OBJETIVO GERAL Compreender a presença de saberes e práticas tradicionais de saúde em comunidades indígenas do Ceará e o trabalho terapêutico de seus especialistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imagem da Praça do Bocage - Setúbal Disciplina – Educação Visual
Advertisements

Razões ancestrais e novas sínteses culturais
Cristianismos Originários Os seguidores e seguidoras de Jesus na 1a. Geração.
Povos Indígenas no Brasil: História, Cultura, Dominação,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
A ASA é uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida, reúne.
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
A CONQUISTA DA AMERICA E RENASCIMENTO
Trabalho de Portugues.
ESCOLA JAN ANTONI BATA OS INDIOS KADIWÉU OU CADIUÉUSÃO DESCENDENTES DOS MBAYA-GUAICURUS,ÍNDIOS CAVALEIROS,COM FAMA NO PASSADO POR TEREM SIDO EXCELENTES.
Instituto Nacional de Educação de Surdos
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Índios do Brasil.
Quantas tribos africanas
Medicina Indígena Manoela e Jocasta.
Guaíra: Cidade do Quilombo
Bem-vindo/a.
Contextos do uso de álcool entre a população indígena: possibilidades de intervenção O caso Kaingáng.
Pastoral da Saúde É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente.
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Projeto Farmácias Vivas
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
113ª Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem
ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO.
Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa E Tatiana Leite
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
CURSO DE EDUCAÇÃO EDPATRIMONIAL
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
Sobrevivência e sua relação com as demais ciências
Crisanto Rudzö Tzemerey’wá, (Xavante)
LITURGIA. OS PRIMEIROS PASSOS  A nossa compreensão de Liturgia está basicamente associada a celebração eucarística (Missa) além dos ministérios e das.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – LESC GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – GPESC PROJETO CURADORES TRADICIONAIS NO CEARÁ.
Religiosidade Africana
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
MAKOTA CELINHA – KIDEVOLU - GONÇALVES
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
Terras Indígenas.
Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES No. 02/2010
Arte Indígena - oficina
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
O Segredo dos Índios Norte-Americanos
Arqueologia Brasileira
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
ESCOLA:E.M.E.F.ANGELO CHIELE
SAÚDE E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ: ESPECIALISTAS, ATUAÇÃO TERAPÊUTICA E CONTEXTO ÉTNICO CULTURAL Autores: Jairla Moita Pedroza;
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
INTRODUÇÃO À FITOTERAPIA:
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Comunidades Tradicionais
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
Caracterização Demográfica da População. Os profissionais da Unidade devem estar preparados para trabalhar com as pessoas com doenças crônicas, por isso,
O ENFRENTAMENTO DE MUNDOS QUE OCORRE EM 1492 NA AMÉRICA ESPANHOLA E EM 1500 NA AMÉRICA PORTUGUESA, É MAIS DO QUE UM CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES É UM EMBATE.
Colégio Equipe de Carangola Ética e Cidadania Prof.: Patrick O. de Souza.
Religião na colônia Sagrado X profano.
Polo Base Araquari – Santa Catarina
Gerês Parque Natural. Localização O Parque Natural de Peneda–Gerês, situa-se no Norte de Portugal, no extremo nordeste do Minho, numa área compreendida.
Itinerários terapêuticos
RITUAL YAWANAWA-HUNI KUIN SÁBADO 20:00 – 03/03/2012 ABERTURA ESPAÇO PEDRA ENCANTADA*
Beatriz Kalichman Bruna Moreno Thiago Rodrigues. CF 1988 “SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO” SUS INDÍGENA = CIDADÃO SUJEITO DE DIREITOS PNASPI.
Transcrição da apresentação:

Saúde indígena no Ceará: especialistas e práticas tradicionais em culturas diferenciadas

OBJETIVO GERAL Compreender a presença de saberes e práticas tradicionais de saúde em comunidades indígenas do Ceará e o trabalho terapêutico de seus especialistas de cura.  

População de cerca 2000 mil pessoas distribuídas por 537 famílias. O povo indígena Pitaguary População de cerca 2000 mil pessoas distribuídas por 537 famílias. Este povo está organizado em 5 aldeias: Maracanaú : Aldeia Nova, Aldeia Central e Santo Antônio, Olho D’água (Horto) Pacatuba : Monguba

Objetivos Específicos: Identificar e descrever saberes e práticas tradicionais de saúde nas comunidades indígenas Jenipapo-Kanindé, Tapeba e Pitaguary na região metropolitana de Fortaleza;  Saberes: crenças associadas a plantas, mata, animais, pedras, serra, terra. Conhecimento sobre espiritualidade, vida, saúde, doença. Práticas: uso de rezas, orações, cantos, danças, preparados com plantas, rituais.    

2. Identificar especialistas e curadores nativos, nas referidas comunidades, examinando seu trabalho terapêutico, enfermidades tratadas e resultados obtidos; Especialistas: pajés, curadores e rezadores reconhecidos pela Comunidade. Trabalho terapêutico: rezas, Toré, orações, modos de atuação (cantos, cenário, horário, roupa e adornos etc.)

   3.Examinar estas práticas médico-tradicionais enquanto ritos de etnicidade, nos quais estão presentes cosmologias e crenças mitológicas ancestrais; Relação com etnias escolhidas, natureza, ancestrais, “encantados” Cultos importantes: Toré, Jurema, Ouricuri Imagens míticas: planta Jurema, Carnaúba, Mangueira, Santo Antônio etc.

  4. Analisar formas de preservação e/ou transformação desta medicina tradicional por meio da atuação dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, Conselhos locais de saúde e Políticas públicas voltadas para a saúde dos povos indígenas no Ceará.