Um novo Dia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Palavra se fez Ser humano.
Advertisements

"Levantai a Cabeça" Estamos no Penúltimo Domingo do Ano Litúrgico. As Leituras são um prelúdio desse encerramento,
Senhor da Vida.
Um novo Dia.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
A Missão "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
Vigília Pascal.
Vimos a Estrela.
Caminho Verdade Vida.
O ADVENTO é tempo de ESPERA:
veio morar no meio de nós
Vimos uma Estrela.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual
"Um Broto surgirá do tronco de Jessé"
No Deserto.
A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de.
O Tabor.
Juiz ou Salvador?.
Cordeiro de Deus.
A Comunidade.
A Comunidade.
Vimos uma Estrela.
O Sofrimento.
Pentecostes Vem Espírito Santo.
Maria da Assunção.
ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
O Batismo.
Fala com Autoridade.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
O Profeta.
O Verbo se fez carne.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Batismo de Jesus.
Eis o Cordeiro de Deus.
IMACULADA.
Aproxima-se o final do ano litúrgico. A Liturgia nos oferece a oportunidade de aprofundar uma verdade importante de nossa fé: "Eu creio na Ressurreição.
"Levantai a Cabeça" Estamos no Penúltimo Domingo do Ano Litúrgico. As Leituras são um prelúdio desse encerramento,
A Semente.
Vimos a estrela e viemos
JOÃO é seu nome.
Ide e Evangelizai.
Senhor da Vida.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
Batismo de Jesus.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Trindade.
A Semente.
A Tempestade.
No mundo de hoje, vemos que o BEM e o MAL caminham juntos. Por que Deus permite tudo isso? Por que não intervém para castigar os pecadores? A Liturgia.
Olhando para o Céu Ascensão.
Trigo e Joio.
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo,
"Segui-me, eu farei de vós
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
Nesse mês dedicado à Bíblia, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras bíblicas.
Uma Estrela.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
Neste último Domingo do Ano Litúrgico, concluímos a caminhada como "discípulos" proclamando CRISTO, REI DO UNIVERSO. Hoje comemoramos também o Dia do.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Um novo Dia

Estamos no penúltimo domingo do Ano Litúrgico. A Liturgia nos fala do FIM DO MUNDO. É um convite à ESPERANÇA. O Deus Libertador vai mudar a noite do mundo numa aurora de vida sem fim.

As Leituras bíblicas, numa linguagem apocalíptica, nos estimulam a descobrir, os sinais desse mundo novo, que está nascendo das cinzas do reino do mal.

bem compreendido pelo povo de então. A Linguagem apocalíptica é um modo alternativo de falar, bem compreendido pelo povo de então. - Usa imagens misteriosas, cheias de elementos simbólicos; o importante não são as imagens, mas o conteúdo a revelar. - Não pretende adivinhar o futuro, mas falar da realidade atual, não assustar, mas animar o povo em momentos difíceis.

Na 1ª leitura, encontramos o Apocalipse de Daniel. (Dn 12,1-3) O Povo se encontrava oprimido sob a dominação dos gregos. Muitos, apavorados pela perseguição, abandonavam até a fé. Deus enviou o seu anjo Miguel como defensor dos que se mantiveram fiéis no caminho de Deus.

O objetivo era animar o povo a resistir diante dos opressores e lembrar que a vitória final será dos justos que perseverarem. É a primeira profissão de fé na RESSURREIÇÃO, na Bíblia. Esse texto está em conexão com o evangelho de hoje, que fala da 2ª vinda de Cristo e prefigura a vinda de Cristo libertador.

A 2ª Leitura apresenta o Sacrifício definitivo de Cristo, que nos libertou do pecado e nos inseriu numa dinâmica de vida eterna. É o caminho do mundo novo e da vida definitiva. (Hb 10,11-14.18) No Evangelho, temos o Apocalipse de Marcos. (Mc 13, 24-32) Na época de Marcos, as comunidades cristãs estavam agitadas e assustadas por causa de guerras e calamidades, como a destruição do templo, no ano 70 dC.

Esse "Discurso escatológico" é o último antes da Paixão. * Para tranqüilizar, Marcos usa uma linguagem apocalíptica, descrevendo a catástrofe do sol e das estrelas e o aparecimento do Filho do homem para julgar os bons e os maus. Esse "Discurso escatológico" é o último antes da Paixão. Jesus anuncia a destruição de Jerusalém e o começo de uma nova era, com a sua vinda gloriosa após a ressurreição.

Não é uma reportagem, mas uma CATEQUESE sobre o fim dos tempos. A Intenção era levar a discernir os fatos e o futuro da Comunidade cristã dentro da História. Não era o fim do mundo, mas início de um novo. Deviam ver nos sofrimentos sinais de vida: como dores de parto, que prenunciam o nascimento de uma nova vida…

Quando vai acontecer? A resposta é dada através da imagem da figueira: Quando começa a brotar, o agricultor sabe que está chegando o verão… e se alegra porque se aproxima a colheita. - Quanto ao dia e hora, só o Pai sabe... O mais importante não é saber quando isso irá acontecer, mas sim estar vigilantes e preparados para ele.

E as sombras no mundo de hoje? - O desabamento de tantas certezas, que julgávamos indestrutíveis... - O desaparecimento de pessoas que julgávamos insubstituíveis. - O abandono de certas práticas religiosas que pareciam indispensáveis... - O esquecimento de tantos valores éticos e morais que tanto apreciamos... - O abandono da fé de tantas pessoas, que julgávamos fervorosas...

A violência, a corrupção, a opressão andam soltas... Como devemos ver tudo isso? Será o fim do mundo? Deus não abandona a humanidade e está determinado a transformar o mundo velho do pecado num mundo novo de vida e de felicidade para todos os homens. A humanidade não caminha para a destruição, para o nada; caminha ao encontro de um mundo novo.

alcançaremos só em Deus. Nós cristãos devemos ver a vida presente em estado de gestação, como germe de uma vida, cuja plenitude final alcançaremos só em Deus. Esse mundo sonhado por Deus é uma realidade escatológica. Mas desde já, um novo dia está surgindo... Por isso, devemos ser para os nossos contemporâneos sinais de esperança dessa realidade:

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Gente de fé com uma visão otimista da vida e da história, que caminha, alegre e confiante, ao encontro desse mundo novo. Deus que não nos abandona em nossa caminhada. Da nossa parte, devemos estar atentos aos sinais de Deus, confiantes nas palavras de Cristo, que nos garante: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão". Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 15.11.2015

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Ressonância Schumaann - 2001 Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos