Tipologia da Violência e Preconceito contra Pessoa Idosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Das violações e violências ao corpo da criança
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
Violência contra a pessoa idosa
Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
A instituição escolar e a violência
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
Violência. Violência Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP
SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS
Negligência e Maus Tratos Contato:
A MATERNIDADE EM MINHA VIDA
Irretocável Tenho cabelos loiros, pintados, para esconder os fios brancos. Não me lembro exatamente em que ano eles começaram a branquear...
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Tua Sogra.... A mulher do João foi trabalhar e fazer um curso de 6 meses nos Estados Unidos...
Inicio com som.. Hoje recebi flores!....
ESTATUTO DO IDOSO E VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Pronome Pessoal do caso Reto.
QUANDO O SOL ESCURECER E SE PERDER EM SEUS SONHOS AQUI, EM ALGUM LUGAR NA NOITE EU VOU ESTAR. VOU PEDIR ME DEIXE ENTRAR E VISITAR SEU MUNDO, PORQUE VOCÊ.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Balada para outras Isabellas
AS MUITAS FORMAS DE AMAR E SER AMADO
O que levou você a ligar para o Disque Denúncia? O que levou você a ligar para o Disque Denúncia?
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
MPS – Ministério da Previdência Social
MORAL DA HISTÓRIA!!!.
Violência e Maus Tratos no
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
Mayra Tofanetto Gerontóloga no Projeto Velho Amigo Graduada em
Edinilsa Ramos de Souza
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
CAMPANHA DE JEJUM DA MULTIPLICAÇÃO
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O casamento de Isaque e Rebeca
Rugas irretocáveis Tenho cabelos brancos lindos, reluzentes.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA
“Mulas do tráfico” “90% das mulheres estrangeiras presas foram detidas por tráfico de drogas, usadas por máfias do crime organizado”. Em Fortaleza, 45.
Antes do Início do Culto:
Hoje Recebi Flores.
BULLYING O QUE E ???.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Dona de casa,filha do Rei
Um Dia, Falei Com Deus Lu Carlos.
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
SITUAÇÕES.
NEM TODOS OS MAUS MOMENTOS DA MINHA VIDA FORAM O BASTANTE, NÃO ME LEVARAM AO FRACASSO. MAS NÃO POSSO NEGAR, NESSES MOMENTOS EU PUDE ENTENDER QUEM SOU E.
VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
Revista Eletrônica Nome dos integrantes: Felipe Samuel, Giovanna de Sá, Camila Alves e Beatriz Marques Nºs: 12/15/5/3 6ºC Profª Kélia.
OS DIREITOS DA CRIANÇA “O mundo que deixamos às nossas crianças depende das crianças que deixarmos ao nosso mundo”
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
OUÇO TUA VOZ QUE QUERES DE MIM,
Violência de género: factos e discursos
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
VIOLÊNCIA.
Educação Financeira para crianças e Jovens
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO! VOLTEI A FAZER PARTE DO CORPO, CANSEI DE FUGIR DO RESTO DO POVO. NÃO DÁ PRA NEGAR QUE NESTE LUGAR ENCONTREI UM TESOURO!!! PAREI.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
O Estatuto do Idoso como ferramenta de combate à violação dos Direitos Humanos Roseli de Sousa Costa Supervisora da Centra Judicial do Idoso - TJDFT.
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito Assistente Social/ Mestre em Serviço Social/PUC-SP Campinas, 15 de junho.
Transcrição da apresentação:

Tipologia da Violência e Preconceito contra Pessoa Idosa Carlos Lima Rodrigues carloslimar@yahoo.com.br

MITOS E PRECONCEITOS NA INTERPRETAÇÃO DA VELHICE

Velhice é doença

Idoso não aprende e não se atualiza

Idoso ensina seus netos

Idoso aprende com seus netos

Idoso volta a ser criança

Idoso não tem sexualidade “Toda atividade sexual que não contempla a procriação, como, por exemplo, a masturbação, as relações homossexuais, o erotismo puro, tem sido muitas vezes considerada anômala por diferentes civilizações” (Abdo, C. 2004) O sexo entre pessoas idosas poderia ser incluído nessa lista de relações “proibidas”.

Idoso é um peso para a sociedade

Idosos são todos iguais

CULTURA JOVENCÊNTRICA

TIPOLOGIA DA VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA A PARTIR DO ESTADO Abusos financeiros pela frustração de expectativa de direitos, omissão na garantia de direitos, demora na concessão de benefícios apesar do Estatuto do Idoso garantir prioridade (trâmites de aposentadorias e pensões) Muitas queixas contra INSS e serviços de saúde.

Violência Institucional Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições. Ministério da Saúde/Violência intrafamiliar

VIOLÊNCIA FÍSICA Podem ser atos únicos, repetitivos ou situação prolongada. Estas últimas incluem qualquer restrição ou confinamento impróprio que provoque dor ou lesões corporais. As consequências deste tipo incluem manifestações físicas e sociais visíveis, como uma diminuição da mobilidade, confusão ou outras alterações de comportamento.

carloslimar@yahoo.com.br

Abuso Financeiro ou Exploração Econômica Exploração imprópria ou ilegal e/ou uso não consentido de seus recursos financeiros. Uso ilegal e indevido, apropriação indébita da propriedade e dos bens financeiros, falsificação de documentos jurídicos, negação do direito de acesso e controle dos bens, administração indevida do cartão do segurado do INSS

Autonegligência Conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, com a recusa ou o fracasso de prover a si mesma um cuidado adequado.

Psicológica Agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, rejeitar, humilhar, restringir a liberdade ou ainda isolá-la do convívio social.

Violência Psicológica pode ser também horrorizante

Violência Psicológica pode ser também horrorizante

Violência Psicológica pode ser também horrorizante

Violência Sexual ABUSO SEXUAL É todo contato sexual sem consentimento, incluindo o estupro e atentado ao pudor. MITO: Só as mulheres jovens, bonitas, provocativas e atraentes são violentadas. REALIDADE: Todas as mulheres são vítimas de abuso sexual.

Violência Sexual

Abuso sexual contra o homem

Idoso vítima – Idoso agressor

USO DE MEDICAMENTOS É administração dos medicamentos por familiares, cuidadores e profissionais, de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos prescritos.

Negligência Recusa, omissão ou fracasso por parte do responsável no cuidado com a vítima Abandono Falta de atenção para atender às necessidades da pessoa idosa. Se manifesta por: 1) Não prover de alimentos adequados, roupa limpa, lugar seguro para morar, ausência de atenção à saúde e higiene pessoal 2) Privação de contatos sociais 3) Não supervisionar as necessidades de forma a impedir danos físicos

“Eu só pedi ajuda pra vizinhança no dia em que ele me bateu com o pau, sabe a gente tem vergonha.” “Ele entrava e já me xingava de tudo quanto é nome, já vinha me xingando desde o portão, gritava e xingava a minha família, me xingava de vagabunda, de tudo quanto é nome, e eu... eu não sou vagabunda. Graças a Deus” “O pior de tudo isso, é ela me maltratar. Mostrar a sopa pra mim e não deixar eu comer.”

“ Cala a boca, cadela, senão vou te matar...” “Ele falou para mim que ele ainda vai me matar, o meu genro. Ainda hoje ele pegou uma faca, e por isso eu estou aqui...” “ Cala a boca, cadela, senão vou te matar...” “A minha filha me chama de vagabunda, desculpa a expressão que vou falar, mas eu sou obrigada a falar, ela me chama de vagabunda, de puta... me manda pra zona, fala que eu não tenho vergonha na cara, que eu não tive capacidade nem de me casar, que não presto, que eu estou comendo às custas dela.”

Violência na Mídia

Violência contra a Pessoa Idosa Vamos quebrar o pacto do silêncio! RENADI

VIOLÊNCIA NÃO ESCOLHE IDADE!!! RENADI

Carlos Lima Rodrigues carloslimar@yahoo.com.br OBRIGADO! Carlos Lima Rodrigues carloslimar@yahoo.com.br