O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1990.
Advertisements

Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A importância do leite materno nos primeiros seis meses de vida.
A importância do Auto - Conhecimento
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
Regras e limites na educação de crianças
"Os pais fazem dos filhos, involuntariamente, algo semelhante a eles, a isso denominam “educação”, nenhuma.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
PERSONALIDADE.
Afectos e família.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
EU APRENDI.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
Transferência e Contratransferência em Winnicott
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O Que Eu Não Quero... Mário Quintana Transição Automática.
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Coisas da Vida....
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
APRENDIZ DA VIDA!.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
Profª Alba Lúcia Dezan Brasília, outubro/2011
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Você também pode ser santo. É fácil!
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
As coisas que aprendi....
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
II Seminário Internacional
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Edificando Famílias Saudáveis
Aprendi Clique.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Engraçado como acreditamos em tudo que o jornal diz, mas questionamos
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Profª Alba Lúcia Dezan Brasília, setembro/2011
EVANGELISMO PÚBLICO.
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
Pequena parcela.
DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA
Autoconceito e auto-estima
Desdobramentos da técnica psicanalítica
Psicanálise de crianças
(Winnicott, O brincar e a realidade, pág. 196)
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Aprende Que... Montagem : Ulysses Freitas Ligue o Som.
A IDENTIDADE.
A família tem uma função humanizadora
Desafios da adolescência
( Filme Cidade dos Anjos )
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
APRENDIZ DA VIDA!.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
Um dia você aprende! Willian Shakespeare.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social

O desenvolvimento emocional Primeiras relações entre cuidador e bebê: forte formador da pessoalidade Cuidado materno sensível e suficiente: possibilidade de saúde ao bebê Olhar dos cuidadores: construção do eu imaginário (Lacan e Winnicott-rosto)

O desenvolvimento emocional Rosto do cuidador/mãe: nele eu vejo quem sou/estou (Winnicott) O Outro: é que me olha e me faz existir (Lacan) Alienação subjetivante: inconsciente dos pais; desejo dos pais Quem eu sou/fui constituído?

O desenvolvimento emocional Determinantes fundamentais: base da vida adulta. Diz Winnicott sobre a história...não podemos relegar nada a segundo plano: nem as ocorrências da infância nem mesmo da primeiríssima infância (p. 30)

O desenvolvimento individual Individuação: processo de acordo com o desenvolvimento do self e da maturidade dos pais. Responsabilidade à criança no tempo certo. Ex: o problema da precocidade Respeito à espontaneidade do self de acordo com a maturidade. Ex: Proporcionar degustação da responsabilidade Mas o que os pais esperam/desejam dessa criança?

O desenvolvimento individual Respeito ao desenvolvimento da criança: base para processo de identificação com os cuidadores (aceitando imposições razoáveis, sem perder o sentido de self). O cuidador precisa: olhar o desenvolvimento assim, eu existo...(constituição subjetiva) para queambiente seja confiável

O desenvolvimento individual Entra-se num momento de necessidade de confiança: quanto mais se recua, mais confiável deve ser o cuidador. Expressão de Amor: O que querem de mim? Pessoa confiável

O desenvolvimento individual Para a criança, se não há reviravoltas na família e no ambiente: possibilidade de continuidade do ser. Segurança para a criança: com ela, pode desafia-la Liberdade: a todas crianças? Diferenças de necessidades: humanismo

O desenvolvimento emocional Proporcionar segurança: ambiente verdadeiro, pessoas presentes, coerentes consigo mesmo, enfim, estáveis Por que segurança? 1. Ajuda a criança a se livrar do inesperado, das intrusões indesejáveis do mundo ainda desconhecido

O desenvolvimento emocional 2. Protege-se a criança de seus próprios impulsos e de seus efeitos Aos poucos, é necessário ir soltando o filho com seus impulsos. Diz Winnicott (p. 46): Os pais continuam no papel de guardiões da paz, mas aguardam a anarquia e até a revolução.

O desenvolvimento emocional Aparecem os testes para as medidas de segurança em crianças e adolescentes, por ter recebido dos pais cuidados adequados Precisam, no entanto, testá-las com professores, familiares e colegas para reforçar essa crença.

O desenvolvimento emocional Crianças: necessitam de que alguém lhes imponha o controle. Mas essas pessoas devem poder ser amadas e odiadas, desafiadas e chamadas a ajudar Pais estão preparados para serem odiados? Eles sabem odiar?

O desenvolvimento emocional Adolescentes: vivem sentimentos tão fortes e até amedrontadores, que precisam verificar se os controles externos ainda funcionam Mas também querem se estabelecer como autônomos

O desenvolvimento emocional Consequências pela vivência saudável com sentido segurança: Passa-se a acreditar mais em si e nos outros O controle externo passa a ser autocontrole Desenvolve-se sentido de responsabilidade e cuidado.

O desenvolvimento emocional Podemos ver as influências em situações, entre outras, como: PRIMEIRO FILHO INDO À ESCOLA DIVÓRCIO MUDANÇA DE CASA MORTE

LEITURAS WINNICOTT, D.W. A família e o desenvolvimento individual. Martins Fontes, Capítulos 3 e 4. COMPLEMENTAR: LACAN, J. O Estágio do Espelho como formador da função do eu. Escritos. Jorge Zahar