DESAFIOS DA VIDA: ESTAMOS VIVENDO COMO CRISTÃOS?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
Advertisements

Programa III Roteiro 21.
Encontro anual do Casais Responsáveis de Equipe (EACRE 2013)
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Divaldo Franco / Marco Prisco
ESTAR SOZINHO....
Sawabona Shikoba.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
EGOÍSMO: A CHAGA DA HUMANIDADE
Divaldo Franco / Marco Prisco
A CARÊNCIA AFETIVA DO SER HUMANO
Maria a Bem-Aventurada
Carine apresenta....
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
TERAPIA DO AMOR Quando você dá amor, você cura a si mesmo e aos que recebem seu amor. Bernie Stegel.
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
Amor e Sexualidade.
O dia de hoje.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Sagrada Familia.
O Amor é construído sobre dois pilares;
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Namoro Santo: uma Caminhada em
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
"O DESTINO DE CADA UM".
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Sinal Verde COM SOM.
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Equipe de Atendimento Espiritual Federação Espírita do Paraná
13 de Março Dia Mundial do Rotaract.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
10 Quando os filhos se vão. 10 Quando os filhos se vão.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ENTRANDO EM AÇÃO Este capitulo mostra como executar os passos de ação do programa de recuperação:
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Caracteres do Homem de Bem
Natal do Cristo Livro - Fonte de Paz
"O DESTINO DE CADA UM".
A mai os vossos inimigos...
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Lei de justiça, amor e caridade
Sábado o Selo de Deus 2 A Lei da Liberdade Peter P. Goldschmidt
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
RELAÇÕES SOCIAIS NO MUNDO ESPIRITUAL SOCIABILIDADE NO
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
UM HOMEM CHAMADO AMOR.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
“Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do remendo novo não se ajustar à velha.”
FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO
Abandone essa ideia de mudar o mundo…
Evangelho Segundo o Espiritismo
“São introduzidos demasiado cuidado e fardo no seio de nossas famílias e muito pouco de natural simplicidade, paz e felicidade é acariciado. Deve haver.
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
Vida Cristã: Nossa imagem na sociedade Colossenses 3:1-11  Buscar as coisas que são de cima;  Pensar nas coisas que são de cima;  Mortificar a natureza.
GANHE O DIA DE HOJE Divaldo Franco / Marco Prisco GANHE O DIA DE HOJE Divaldo Franco / Marco Prisco “ Vós não sabeis o que sucederá amanhã” ( Tiago –
ESE, Capítulo III – 13 a 15. “(..) o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação.
Transcrição da apresentação:

DESAFIOS DA VIDA: ESTAMOS VIVENDO COMO CRISTÃOS? Alvaro Chrispino 2015

Sub-temas de 2016 Objetivo geral: “Colocar em prática os conhecimentos doutrinários, agindo como homem de bem na família e no mundo, realizando o autoconhecimento e a reforma íntima para superar os desafios da vida”. MÓDULO I - CONHECE-TE A TI MESMO Objetivo: Desenvolver meios para a transformação moral a partir do fortalecimento da vontade e do autoconhecimento. MÓDULO II - CONVIVÊNCIA CRISTÃ Objetivo: Vivenciar os desafios familiares, entendendo-os como oportunidades de aprimoramento concedidas pela misericórdia e justiça divinas. MÓDULO III (Sociedade) O CRISTÃO NO MUNDO Objetivo: Estender para a sociedade a prática familiar da caridade e do perdão, vivenciando os ensinamentos do Cristo.

Afinal, que caminho tomar?

2014: Pirâmide de Maslow e as hierarquias das necessidades

Cosme Massi (2014, p. 109) lembra que René Descartes, em seu livro Paixões da Alma, escreve que o “Homem pode ser analisado como um indivíduo essencialmente constituído de três faculdades irredutíveis entre si: a faculdade de pensar, a de sentir e a de querer” Ordinariamente, a referência a essas três faculdades é feita utilizando as expressões razão, sentimento e vontade” Se buscarmos o texto do Espírito José – “Ó homens! quando será que julgareis os vossos próprios corações, os vossos próprios pensamentos, os vossos próprios atos, sem vos ocupardes com o que fazem vossos irmãos?” -, encontraremos as três dimensões de Descartes: pensar/pensamento, sentir/coração e querer/ato. Reflexão: Pensar e agir são faculdades ativas Sentir é uma faculdade passiva.

"A gente não se liberta de um hábito, atirando-o pela janela: é preciso fazê - lo descer a escada, degrau por degrau. " Mark Twain. pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), foi um escritor norte americano, um dos autores mais importantes do oeste american

Como fazer isso?

Como fazer isso? De fora para dentro Pessoa Família Sociedade Como fazer isso? De fora para dentro

Comte-Sponville (2011) Nível da virtude: Amar e dar amor é simples e fácil quando se tem amor no coração .... mas não somos homens aprimorados na emoção a este ponto. Logo, esse não é o nosso espaço comum.

Comte-Sponville (2011) Nível da moral: Para os que não são capazes de amar, a alternativa é agirmos como se amassemos! É o amor em movimento na ausência do amor! A generosidade é a virtude da doação e é uma manifestação do amor. Quando damos por amor, não é generosidade, é amor. Quando damos presentes aos nossos filhos no natal não dizemos: Como sou generoso. Dizemos: como os amo! A virtude esta em dar a quem não amo! A isso chamamos de moral: fazer o que devemos fazemos fazer! A moral é a aparência do Amor!

Comte-Sponville (2011) Nível do respeito: O melhor é amar... se não conseguir, seja generoso. Se isso ainda estiver longe seja polido. Respeite o direito do outro. A gratidão é uma virtude moral, mas se não é capaz de sentir gratidão, aprenda a dizer muito obrigado. A polidez e o direito são a aparência da moral.

QUESTÃO PARA REFLEXÃO Precisamos aprender a ser bom e a fazer o Bem... partindo do que é Direito, para o que é Moral e, por fim, para que Virtude conquistada. Simão, o Cirineu foi um belo exemplo de caridade aprendida... iniciou a caridade de forma compulsória e, por fim, Atos dos Apóstolos narram as ações de seus filhos no Evangelho Nascente.

A civilização completa segundo O Livro dos Espíritos LE Pergunta 793. Por que indícios se pode reconhecer uma civilização completa? “Reconhecê-la-eis pelo desenvolvimento moral. Credes que estais muito adiantados, porque tendes feito grandes descobertas e obtido maravilhosas invenções; porque vos alojais e vestis melhor do que os selvagens. Todavia, não tereis verdadeiramente o direito de dizer- vos civilizados, senão quando de vossa sociedade houverdes banido os vícios que a desonram e quando viverdes como irmãos, praticando a caridade cristã. Até então, sereis apenas povos esclarecidos, que hão percorrido a primeira fase da civilização.” 

A civilização completa segundo O Livro dos Espíritos LE Pergunta 793. Por que indícios se pode reconhecer uma civilização completa? De duas nações que tenham chegado ao ápice da escala social, somente pode considerar-se a mais civilizada, na legítima acepção do termo aquela: onde exista menos egoísmo, menos cobiça e menos orgulho; onde os hábitos sejam mais intelectuais e morais do que materiais; onde a inteligência se puder desenvolver com maior liberdade; onde haja mais bondade, boa-fé, benevolência e generosidade recíprocas; onde menos enraizados se mostrem os preconceitos de casta e de nascimento, por isso que tais preconceitos são incompatíveis com o verdadeiro amor do próximo;

A civilização completa segundo O Livro dos Espíritos Continuação: LE Pergunta 793. Por que indícios se pode reconhecer uma civilização completa? De duas nações que tenham chegado ao ápice da escala social, somente pode considerar-se a mais civilizada, na legítima acepção do termo aquela: onde as leis nenhum privilégio consagrem e sejam as mesmas, assim para o último, como para o primeiro; onde com menos parcialidade se exerça a justiça; onde o fraco encontre sempre amparo contra o forte; onde a vida do homem, suas crenças e opiniões sejam melhormente respeitadas; onde exista menor número de desgraçados; enfim, onde todo homem de boa vontade esteja certo de lhe não faltar o necessário.

Caridade segundo O Livro dos Espíritos ESE cap. XI, item 4. “Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. ” A VIDA SOCIAL OFERECE AS CONDIÇÕES PARA FAZERMOS O DEVIDO EXERCICIO DE APRENDIZAGEM DO BEM PELAS VIAS DO DIREITO E DA POLIDEZ COMO PROPÕE COMTE SPONVILLE

A aprendizagem no campo da família Na obra Amor, Imbatível Amor (Franco, 2010, p. 32), a autora espiritual vai indicar algumas áreas que atuam na relação do casal, propondo reflexão quanto a função aglutinadora de cada uma delas, frente a uma pequena mas importante lista de obstáculos à vida equilibrada do casal:

A aprendizagem no campo da família Certamente, nem todos os dias da convivência matri­monial serão festivos, mas isso ocorre em todos os campos do comportamento. Aquilo que hoje tem um grande sentido e desperta prazer, amanhã, provavelmente, se torna maçan­te, desagradável. Nesse momento, a amizade assume o seu lugar, amenizando o conflito e proporcionando o companheirismo agradável e benéfico, que refaz a comunhão, sus­tentando a afeição. Em verdade, o que mantém o matrimônio não é o prazer sexual, sempre fugidio, mesmo quando inspirado pelo amor, mas a amizade, que responde pelo intercâmbio emocional por intermédio do diálogo, do interesse nas realiza­ções do outro, na convivência compensadora, na alegria de sentir-se útil e estimado.

A aprendizagem no campo da família Propomos, na leitura das obras da Benfeitora, as dimensões: sexualidade companheirismo e afetividade para o desdobramento desta etapa de estudo. São etapas de aprendizagem !

A aprendizagem no campo da família e os tipos de Amor Eros: do qual deriva a palavra erótico e significa sentimentos baseados em atração sexual e desejo ardente. Storgé: afeição, especialmente com a família e entre os seus membros. Philos: ou fraternidade, amizade, amor recíproco. Uma espécie de amor condicional, do tipo “você me faz o bem e eu faço o bem a você”. Ágape: do verbo agapaó, para descrever um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca. É o amor da escolha deliberada... não sentimento do AMOR. É um verbo que descreve como nós nos comportamos, e não como nos sentimos.

A aprendizagem da sexualidade Reflexões da Veneranda (Franco, 2007, p. 173-174) sobre o tema: O sexo, portanto, a serviço da vida, é portador de saúde comportamental, que se expande na emoção e no psiquismo. Uma vida saudável sexualmente responde por sentimentos de alegria e bem-estar, ampliando as áreas dos relacionamentos sociais e idealísticos em que se encontram as criaturas. [...] Seja através dos relacionamentos saudáveis ou ocorra mediante a abstinência consciente e tranquila, sem traumas, nem imposições de qualquer natureza conflitiva, o sexo é portador de mensagem vigorosa de paz e alegria. Sexo e saúde são termos da mesma equação da vida.

A aprendizagem da companheirismo A Benfeitora Joanna de Ângelis (Franco, 2003, p. 30) organizará esta possível trajetória, quando escreve: “Quando o amor real suplantar os interesses imediatos do sexo, e a necessidade do companheirismo e da ternura sobrepujar as inquietações do desejo, o matrimônio se transformará em união ideal de corpos e de almas a serviço da Vida”. O companheirismo e a ternura fazem a ponte para facultar a união de corpos (sexualidade) e almas (afetividade). Dando continuidade ao ensinamento, esclarece: No relacionamento sexual, puro e simples, ou no conjugal, de maior profundidade, o êxito da união sempre dependerá do contributo do amor. Passadas as sensações iniciais da intimidade, surgem os desafios da convivência, que irá exigir tolerância de ambos os parceiros, interessados pela preservação da própria identidade, mas atraídos um pelo outro (p. 149). grifos nossos

A aprendizagem da afetividade A Benfeitora Joanna de Ângelis trata de afetividade em diversos pontos em sua vasta produção. Destacamos, para os fins que necessitamos, dois momentos: Afetividade é a mensagem do amor de Deus, estimulando as vidas ao crescimento e à sublimação (Franco, 2009, p. 77). Afetividade é o passo avançado no processo dos relacionamentos, principalmente quando se trata daqueles que mantém comunhão sexual. Todo relacionamento conjugal ou compromisso emocional com o parceiro afetivo é um investimento emocional, correndo o risco de não se coroar de satisfação que se espera auferir. Isto porém ocorre em todos os fenômenos da vida humana e social. Quando os resultados não são opimos, fica a valiosa lição da aprendizagem para futuros e melhores tentames da felicidade (Franco, 2000, p. 145).

O aspecto pessoal Reflexão: Pensar e agir são faculdades ativas Sentir é uma faculdade passiva. Como educar-se a “sentir”? Como alguém aprender a ser BOM? Uma boa saída é aprender a ser um HOMEM QUE FAZ O BEM até que seja um HOMEM BOM

“Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago, 4:14.) O que? Torne o seu dia útil a você. Como? Não desperdice o tempo com a “hora vazia”, nem o preencha com frivolidades.

“Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago, 4:14.) O que? Todo dia é oportunidade de assumir compromissos novos. Como? Rompa as amarras com o ontem negativo e renove-se para o amanhã abençoado.

“Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago, 4:14.) O que? Use o seu dia, tornando-o importante para você. Como? As grandes empresas devem começar nas pequenas realizações, porquanto quem não é capaz de servir não é digno de dirigir.

“Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago, 4:14.) O que? Faça seu dia um marco decisivo na sua vida. Como? Qualquer tarefa realize-a de maneira correta, fixando-a indelevelmente nas suas recordações felizes.

“Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago, 4:14.) O que? Enriqueça o seu dia com experiências valiosas. Como? Um amigo novo, um adversário com quem você reconcilie, uma atitude tolerante, uma aquisição intelectual, a reparação de um erro são conquistas inestimáveis que você não pode postergar.

“Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago, 4:14.) O que? Poupe o dia de amanhã aos remorsos que nasçam no dia de hoje. Como? Em face dos seus erros, reconheça a necessidade de reparar sob qualquer forma, quanto antes.

“Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago, 4:14.) O que? O seu dia poderá ser-lhe um benfeitor ou um severo cobrador. Como? Viva cada dia como se fosse o último dia da sua vida na Terra.

“Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “Ganhe o dia de hoje” “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago, 4:14.) O que? Conclua o seu dia com a claridade da oração. Como? Não esqueça, porém, de iniciá-lo com o sol da prece a iluminar-lhe a mente e a pacificar-lhe o coração.

Referências Comte-Sponville, André. O Amor. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011. Franco, Divaldo P./Joanna de Ângelis (espírito). Amor, imbatível amor. Salvador: LEAL, 2010. Franco, Divaldo P./Joanna de Ângelis (espírito). Atitudes renovadas. Salvador: LEAL, 2009. Franco, Divaldo P./Joanna de Ângelis (espírito). O despertar do espírito. Salvador: LEAL, 2000. Franco, Divaldo P./Joanna de Ângelis (espírito). Encontro com a paz e a saúde. Salvador: LEAL, 2007. Franco, Divaldo P./Joanna de Ângelis (espírito). Garimpo de amor. Salvador: LEAL, 2003. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. Brasília: FEB, versão online da FEB. Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. Brasília: FEB, versão online da FEB. Massi, Cosme. Compreender Kardec – vol. I. Nobilta Editora, 2014.