ISLAMISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
A Civilização Árabe.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2ª AULA
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Associação Educativa Evangélica Cursos Superiores de Computação
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
O Fenômeno religioso Islã
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O Império Árabe Localização
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
MECA Não USE o Mouse e CONECTE o ÁUDIO.
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
13 Dhu al-Qidah 1428 (23 Novembro de 2007).
Islamismo.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
O ISLAMISMO.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Uma síntese geral.
MUÇULMANOS.
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
Religiões Abraâmicas.
As Religiões Abraâmicas
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
Alta Idade Média Cap. 1.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Professor Edley
Religiões Monoteístas
RELIGIÕES COMPARADAS 2011.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Aula 10 Civilização Islâmica
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
Esta semana fui ministrada por Deus, mostrando-me o seu caratér “ESPERANÇA” Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. Lamentações Grandes.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Professor Romildo Tavares
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Judaísmo.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
Cidade de Meca Tradições do Islão. Cidade de Meca Meca é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Organização interna da Bíblia
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra)
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Transcrição da apresentação:

ISLAMISMO

CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta 1.397 anos Fundada por Maomé (principal) e Ali (discípulo) Centro de Adoração: MECA Hoje: 935 milhões seguidores; é a que mais cresce no mundo Islã = submissão Muçulmano é aquele que declara submisso ao poder e à vontade de Deus, Allah.

Um pouco da história O Império Árabe teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Antes disso, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças.

Um pouco da história Arabia pré-islâmica Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam seu alimento (leite e carne) e vestimentas (feitas com o pêlo). Com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região. Já as tribos coraixitas, habitavam a região litorânea e viviam do comércio fixo.

Conhecendo a história de Maomé Maomé nasce em 570 d.C. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel Profissão de Fé: “Há um só Deus, Ala, e um só mediador entre Deus e os Homens, Maomé”

Conhecendo a história de Maomé Perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas), foge de Meca para Medina (HÉGIRA) em 20/06/622. Medina: organiza exército para lutar contra os “infiéis”. Reconquista Meca (627) Escreve o Corão entre 610 e 632. Morre em 632 d.C. em Jerusalém (Segundo Islã, é levado aos céus, como Jesus Cristo)

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O nome, em árabe, significa ‘lido’ ou ‘recitado’. Esta palavra pode ser uma forma arabizada de origem síria e se aplica ao livro que contém, para os muçulmanos, uma série de revelações de Alá (Deus) a Maomé. Estas revelações começaram nas primeiras décadas do século VII, quando Maomé já tinha 40 anos, e ocorreram em Meca (Makka), cidade natal do Profeta, e Medina (al- Madinah).

Livro Sagrado: Corão/Alcorão A composição do Alcorão As revelações foram feitas em árabe e, segundo as crenças muçulmanas, através do arcanjo Gabriel (Yibrail). Quando Maomé as proclamou, os ouvintes memorizavam e, às vezes, escreviam-nas em folhas de palma, fragmentos de osso ou peles de animais. Após a morte de Maomé, no ano 632 d.C., seus seguidores começaram a recolhê-las e, durante o califado de Omar, em 650, elas foram recompiladas no Alcorão, tal como o conhecemos hoje.

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O Alcorão está dividido em 114 capítulos (suras), com títulos aleatórios que, geralmente, não estão associados ao texto. Os capítulos dividem-se em versículos (ayat), trabalho posterior à divisão em capítulos e que, dependendo da edição, nem sempre é igual. O Alcorão é similar, em número de palavras, ao Novo Testamento da Bíblia cristã.

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O Alcorão consiste num conjunto de preceitos e recomendações éticas e morais, advertências sobre a chegada do último dia e Juízo Final, histórias sobre profetas anteriores a Maomé e povos a quem foram enviados, preceitos sobre religião, vida social, matrimônio, divórcio ou herança. A mensagem, em essência, é que existe um só Deus, criador de todas as coisas, ao qual há que se servir, praticando o culto e observando conduta correta. Deus é sempre misericordioso e tem se dirigido à humanidade para que ela O venere nas pessoas dos diversos profetas enviados por Ele.

Livro Sagrado: Corão/Alcorão Os islâmicos acreditam que o Alcorão é A Palavra de Deus. Por isto, é o centro da vida religiosa, sendo comparável à Torá dos judeus ou ao Novo Testamento cristão. A oração diária obrigatória inclui a recitação de versículos e capítulos. A educação dos jovens muçulmanos inclui sua aprendizagem de memória. Para os seguidores do Islã, o Alcorão é a fonte principal do Direito do Islã, juntamente com a sunna (comportamento e práticas do Profeta).

Base da Fé Islâmica Um só Deus (ALÁ) e um só mediador entre Deus e os homens (MAOMÉ) Anjos (diferente do cristianismo/judaísmo) Corão – único livro sagrado Maomé – último e mais importante dos profetas Predestinação – tudo está escrito e não pode ser mudado. Ressurreição dos mortos para julgamento do bem e do mal.

Os pilares da prática espiritual Base da Fé Islâmica Os pilares da prática espiritual Profissão de Fé (não há outro Deus senão Alá e Maomé é seu profeta) deve ser repetido cinco vezes ao dia; Oração: deve orar cinco vezes ao dia, sempre se posicionado em direção a Meca e ajoelhados.

Base da Fé Islâmica Jejum: no livro sagrado é ressaltado a observância do jejum, não consumir carne de porco e nem álcool. Durante o período do Ramadã entre o nascer e o por do sol é proibido comer, beber, fumar e ter relações sexuais. São dispensados do jejum apenas os enfermos, mulheres que estão amamentando que poderão cumprir o jejum em outro tempo

Base da Fé Islâmica Esmola/caridade: A caridade é, na verdade, uma taxa ou um imposto formal sobre a riqueza e a propriedade. Está fixada em 1/40, ou seja, 2,5%, mas as pessoas são incentivadas a dar mais. De acordo com Maomé, essa taxa deve ser tirada dos ricos e dada aos pobres.

Base da Fé Islâmica "Devem-se dar esmolas apenas aos pobres destituídos; àqueles que se empenham na administração das esmolas e àqueles cujos corações são simpáticos à Fé; para a libertação dos escravos e dos devedores; para o avanço da causa de Deus; e para o viajante em necessidade."

Base da Fé Islâmica Peregrinação a Meca: Todo muçulmano adulto que dispõe de meios para realizar uma peregrinação a Meca, deve fazê-lo pelo menos uma vez na vida. Ali se encontra o santuário sagrado mais antigo do islã, a Caaba. Trata-se de um edifício quadrado coberto por um pano negro. Num canto da Caaba fica uma pedra negra incrustada na parede; essa pedra tem um enorme significado simbólico.

Base da Fé Islâmica Para os muçulmanos, Meca e a Caaba são o centro do mundo. Não só os fiéis se voltam para Meca quando oram; também as mesquitas são construídas com o eixo mais longo apontando para lá. Os mortos são enterrados voltados para Meca, e a cidade é o destino das peregrinações.

XIITAS E SUNITAS Xiitas Seguidores de Ali (tio de Maomé). Autoridade passada a Ali. Fiéis são independentes Hoje – São os mais radicais, guiados por Alá. Sunitas Seguem os Califas, sendo dependentes deles para suas decisões. Líderes (califas) são escolhidos pelo povo. Hoje – são os menos radicais, dependentes dos líderes.

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DEUS Judaísmo: Jeová Cristianismo: Deus Islamismo: Alá MEDIADORES Judaísmo: Moisés Cristianismo: Jesus Cristo Islamismo: Maomé

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES ESCRITURAS Judaísmo: Torá ou Talmud Cristianismo: Bíblia Islamismo: Corão ou Alcorão PATRIARCA Abrahão para as três

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIAS SANTOS Judaísmo: Sábado Cristianismo: Domingo Islamismo: Sexta-feira PRINCIPAIS FESTAS: Judaísmo: Yon Kipour Cristianismo: Natal e Páscoa Islamismo: Ramadã

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIVISÕES Judaísmo: Tradicionais e Ortodoxos Cristianismo: Católicos e Protestantes Islamismo: Xiitas e Sunitas MUTILAÇÕES Judaísmo: Circuncisão (homens) Cristianismo: Não tem Islamismo: Retirada do Clitóris* (mulheres)

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES SACERDOTES Judaísmo: Rabinos Cristianismo: Padres, bispos, cardeais e Papa Islamismo: Mulás, Xeiques, Califas* CIDADES SAGRADAS Judaísmo: Jerusalém Cristianismo: Jerusalém e Vaticano (Católicos) Islamismo: Meca e Jerusalém

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES SÍMBOLO PRINCIPAL Judaísmo: Estrela de Davi Cristianismo: Cruz Islamismo: Estrela de Ali (5 pontas) SEGUIDORES HOJE Judaísmo: 18 milhões (5ª mundo) Cristianismo: 2,1 bilhões (1ª mundo) Islamismo: 935 milhões (2ª mundo)

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES TEMPLOS Judaísmo: Sinagogas Cristianismo: Capelas, Catedrais Islamismo: Mesquitas ESPERANÇA NO FUTURO Judaísmo: Vinda do Messias e Ressurreição Cristianismo: Vinda de Cristo (2ª) e Ressurreição Islamismo: Converter o mundo ao Islã e Ressurreição