris (pelas mesmas letras – idêntica) à obra de onde foi retirada. CITAÇÃO INDIRETAS: O autor do trabalho em construção reproduz a idéia/teoria do outro autor, sem, no entanto, usar as mesmas palavras.

É importante que se reitere sobre a importância de referenciar o texto, pois demonstra tanto probidade do autor, como adequação do trabalho aos propósitos da graduação, qualidades que interligam. A probidade significa atribuir as elaborações aos autores que as criaram, i é, não plagiar. A extensão-quantitativa- se manifesta naturalmente na profundidade das análises e relações contidas no texto, pos a intensidade das leituras realizadas resulta em elaborações competentes. Convém ressaltar que todos os autores indicados no corpo do texto devem constar na listagem de referências, e vice-versa. No texto, esse registro deve mostrar o sobrenome do autor, o ano da edição de seu texto e, em caso de citação – transcrição das palavras do autor, o número da página.

Paráfrase, citação curta e citação longa encontram-se exemplificadas: PÁRAFRASE: HANSEN (2000) relata haver a assembléia determinado a todos os sacerdotes de que tinham cura das almas a obrigação de conhecer seu rebanho e com ele celebrar a liturgia, fornecendo a palavra divina por ocasião dos ritos, bem como nas boas obras. Como pregar vinculava-se à formação eclesiástica, o Concílio houve por bem iniciar a forma de realizá-la na fundação de seminários diocesanos.

CITAÇÃO CURTA (MENOS DE 5 LINHAS) A escolha pragmática acima referida é tratada por HANSEN (2000, p. 25) analisando que “...os jesuítas tinham optado por um humanismo de cultura e de formação, opondo-se nitidamente ao humanismo de erudição”.

CITAÇÃO LONGA (MAIS DE 5 LINHAS) Por isso definiu-se a representação em geral com teatro sacro, no qual encenavam os conceitos e conhecimentos que desejavam ensinar. No entendimento do autor: Lembrando que recua-se 4cm.

EXEMPLO: Lembrando que recua-se 4cm. A escolha da via oral para transmitir a verdade canônica confirmada no Concílio de Trento resultou em uma extraordinária reativação da Retórica antiga. A conjunção, nos decretos tridentinos, de uma reforma do sacerdócio e do episcopado, de um lado, e de uma reforma da eloqüência, de outro, teve por conseqüência dotar o ideal do Orator ciceroniano de uma autoridade , de uma substância e de um campo de ação sem medida comum (HANSEN, 2000, p. 28).

REFERÊNCIA A referência bibliográfica relativa aos exemplos anteriores é a seguinte: HANSEN, J.A. A civilização pela palavra. In: LOPES, E.M.T.; MENDES FILHO, L. VEIGA, C.G. 500 anos de educação no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (OU DOCUMENTOS CONSULTADOS) Trata-se da listagem, em ordem alfabética rigorosa, das obras e documentos pesquisados. LIVROS: As referências de livros devem ser da seguinte forma: sobrenome do autor/ nome/título da obra/ edição/ cidade/ editora/data. Quando houver mais de um autor, deve-se separá-los por ponto e vírgula. No caso de livro traduzido, após seu título deverá constar o nome do tradutor.

EXEMPLOS: LIVROS COM UM AUTOR: FREIRE, G. A propósito de frades. Bahia:Publicações Universidade da Bahia, 1959. LIVROS COM MAIS DE UM AUTOR LOPES,E.M.T.; MENDES FILHO, L.; VEIGA, C.G. 500 anos de educação no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. LIVRO TRADUZIDO LAS CASAS, F.B. O paraíso destruído: brevíssima relação da destruição das Índias. Trad. Heraldo Barbuy. Porto Alegre: L&PM, 1996.

Periódicos e artigos de periódicos Periódicos considerados no todo. TÍTULO DO PERIÓDICO. Local: Editor, ano de início da publicação. ANUÁRIO DE ANTROPOLOGIA 78 Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980. Periódicos considerados em partes ( um único volume ou fascículo) NOME DO PERIÓDICO: Título do periódico. Título do fascículo, suplemento ou número especial (quando houver) Local: Editora, número do volume, número do fascículo, data. Número total de páginas do fascículo (se for edição especial). Nota indicativa do tipo de fascículo. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva. A representação na saúde coletiva. V.I, Nº 2, 1991. Rio de Janeiro-RJ: IMS/UERJ/Relume-Dumará. 158 p.

REVISTAS Sobrenome do autor/nome/título do artigo/ nome da revista/ cidade/edição ou número/data/página: FONTANELLA, F. C. O corpo no limiar da subjetividade. Revista Comunicações da UNIMEP. Piracicaba, n.6, nov./dez. 1999, p. 55-83

JORNAIS Sobrenome do autor/nome/título do artigo/ nome do jornal/cidade/ data/ano/página: SILVA,P. Educação contemporânea. Caderno Mais. Folha de São Paulo, 25 de fev.1999, p.7

LEIS NOME DO PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO ( ou instituição federal) Título e número da Lei ou decreto, data. Ementa. Dados da publicação que divulgou o documento. BRASIL. Ministério da criança/Ministério da Saúde/ Projeto Minha Gente. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Livro I, Título I das disposições Preliminares, art. 2º - Brasília: Ministério da Saúde/Ministério da Criança/ Projeto Minha Gente, 1991.

1. LEGISLAÇÕES CONSTITUIÇÃO EM PAPEL IMPRESSO BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado,1988. CÓDIGOS EM PAPEL IMPRESSO Brasil. Código civil. 46.ed. São Paulo: Saraiva, 1995. DECRETO ESTADUAL EM PAPEL SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n.3, p. 217-220, 1998.

DECRETO FEDERAL EM PAPEL Brasil. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Lex: coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, 1943. Suplemento. EMENDA CONSTITUCIONAL EM PAPEL IMPRESSO BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out/dez.1995 MEDIDA PROVISÓRIA EM PAPEL IMPRESSO BRASIL. Medida provisória nº 1569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez.1997. seção 1, p.29514.

ENTREVISTAS Não publicadas AUTORIA (entrevistado). Ementa da Entrevista. Local, data. SOUZA, José de. Entrevista concedida a Ricardo Tomasini sobre o folclore de Guaraqueçaba –PR – Fandango. Guaraqueçaba –PR, 20/05/2003. Publicada AUTORIA (entrevistado). Título da Entrevista. Referenciação do documento. Nota indicativa de Entrevista. SILVA, fulano da. A educação de Jovens e adultos hoje. Revista Renascer, Curitiba –PR, n. 02, 30/mar.2003. Entrevista concedida a João de Souza.

MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES Sobrenome do autor/nome/título da monografia, dissertação ou tese/ curso/ instituição/local/ano. ARRUDA, L. Literatura e poesia. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Curso de Pós-Graduação em Interdisciplinaridade na Educação Básica. Curitiba, realizado pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Curitiba,2000.

DOCUMENTOS OFICIAIS, PUBLICAÇÕES DE ENTIDADES COLETIVAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS País(ou estado ou município)/órgão/ repartição/ título do documento/local de publicação/editora/ano. BRASÍLIA, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC; SEF, 1997.

INTERNET Sobrenome do autor/ nome/ título/URL, data. GÂNDAVO, P.M. História da Província de Santa Cruz. Disponível em: //www.cce.ufsc.br./~alckmar/literat.html;bibvirt@futuro.usp.br. Acesso em: 20 abr.2000. URL: Uniform Resource Locator, ou seja o endereço da página

APOSTILAS Sobrenome do autor/nome/título/local da apresentação. SILVA, E. A Questão da Didática. Curitiba, UFPR, 1998. Disciplina de Didática. Curso de Pedagogia, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Mimeografado.

BÍBLIA No texto: (BÍBLIA, 1 Coríntios 13,1-4) Logo após a citação (mais de 5 linhas) Em destaque – recuo. 1 Coríntios 13,1-13. Uma linha abaixo da citação à direita. No texto antes da citação: Como está escrito na primeira epístola de Paulo aos Coríntios (13,1-13) Nas Referências: Consideradas na totalidade: BÍBLIA,LÍNGUA. Título. Tradução ou versão. Edição.Local: editora, ano. BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Traduzida por: João Ferreira de Almeida. Ed. Ver. Atual. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969. Considerando-se apenas parte da obra: BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Traduzida por: João Ferreira de Almeida. Ed. Ver. Atual. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969. Cap. 13, vers.1-13

OBRAS-DE-ARTE – FOTOS, QUADROS, GRAVURAS. FOTOS: AUTORIA (fotógrafo). Título da obra. Local (cidade e estado). Ano. Número de unidades físicas: indicação da cor; dimensões. Exemplo: TOMASINI, Ricardo. Baía de Guaraqueçaba. Guaraqueçaba - PR 1992. 1 fot. Color.; 16x30cm. Se esta for retirada de um álbum publicado, fazer referência ao álbum. TOMASINI, Ricardo. Baía de Guaraqueçaba. Guaraqueçaba - PR 1992. 1 fot. Color.; 16x30cm. In: TOMASINI, Ricardo. Lembranças de Guaraqueçaba em fotos e textos. Curitiba:Ed. QKG, 1993

GRAVURAS E QUADROS AUTORIA (artista). Título da obra. Ano. 1 óleo sobre madeira: color, 77x53 cm. Museu do Louvre, Paris – Fr. Indicação da técnica utilizada: indicação de cor; dimensões. Nome da instituição ou do proprietário. Exemplo: DA VINCI, Leonardo. Mona Lisa. 1503-6. 1 fot. Color.; 16x30cm.

5. DOCUMENTOS SONOROS Os documentos sonoros considerados no todo devem ser referenciados com os seguintes elementos essenciais: compositor(es) ou intérpretes, títulos, local, gravadora (ou equivalente), data e especificação do suporte. 1. Discos considerados no todo ALCIONE. Ouro e cobre. São Paulo: RCA Victor,p 1998. 1 disco sonoro.

2. CDs considerado no todo SIMONE. Face a face.[S.i.]: Emi-Odeon Brasil, p1997. 1 CD. 3. Cassetes considerados no todo: músicas FAGNER, R. Revelação. Rio de Janeiro: CBS, 1988. 1 cassete sonoro. 4. Cassetes considerado no todo: entrevistas SILVA, L.I.L da. Luiz Inácio Lula da Silva. São Paulo: SENAI-SP, 1991. 2 cassetes sonoros.

PARTES DE CDS COSTA, S.; SILVA, A. Jura secreta. Intérprete: Simone. In: SIMONE. Face a face. [S.I]: Emi-Odeon Brasil, p1977. 1 CD. Faixa 7. Opcionalmente, elementos complementares podem, nos casos em que se aplicam, ser acrescentados, ao se referenciarem partes dos documentos sonoros. GINO, A. Toque macio. Intérprete: Alcione. In: ALCIONE. Ouro e cobre. Direção artística: Miguel Propschi. São Paulo: RCA Victor, p1988. 1 disco sonoro (45 min), 33 1/3 rpm, estereo., 12 pol Lado A faixa 1 (4min 3 s)

6. PROGRAMAS de CD-ROM MICROSOFT Project for Windows 95. Version 4.1 [S.I]: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM BASE DE DADOS ONLINE AVES do Amapá. Disponível em: <http//www.bdt.org/bdt/avifauna/aves>. Acesso em: 30 de maio de 2002 7. E-mails MARTINS, L. Os maléfícios da globalização [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por jotafilho@ig.com.br>em 13 de set 2002.

FILMES Em cinema CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção:Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. [S.I]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions,1998. 1 bobina cinematográfica Elementos complementares, opcionalmente, podem ser acrescentados: SEGURANÇA fruto da justiça. Produção: Jornal Mundo Jovem. Coordenação de Rui Antonio de Souza. Realização de Darci Thomassim. Porto Alegre, RS: 2009. 1 fita de vídeo (34 min), son, color.

NOTA DE RODAPÉ As normas da ABNT apresentam várias possibilidades para que se ocupe o rodapé. Todavia, para simplificar, pode-se definir que este espaço será utilizado exclusivamente para notas explicativas do texto, denominadas notas de conteúdos. Isto quer dizer o seguinte: sempre que alguma explicação torne o texto pouco claro ou desvie o foco da análise, a mesma poderá ser alocada no rodapé. Com isso a escrita principal pode ser mais objetiva.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BARRAL, Welber Oliveira. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2003. 208 p. DIEZ, Camem Lúcia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re) Pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 2 ed. ver. Ampl. e atual. Pelo BBR 14.724 e atual. Pela ABNT 30/12/05. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. 268 p. SILVA, José Maria; SILVEIRA, Emerson Sena. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 2. ed. Juiz de Fora. Juizforana, 2002. p.75-76; 77;82-84