Substantivos Profª: Luana Zacarias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

Morfologia e Sintaxe do Substantivo
Morfologia: Estrutura e formação das Palavras
Classes de palavras: o nome
Classes de palavras: adjetivo
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
SUBSTANTIVOS.
SUBSTANTIVO = substância, nome.
primitivo X derivado (piano X pianista)
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
ESTRUTURA E PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Comunicação Linguística
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
SUBSTANTIVO.
Grupo 2 - Cecília Meireles Texto: Pausa – Moacyr Scliar
Conceito Classificação Flexão de gênero, número e grau
Atividade de Recuperação
O NOME.
PROPRIEDADES TEXTUAIS
Substantivo, artigo e adjetivo
Adjunto Adnominal X Complemento Nominal
Substantivosde Gêneros uniformes
Resolução da 1º prova com justificativas
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
Fonologia – o estudo dos sons
CLASSE GRAMATICAL Nome (substantivo).
Língua Portuguesa – 7º Ano
Classes de palavras: o nome
O substantivo.
ESTRUTURA E PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Determinantes e flexões
SUBSTANTIVOS Profª Maiara Cristina Segato
Profª. Luciana Balduíno
CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVOS.
Grupos Lexicais Classes de Palavras.
Conceitos básicos:  Observe as seguintes palavras: escol-a escol-ar escol-arização escol-arizar sub-escol-arização Observando-as, percebemos que há um.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
SUBSTANTIVO É a palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral.
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
CURSO PREPARATÓRIO LÍNGUA PORTUGUESA PROJETO GUAPORÉ
Substantivos.
Flexões Nominais Formação do Plural 1º caso
Área: Linguagens e Códigos Componente Curricular: Língua Portuguesa
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
PALAVRAS QUE DESIGNAM SERES EM GERAL, REAIS OU IMAGINÁRIOS.
Flexões do substantivo
Substantivo Gramática – Aula 1.
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
Classe de palavras: substantivos
CLASSES DE PALAVRAS I SÃO 10, AS CLASSES DE PALAVRAS:
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS
COERÊNCIA TEXTUAL Prof. Ana Alice Bueno.
SUBSTANTIVOS Colômbia, bola, medo, trovão, paixão, etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções,
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
Arte e Literatura Introdução aos estudos literários.
O ESTUDO DO SUBSTANTIVO
Classes de palavras: o adjetivo
RECEITA DE PUDIM DE LEITE CONDENSADO
Transcrição da apresentação:

Substantivos Profª: Luana Zacarias

Níveis de Análise Fonético / Fonológico Morfológico Sintático Semântico

Níveis de Análise O professor explicou o conteúdo aos alunos. 1. Fonético: palavra trissílaba, oxítona, dígrafo “ss”, enc. cons. “pr” 2. Morfológico: substantivo comum, simples e concreto 3. Sintático: “O professor” – Sujeito Simples 4. Semântico: aquele que ensina uma ciência ou arte, mestre

Classes Gramaticais ou Classes de Palavras: Substantivo Adjetivo Artigo Grupo Nominal Pronome Ex: As duas meninas inteligentes Numeral Verbo Grupo Verbal Advérbio Ex: Escrevia muito bem Preposição Conjunção Grupo Relacional Interjeição Ex: Ele pensou em você

DEFINIÇÃO: Substantivo é uma palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral. São, portanto, substantivos: os nomes de coisas, pessoas, animais, vegetais, lugares, instituições: livro, cadeira, Lúcia, cachorro, Paris e outros. os nomes de ações, noções, estados ou qualidades, tomados como seres: trabalho, corrida, justiça, tristeza, beleza e outros.

1. Substantivo Função: nomear seres, qualidades, ações ou estados.

Como percebemos, dentro da classe dos substantivos há subclasses Os substantivos podem ser: Comuns ou Próprios Concretos ou Abstratos Primitivos ou Derivados Simples ou Compostos Coletivos

CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS Quanto ao elemento que designa, o substantivo classifica-se em: comum – quando designa genericamente qualquer elemento da espécie: rio, cidade, país, menino. Substantivos Comuns > Próprios: O técnico Leão convocou os jogadores. b) próprio – quando designa especificamente um determinado elemento. Os substantivos próprios são sempre grafados com inicial maiúscula: Tocantins, Florianópolis, Brasil, Luís, Camila. Substantivos Próprios > Comuns: Era um judas, a cidade o condenava.

c) concreto – quando designa seres de existência real ou não: coisas, pessoas, animais, lugares, etc. (verifique que é sempre possível visualizar em nossa mente o substantivo concreto, mesmo que ele não possua existência real) são aqueles que não dependem de outro ser para existirem, têm existência autônoma. : casa, cadeira, caneta, fada, bruxa, saci

d) abstrato – quando designa sentimentos, ações, estados, qualidades tomados como seres. Os substantivos abstratos, por não terem existência própria, sempre estarão apoiados em algo para serem percebidos: justiça, estudo, recordação, viuvez, coragem, altura, largura. Os substantivos abstratos são, geralmente, derivados de verbos ou adjetivos: trabalhar – trabalho correr – corrida alto – altura belo – beleza

O governo incentiva a plantação de café. A análise do substantivo, todavia, deve ser feita sempre no contexto, na frase, pois um substantivo concreto pode assumir valor abstrato e vice-versa: O governo incentiva a plantação de café. A plantação de café foi destruída pela tempestade. O amor é o sentimento mais puro. Vem, amor, o jantar está na mesa. Em termos literários, a utilização de concretos no lugar de abstratos é denominada metonímia: Quando surgiram os cabelos brancos, fiquei mais compreensivo, menos faminto, mais atento às espiritualidades.

FORMAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS Quanto à formação, o substantivo pode ser: primitivo – quando não provém de outra palavra existente na língua portuguesa e dão origem a outras palavras. : flor, pedra, ferro, casa, jornal. derivado – são aqueles que se originam de outras palavras (primitivas), pelo processo da derivação, provém de outra palavra da língua portuguesa: florista, pedreiro, ferreiro, caseiro, jornaleiro. Para derivar palavras, usamos prefixos (rever) e sufixos (conhecimento), visando à economia, à concisão: Ex: Local em que se consertam sapatos = sapateiro Local onde se vendem livros = livraria

c)simples – quando é formado por um só radical: água, pé, couve. d) composto – quando é formado por mais de um radical: água-de-colônia, pé-de-moleque, couve-flor. Podem vir acompanhados de hífen ou não: guarda-chuva, sambódromo, passatempo, Nossa Senhora (Maria).

SUBSTANTIVOS COLETIVOS Entre os substantivos comuns, merecem destaque os coletivos: aqueles que, mesmo no singular, designam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie. Alguns substantivos coletivos: acervo: de obras artísticas antologia: trechos literários escolhidos congregação: de professores, de religiosos congresso: de parlamentares, de cientistas malta: de desordeiros plantel: de animais de raças, de atletas súcia: de pessoas desonestas.

Vocês acham que pode existir um texto formado unicamente por substantivos, ou, pelo menos, em que a maioria das palavras sejam substantivos?

Circuito Fechado Ricardo Ramos Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água.

Circuito Fechado Ricardo Ramos Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Pasta, carro. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. http://www.youtube.com/watch?v=wtL9ZCR8uEg

2. O que é flexão? Flexão tem a ver com: Dobrar Curvar Modificar, alterar ou variar o estado inicial. O substantivo é uma classe variável?

O substantivo é uma classe que sofre flexão ou que é uma classe variável, ou seja, ela se altera, varia de seu estado inicial. A flexão do substantivo pode se dar de três maneiras: > Flexão de Gênero (Masculino / Feminino) garoto – garota > Flexão de Número (Singular / Plural) garoto – garotos > Flexão de Grau (Aumentativo / Diminutivo) garoto – garotinho – garotão

FLEXÃO DE GÊNERO Em português, os substantivos podem ser do gênero masculino ou feminino. São masculinos os substantivos a que se pode antepor o artigo o: o livro, o caderno, o telefonema. São femininos aqueles a que se pode antepor o artigo a: a borracha, a caneta, a tribo, a libido. Ainda com relação ao gênero, dependendo da forma que assumem, os substantivos são classificados em biformes e uniformes.

Gênero é o mesmo que sexo? Não. Nunca confunda gênero com sexo. O gênero é gramatical, isto é, mostra se a palavra é masculina ou feminina. Evidentemente, livro, caderno, borracha, caneta, que são coisas, não possuem sexo, embora seus nomes possam se apresentar no gênero masculino ou feminino. Já o substantivo vítima pertence ao gênero feminino (a vítima), conquanto possa se referir a pessoas de ambos os sexos.

Gênero

SUBSTANTIVOS BIFORMES São substantivos que designam pessoas ou animais e que apresentam duas formas, uma para o masculino, outra para o feminino: aluno – aluna menino – menina pai – mãe homem – mulher carneiro – ovelha

Observe que a forma feminina dos substantivos do segundo bloco de exemplos NÃO é marcada pela desinência. É uma forma diferente da masculina, proveniente de outro radical. A esses substantivos damos o nome de heterônimos.

SUBSTANTIVOS UNIFORMES São os que apresentam uma única forma, tanto para o masculino como para o feminino. Subdividem-se em epicenos, comum de dois gêneros e sobrecomuns. Substantivos epicenos: são substantivos uniformes que designam animais: a onça, a borboleta, a foca. Caso se queira especificar o sexo do animal, devem-se acrescentar as palavras macho ou fêmea: a onça macho, a onça fêmea.

b) Substantivos comuns de dois gêneros: são substantivos uniformes que designam pessoas. Nesse caso, o gênero é indicado pelo artigo ou outro determinante qualquer: o colega, a colega; o gerente, a gerente. Todos os substantivos terminados em –ista são comuns de dois gênero: o artista, a artista; o dentista, a dentista. c) Substantivos sobrecomuns: são substantivos uniformes que designam pessoas. Nesse caso, o gênero é fixo (sempre masculino ou sempre feminino): a criança, o cônjuge, a pessoa, a criatura.

ALGUNS SUBSTANTIVOS QUE COSTUMAM CAUSAR DÚVIDAS São masculinos o aneurisma o apêndice o dó (pena, compaixão) o grama (unidade de massa) São femininos a grama (planta) a alface a cal a omoplata a comichão

OPOSIÇÃO GÊNERO/SENTIDO Há substantivos idênticos na forma, porém de gêneros diferentes e significados diferentes. Veja alguns exemplos: o cabeça (o chefe, o líder) a cabeça (parte do corpo) o capital (dinheiro, bens) a capital (cidade principal) o rádio (aparelho receptor) a rádio (estação emissora) o moral (ânimo) a moral (parte da filosofia)

FLEXÃO DE NÚMERO Quanto ao número, o substantivo pode ser singular ou plural: aluno – alunos relógio – relógios A maior parte dos substantivos forma o plural com o acréscimo da letra -s. Observe: camiseta – camisetas

os afazeres as cócegas as condolências as férias as fezes as núpcias Há, no entanto, substantivos que só aparecem no plural. Vejamos alguns: os afazeres as cócegas as condolências as férias as fezes as núpcias os óculos

PLURAL METAFÔNICO Em certas palavras, ocorre mudança de timbre da vogal tônica por influência de uma vogal átona posterior. Alguns exemplos: caroço – caroços fogo – fogos olho – olhos povo – povos socorro – socorros ovo – ovos

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES Substantivos terminados em vogal ou ditongo – formam o plural pelo acréscimo da desinência –s: caderno, cadernos, mãe, mães; degrau, degraus. Substantivos terminados pelo ditongo nasal -ão – fazem o plural de trê maneiras: a) terminação –ões (a maioria desses substantivos e todos os aumentativos: balão, balões; canção, canções; casarão, casarões. b) terminação em –ãos: bênção, bençãos; cidadão, cidadãos. c) terminação –ães: alemão, alemães; cão, cães, escrivão, escrivães.

Substantivos terminados em –r e –z – formam o plural pelo acréscimo de –es ao singular: mar, mares; rapaz, rapazes. Substantivos terminados em –s – quando não são oxítonos, ficam invariáveis. Quando oxítonos, formam plural pelo acréscimo de –es: não oxítono: o lápis, os lápis; o pires, os pires oxítonos: o país, os países, o lilás, os lilases obs.: cais e cós são invariáveis Substantivo terminado em –x – os que possuem mais de uma sílaba não variam: o tórax, os tórax; a xerox, as xerox. Os monossílabos fazem o plural em –es:o fax, os faxes; o sax, os saxes.

Substantivos terminados em –l a) Se o l vier precedido de a, e, o, u, formam plural trocando o –l por –is: animal, animais; papel, papéis. b) Se o l vier precedido de i, podem formar o plural de duas maneiras: os oxítonos trocam o –l por –s: barril, barris os não oxítonos trocam o –il por –eis: fóssil, fósseis, míssil, mísseis.

ALGUNS PLURAIS QUE MERECEM DESTAQUE abdômen – abdomens ou abdômenes caráter – caracteres gel – géis ou geles júnior – juniores mel - méis ou meles

Plural dos diminutivos terminados em –zinho e –zito O plural dos diminutivos terminados em –zinho e –zito é feito da seguinte forma: 1. coloca-se a palavra primitiva no plural: bar, bares 2. retira-se o –s de plural da palavra primitiva: bares – s = bare 3. acrescenta-se a terminação –zinho ou –zito seguida de –s: bare - barezinhos

Número – Alterações Semânticas vergonha (sentimento) – vergonhas (órgão sexual) cobre (metal) – cobres (moeda) saudade (sentimento) – saudades (lembranças) IMPORTANTE:os Alpes, as algemas, os Andes, os óculos, os parabéns, os pêsames, a reticências. Só são usados no PLURAL

2.1 Grau