Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote

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Transcrição da apresentação:

Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32

Compêndio do Catecismo 297. Porque existe um sacramento da Reconciliação depois do Baptismo? 1425-1426 1484 Porque a nova vida da graça, recebida no Baptismo, não suprimiu a fragilidade da natureza humana nem a inclinação para o pecado (isto é, a concupiscência), Cristo instituiu este sacramento para a conversão dos baptizados que pelo pecado d’Ele se afastaram.

Introdução Uma das páginas mais comovedoras do Evangelho é a parábola do filho pródigo. Eram dois irmãos e o menor decide abandonar a casa; partiu para um país distante, onde dissipou todos os bens, levando uma má vida. Até que um dia sentiu vergonha da sua situação e decidiu voltar a casa para pedir perdão a seu pai: "Pai, pequei contra o céu e contra ti" (Lucas 15, 18). O pai, quando o viu regressar, saiu ao seu encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o. E mandou aos criados que preparassem um banquete e uma grande festa para celebrar o regresso do filho mais novo. Esta parábola pode-nos ajudar a entender o sacramento da Penitência, que é o sacramento da misericórdia de Deus. Una de las páginas más conmovedoras del Evangelio es la parábola del hijo pródigo, que retrata la conducta de un hijo ingrato con su padre. Eran dos hermanos y el menor decide abandonar la casa; después de pedir su parte en la herencia, se marchó a un país lejano donde derrochó todo llevando mala vida. Entonces tuvo que ponerse a cuidar cerdos para poder vivir, hasta que un día sintió vergüenza de su situación y decidió volver a casa para pedir perdón a su padre: "Padre, he pecado contra el cielo y contra ti" (Lucas 15, 18). El padre, que lo esperaba, cuando lo vio venir salió a su encuentro, se le echó al cuello y lo besó. Y fue tanta su alegría que mandó a los criados que preparasen un banquete y una gran fiesta para celebrar el retorno del hijo pequeño. Esta parábola nos puede ayudar a entender el sacramento de la Penitencia, que es el sacramento de la misericordia de Dios. ONTHORST, Gerrit van O filho pródigo 1622 Alte Pinakothek, Munique

Ideias principais

1. Os sacramentos de cura Estudamos os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, Confirmação e Eucaristia, que outorgam a vida nova em Cristo. Mas, apesar de tanta graça, o homem é débil, pode pecar, e arrasta as misérias do pecado. Cristo quis que na Igreja hou- vesse um remédio para essas necessidades, e encontramo-lo nos sacramentos da Penitência e da Unção dos enfermos, chama- dos sacramentos de cura porque curam a debilidade e perdoam os pecados. Hemos estudiado los sacramentos de la iniciación cristiana: Bautismo, Confirmación y Eucaristía, que otorgan la vida nueva en Cristo. Pero, a pesar de tanta gracia, el hombre es débil, puede pecar, y arrastra las miserias del pecado. Cristo quiso que en la Iglesia hubiese un remedio para esas necesidades, y lo encontramos en los sacramentos de la Penitencia y de la Unción de enfermos, llamados sacramentos de curación porque curan la debilidad y perdonan los pecados. GRECO, El São Pedro fazendo penitência c. 1605 Hospital Tavera, Toledo

2. Para salvar-se, é preciso arrepender-se dos pecados Não há salvação possível sem o arrependimento dos pecados. Assim o diz Jesus Cristo: "Se não fizerdes penitência, todos perecereis do mesmo modo." (Lucas 13,3). Antes de Jesus Cristo vir, os homens não tinham a segurança de ter obtido o perdão dos seus pecados. Trouxe-nos Ele a segurança, que podia dizer: São- -te perdoados os teus pecados" (Mateus 9,2). No hay salvación posible sin el arrepentimiento de los pecados, que es completamente necesario para aquél que ha ofendido a Dios. Así lo dice Jesucristo: "Si no hacéis penitencia, todos igualmente pereceréis" (Lucas 13,3). Antes de venir Jesucristo los hombres no tenían seguridad de haber obtenido el perdón de sus pecados. La seguridad nos la trajo Él, que podía decir: "Tus pecados te son perdonados" (Mateo 9,2). REMBRANDT Harmenszoon van Rijn O regresso do filho pródigo c. 1669 The Hermitage, São Petersburgo

3. A instituição do sacramento da Penitência para perdoar os pecados Na tarde do domingo da Ressurreição Jesus Cristo instituiu o sacramento da Penitência, ao dizer aos seus discípulos: "Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes- -ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (João 20,22-23). Instituiu este sacramento a maneira de juízo, mas juízo de misericórdia, para que os Apóstolos e legítimos sucessores pudessem perdoar os pecados. Este sacramento denomina-se também sacramento da conversão, da reconciliação, ou confissão. En la tarde del domingo de Resurrección Jesucristo instituyó el sacramento de la Penitencia, al decir a sus discípulos: "Recibid el Espíritu Santo; a quienes les perdonéis los pecados, les son perdonados; a quienes se los retengáis, les son retenidos" (Juan 20,22-23). Instituyó este sacramento a manera de juicio, pero juicio de misericordia, para que los Apóstoles y legítimos sucesores pudiesen perdonar los pecados. "¡Mira qué entrañas de misericordia tiene la justicia de Dios! -Porque en los juicios humanos, se castiga al que confiesa su culpa: y, en el divino, se perdona. ¡Bendito sea el santo Sacramento de la Penitencia!" (Camino, 309). Este sacramento se denomina también sacramento de la conversión, de la reconciliación, o confesión. CLAEISSENS, Antoon O juízo de Salomão Colecção privada

4. O próprio Jesus Cristo, pelo sacerdote, é quem absolve Só o sacerdote - com potestade de ordem e faculdade de exercê-la pode perdoar os pecados, pois Jesus Cristo deu esse poder só a eles. Não se obtém o perdão, portanto, dizendo os pecados a um amigo, ou directamente a Deus. Além disso, no momento da absolvição é o próprio Cristo quem absolve e perdoa os pecados por meio do sacerdote, já que o pecado é ofensa a Deus e só Deus pode perdoá-lo. O sacerdote deve guardar - sob obrigação gravíssima - o sigilo sacramental. Sólo el sacerdote -con potestad de orden y facultad de ejercerla- puede perdonar los pecados, pues Jesucristo dio ese poder sólo a ellos. No se obtiene el perdón, por tanto, diciendo los pecados a un amigo, o directamente a Dios. Además, en el momento de la absolución es Cristo mismo quien absuelve y perdona los pecados por medio del sacerdote, ya que el pecado es ofensa a Dios y sólo Dios puede perdonarlo. El sacerdote debe guardar -bajo obligación gravísima- el sigilo sacramental. MARTINI, Simone Cristo abençoando 1317 Museu Nacional de Capodimonte, Nápoles

5. Efeitos deste sacramento Os efeitos deste sacramento são realmente maravilhosos: a reconciliação com Deus; a reconciliação com a Igreja; a remissão da pena eterna contraída pelos pecados mortais e das penas temporais – pelo menos em parte – segundo as disposições; a paz e a serenidade da consciência; os auxílios espirituais para o combate cristão, evitando as recaídas no pecado. Los efectos de este sacramento son realmente maravillosos: * la reconciliación con Dios, perdonando el pecado para recuperar la gracia santificante; * la reconciliación con la Iglesia; * la remisión de la pena eterna contraída por los pecados mortales y de las penas temporales -al menos en parte- según las disposiciones; * la paz y la serenidad de la conciencia con un profundo consuelo del espíritu; * los auxilios espirituales para el combate cristiano, evitando las recaídas en el pecado. GIAQUINTO, Corrado Justiça e paz Museu do Prado, Madrid

6. Necessidade da Penitência O sacramento da Penitência é completamente necessário para aqueles que, depois do baptismo, cometeram um pecado mortal. A Igreja ensina que há a obrigação de confessar os pecados mortais ao menos uma vez no ano, em perigo de morte, e tem que se comungar. Mas uma coisa é a obrigação e outra, muito distinta, o que convém fazer, se se quer que aumente o nosso amor a Deus: devemos confessar-nos amiudadamente e confessar-nos bem. El sacramento de la Penitencia es completamente necesario para aquéllos que después del bautismo han cometido un pecado mortal. La Iglesia enseña que hay obligación de confesar los pecados mortales al menos una vez al año, en peligro de muerte, y si se ha de comulgar. Pero una cosa es la obligación y otra muy distinta lo que conviene hacer, si se quiere que aumente nuestro amor a Dios. Tampoco hay obligación de besar a la madre, ni de saludar a los amigos, ni de comer todos los días... pero cualquier persona normal lo hace. Si queremos progresar en el amor de Dios, debemos confesarnos a menudo y confesarnos bien. DE LA TOUR, Georges São Jerónimo em penitência c.1630 Museu Nacional, Estocolmo

7. Conveniência da confissão frequente A Igreja recomenda vivamente a prática da confissão frequente, também dos pecados veniais. Desta maneira aumenta-se o próprio conhecimento; cresce-se em humildade; desenraízam-se os maus costumes; Faz-se frente à tibieza e à preguiça espiritual; purifica-se e forma-se a consciência; ajudam-nos na nossa vida interior, e aumenta a graça em virtude do sacramento. Para crescer no amor a Deu é muito conveniente ter em muita estima a confissão: confessar-se amiudada- mente e bem. La Iglesia recomienda vivamente la práctica de la confesión frecuente, no sólo de los pecados mortales -que deben confesarse en seguida- sino también de los pecados veniales. De esta manera se aumenta el propio conocimiento; se crece en humildad; se desarraigan las malas costumbres; se hace frente a la tibieza y pereza espiritual; se purifica y forma la conciencia; nos ayudan en nuestra vida interior, y aumenta la gracia en virtud del sacramento. Para crecer en el amor a Dios es muy conveniente tener en mucha estima la confesión: confesarse a menudo y bien. LONGHI, Pietro Longhi (1701-1785) A confissão Galeria de Uffizi, Florença

Propósitos de vida cristã

Um propósito para avançar Devemos mostrar grande amor e estima pelo sacramento da Penitência. Fazer o propósito de recebê-lo com frequência e bem preparados.