GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo Centro de Ensino Superior do Amapá Arquitetura e Urbanismo Estudos Ambientais Prof. Msc. Themístocles Raphael.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A formação do território brasileiro
Advertisements

Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Aquecimento Global.
Crise Ambiental.
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Os regimes demográficos
Urbanização Brasileira
O Mundo Urbano Brasileiro
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
GEOGRAFIA.
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
A população e o mercado de trabalho
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos
HIDROLOGIA.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
22 de março Dia Mundial da Água
Urbanização brasileira Aula ª série
Quais são os principais problemas ambientais a serem enfrentados?
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
A Questão Ambiental.
Os regimes demográficos
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
1° Encontro Internacional sobre Ciclones do Atlântico Sul EFEITOS DOS CICLONES EM ZONAS URBANAS-COSTEIRAS NO RIO DE JANEIRO Prof. David Zee Faculdade de.
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
(Des)envolvimento (In)Sustentável O Desafio do Século XXI
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá
ATUALIDADES PROF . OLAVO MARTINS
Problemas Ambientais Brasileiros
O processo de urbanização
A DESERTIFICAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO DO ESTADO DO CEARÁ
Agroecologia.
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Risco Tecnológico e Impacto Tecnológico
A questão ambiental no Brasil
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
CRISE AMBIENTAL? E/OU CRISE DE CIVILIZAÇÃO?
Centro de Ensino Superior do Amapá
O espaço urbano e o processo de urbanização
IMAGENS Cena 1 Bandeira americana e faixa com os dizeres “Nós nunca esqueceremos” foram penduradas nesta segunda-feira em um edifício próximo aos destroços.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Desmatamento Prof. Regis Romero.
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
O Campo e a Cidade.
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
Urbanização brasileira
Urbanização mundial e brasileira
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Solo: elemento esquecido
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
PCN Ciências Ensino Fundamental II Quarto Ciclo
8° ano do ensino fundamental GENSA – III TRIMESTRE 2015 Prof.: Carla Rampanelli Demari.
Globalização e Meio Ambiente
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Em 1960, o interior do nosso país ainda era atrativo
Transformações do capitalismo no século XVIII: Revolução Industrial.
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Urbanização.
1.Evolução Histórica da Questão Ambiental
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo Centro de Ensino Superior do Amapá Arquitetura e Urbanismo Estudos Ambientais Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo Crise Civilizatória e o Surgimento da Questão Ambiental

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo Crise Civilizatória: O ser humano, durante a sua trajetória histórica, estabeleceu a ocupação e o uso espacial da terra, utilizando os recursos naturais renováveis e não- renováveis, basicamente interessados na sua própria sobrevivência. Ao longo dos tempos, passou a adotar um comportamento predatório em relação à natureza, chegando a um modelo de mundo que vivemos hoje: caótico, desarmônico, desequilibrado e ambientalmente doente. Dá para você perceber pelos noticiários, não é mesmo? O ser humano, durante a sua trajetória histórica, estabeleceu a ocupação e o uso espacial da terra, utilizando os recursos naturais renováveis e não- renováveis, basicamente interessados na sua própria sobrevivência. Ao longo dos tempos, passou a adotar um comportamento predatório em relação à natureza, chegando a um modelo de mundo que vivemos hoje: caótico, desarmônico, desequilibrado e ambientalmente doente. Dá para você perceber pelos noticiários, não é mesmo?

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo

Na verdade, a história da humanidade mostra que a degradação ambiental já acontecia há muito tempo atrás. Na verdade, a história da humanidade mostra que a degradação ambiental já acontecia há muito tempo atrás. Vamos analisar os fatos: Vamos analisar os fatos: - Na humanidade o comportamento predatório não é novo. O que é novo é a dimensão e extensão dos mecanismos de depredação (cidades, monoculturas, armas nucleares). Crise Civilizatória:

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo Crise Civilizatória: - Hiroshima e Nagasaki – 1945, Japão.

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo Devemos considerar que: Os Problemas Ambientais só começaram a ser identificados como sendo importantes a partir de dois fatos básicos: Os Problemas Ambientais só começaram a ser identificados como sendo importantes a partir de dois fatos básicos:  A Revolução Industrial – século XVIII, a partir de  Organização Urbana – (maioria delas feitas sem nenhum planejamento e ordenamento).

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo

Problemas Ambientais, presentes no século XX:  Desequilíbrio na relação entre população rural e urbana;  Adensamento populacional próximo às regiões industriais (baixa qualidade ambiental)

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo  Ocupação urbana desordenada e sem nenhum planejamento;  Crescente acúmulo de lixo urbano, industrial, atômico e até espacial; Problemas Ambientais, presentes no século XX:

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo Problemas Ambientais, presentes no século XX:  Assoreamento de rios e lagoas;  Grande desperdício de matéria-prima em geral;  Desertificação, perda da fertilidade e erosão dos solos cultiváveis;  Uso de agrotóxicos na agricultura;

GOMES SOBRINHO, T. R. Arquitetura e Urbanismo