O mendelismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cruzamentos em Genética
Advertisements

A primeira Lei de Mendel
Genética 1º Lei de Mendel.
Revisão: 1ª Lei de Mendel Genes letais e co-dominância
2º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética – Conceitos Básicos
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Genética – Conceitos Básicos
O que você deve saber sobre
Primeira lei de Mendel Monoibridismo.
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
Prof. Thiago Moraes Lima
Noções básicas de hereditariedade
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
Noções de probabilidade.
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
Genética Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios.
ANALISANDO DUAS CARACTERÍSTICAS EM CONJUNTO: CRUZAMENTOS DIÍBRIDOS
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GENÉTICA MENDELIANA.
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA
Ausência de Dominância.
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
BIOLOGIA VOLUME ÚNICO • 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
1ª. Lei de Mendel Material utilizado Ervilha de cheiro (Pisum Sativum)
2ª Lei de Mendel Jacqueline Shimizu.
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
Genética – Conceitos Básicos
Termos e nomenclaturas
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
Interação entre alelos
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Genética 2ª lei de Mendel.
Leis de Mendel (Mendelismo)
LEI DA SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE
Gregor Mendel e seus Modelos de Herança
Mendelismo Princípios Básicos de Herança
Genética: 1ª Lei de Mendel
Resolução de exercícios!
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
PATRIMÓNIO GENÉTICO A herança genética é responsável pela expressão de determinadas características. (PARTE II)
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Hereditariedade Mendeliana.
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
Transcrição da apresentação:

O mendelismo

De acordo com a Primeira Lei de Mendel, “todas as características são determinadas por um par de fatores que se segregam durante a formação dos gametas”. Os gametas são sempre puros, ou seja, possuem apenas um “fator” (gene) de cada par.

A Primeira Lei de Mendel, também é conhecida como Lei da Segregação dos Fatores ou Lei da Pureza dos Gametas. Cada caráter é determinado por um par de genes que se separam na formação dos gametas.

A nomenclatura genética Alelos ou alelomorfos: os dois genes determinantes de um caráter são chamados de genes alelos. ex.: V e V, v e v ou V e v. Genótipo: a constituição hereditária de um indivíduo forma o genótipo, que é o conjunto de genes que o organismo tem na determinação da característica considerada.

Homozigoto e heterozigoto: Um indivíduo é homozigoto ou puro, quando o caráter considerado é determinado por doi alelos iguais. O indvíduo é heterozigoto ou híbrido, quando apresenta o caráter determinado por dois alelos diferentes. Fenótipo: variações de uma característica do organismo que é geneticamente determinadas Ex: característica cor dos olhos, encontramos os fenótipos azul, verde-castanho etc. um determinado fenótipo apresentado pelo organismo depende da interação do genótipo deste ser com o meio ambiente onde vive.

O fenótipo não pode ser confundido com fenocópia, que é a manifestação de um caráter não ligado ao gene, ou seja, um caráter adquirido, como por exemplo o nanismo hipofisário, que ocorre devido uma baixa produção do hormônio de crescimento por disfunção da hipófise.

Análise de genealogias A carta genealógica é a representação de indivíduos relacionados por ascendência comum. Na representação gráfica, observam-se vários símbolos que indicam características de importância genética.

Cruzamento teste (testcross) É feito com o objetivo de determinarmos qual o genótipo de um organismo que tem um fenótipo dominante para dada característica considerada, ou seja, descobrirmos se o organismo é homozigoto dominante ou heterozigoto. Para isso, basta cruzá-lo com com o homozigoto recessivo e analisar a proporção fenotípica entre os descendentes.

Cálculo de probabilidades A propabilidade de que um acontecimento A ocorra é igual ao quociente do número de casos favoráveis à ocorrência de A, pelo número total de casos possíveis. P(A) = n/m

Podemos dizer que a probabilidade é um número que varia de 0 a 1 Podemos dizer que a probabilidade é um número que varia de 0 a 1. Assim, se todos os resultados de um experimento forem favoráveis (n = m), a probabilidade de sua ocorrência será igual a 1. Por outro lado, se num experimento o acontecimento esperado for impossível, n = 0.

Regra da soma ( OU ) Quando um evento exclui a probabilidade do outro ocorrer são chamados de mutuamente exclusivos e para o cálculo da probabilidade usa-se a soma das probabilidades isoladas.

Regra da multiplicação ( regra do E ) Quando dois eventos podem ocorrer simultaneamente e um não influencia a probabilidade do outro ocorrer, são chamados de eventos independentes e no cálculo da probabilidade final, usa-se o produto das probabilidades isoladas.