A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:"— Transcrição da apresentação:

1 A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU

2 Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios: -Visão integrada da natureza -Capacidade de apreensão de hábitos e atitudes -Desenvolvimento de procedimentos e valores éticos para exercício da cidadania

3 Conteúdos Reunidos em Três Blocos 1º Ciclos da Natureza: -Está em constante transformação que permite a recomposição dos elementos necessários a permanência da vida no planeta -O ciclo mais importante é o da água -Ciclo da matéria orgânica – lixo importante arsenal de matéria a ser aproveitada como composto orgânico. -Produção de matérias não degradáveis prejudiciais a saúde podendo inviabilizar formas de vida -> entram na cadeia alimentar dos seres vivos.

4 2º Sociedade Meio Ambiente: -Interação entre os grupos humanos e seu ambiente de vida. -Cultura, trabalho e arte são expressões e consequências desta relação -As comunidades interagem com os recursos disponíveis e perceber como fazer a interação -Deverão ser trabalhados, a diversidade cultural e ambiental e os limites da ação humana -Perceber as diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e consequências -Entender a interdependência ambiental entre as áreas rural e urbana

5 3º Manejo e Conservação Ambiental -Lidar de modo cuidadoso e adequado com recursos renováveis, ter senso crítico e oferecer medidas para que ocorra a reversão de alguns quadros indesejáveis -Manejo e conservação da água -Tratamento dos detritos humanos -Coleta e destino do lixo -Observando o comportamento da produção e destino do lixo da sociedade -Perceber o efeito nocivo no solo, ar, poluição sonora, visual, e as principais atividade locais, agropecuárias, uso de adubos, agrotóxicos, etc, prejudiciais ao meio ambiente. -Conhecer processos de reciclagem, reaproveitamento recuperação e reabilitação ambiental.

6 Comuns a Todos os Blocos: -Valorização e proteção a todas as formas de vida -Estar atento ao consumismo -Zelo pelo direito: Próprio e Alheio -Ser cidadão completo -Repúdio ao desperdício -Participação em atividades relacionadas a melhoria das condições ambientais na comunidade local.

7 Avaliação: -Os temas serão abordados nas diversas disciplinas -Desenvolver capacidade de observação e compreensão da realidade e tomada de decisões para a proteção ambiental -Em todo o processo avaliativo lembrar que diferentes pessoas tem diferentes modos de pensar e ver

8 Avaliação Três Finalidades : 1º revisão da pratica pedagógica adotada pelo professor, diante da motivação geral, tendo como fator determinante os pontos fortes, os problemas e dificuldades encontradas 2º observação do aluno buscando identificar suas áreas de interesse, de maior dificuldade ou facilidade. 3º observação das formas de expressão, suas origens para ajudá-los a se reconhecer na vida pessoal, familiar e social 4º ênfase para demonstração de solidariedade e respeito e indignação com as atitudes de desrespeito aos valores universais.

9 Critérios de Avaliação: 1º observar as características do meio ambiente e identificar a existência de ciclos e fluxos da natureza. 2º identificar a s intervenções que a sociedade local vem realizando 3º contribuir para a conservação e a manutenção do ambiente mais imediato 4º identificar as transformações que a matéria- prima sofre até chegar ao produto final para consumo 5º perceber a relação entre qualidade de vida e ambiente saudável 6º valorizar o uso adequado dos recursos disponíveis


Carregar ppt "A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google