GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1914 – 1918.
Advertisements

Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
25 de Abril de 1974.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A ERA ESTALINISTA NA URSS
Regimes autoritários nos anos 30
NAZISMO.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
1ª Guerra Mundial.
IMPÉRIO CAROLÍNGIO CAPÍTULO 1 Da página 11 até 23.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
INDEPENDÊNCIA – AMÉRICA INGLESA
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
A Pintura.
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
O Fascismo na Península ibérica
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
2ª Guerra Mundial.
Rumos da América Latina no Século XX
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
História e Geografia de Portugal
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de Picasso foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas.
Fluxos Migratórios.
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
CUBA Estou AQUI!!!.
A Era Napoleônica ( ).
Nossa Senhora das Dores
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
ARTE Formato do ENEM.
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Consequências da Segunda Guerra Mundial
Revolução Russa Rússia.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
NAZISMO E FASCISMO.
DADAÍSMO Duchamp.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
ABRIL 1974.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Uma história de resistência
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
Música (1910) - Henri Matisse
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
 Proposta do Capítulo: saber um pouco mais sobre a “Era dos Extremos”.  Assuntos estudados nesse Capítulo: - O impacto da Primeira Guerra Mundial -
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
Transcrição da apresentação:

GUERRA CIVIL ESPANHOLA Na Espanha durante entre as décadas de 1920 e 1930 havia uma polarização política muito forte. CONSERVADORES X REPUBLICANOS CONSERVADORES: eram adeptos do Fascismo (regime autoritário).

REPUBLICANOS: eram socialistas, anarquistas e comunistas que defendiam mudanças econômicas e sociais. 1936: nas eleições desse ano CONSERVADORES e REPUBLICANOS (Frente popular) disputaram o poder. A Frente Popular venceu as eleições, mas os conservadores não aceitaram o resultado e iniciaram um golpe militar pelo general Francisco Franco.

O golpe militar deu origem a uma guerra civil que durou de 1936 a 1939. Francisco Franco e os militares receberam ajuda do governo fascista italiano – mais de 70 mil soldados italianos, armamentos e aviões. Apoio do governo alemão (nazismo) – armas, munições e apoio militar. Os nazistas realizaram bombardeios aéreos sobre as cidades controladas pelos republicanos.

Os golpistas (Franco e os militares) controlavam diversas áreas do território espanhol. Promoviam fuzilamentos em massa. Determinaram o estado de sítio: podiam dissolver reuniões públicas, invadir sindicatos e sedes de organizações de esquerda (“contrárias”).

Os republicanos tiveram o apoio da União Soviética – fornecimento de caminhões, tanques, armas e aviões. O governo soviético incentivou a formação das Brigadas Internacionais – 45 mil combatentes (operários e intelectuais voluntários de vários países). Os republicanos “promoveram” o fuzilamento de militares e de membros da elite econômica espanhla.

REGIME FRANQUISTA Os franquistas avançaram rapidamente sobre as áreas controladas pelos republicanos. Superioridade militar devido ao apoio recebido dos governos italiano e alemão. Os republicanos não tinham um poder centralizado e bem organizado (socialistas, comunistas e anarquistas).

Os franquistas venceram a guerra civil e instalaram um governo ditatorial, Francisco Franco. O regime autoritário tinha o apoio de autoridades da Igreja, grupos de empresários ligados às finanças, à indústria, ao comércio e a agricultura. s Os franquistas passaram a exercer o controle sobre a educação, os sindicatos, os meios de comunicação e os órgãos de segurança.

Estima-se que entre 400 mil e 1 milhão de espanhóis tenham morrido durante essa guerra que durou três anos.

IMAGENS DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Sentenciados eram executados sob ordens do regime franquista Sentenciados eram executados sob ordens do regime franquista. Argentinos que haviam sido exilados na Espanha na época da ditadura, também sofreram com fuzilamentos, desaparições forçadas, tortura e roubo de bebês, entre outros.

Guernica - a trágica e clássica obra do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937.

Guernica por partes...   No lado direito superior destaca-se a figura de um homem com os braços levantados, e boca aberta. Esta figura pode simbolizar duas coisas: o homem, está apavorado, e parece tentar deter as bombas que são lançadas sobre a cidade,  ou faz uma analogia a figura principal da obra "Os fuzilamentos" do 03 de maio de 1808 de Goya. Homem de Braços Levantados

Guernica por partes... A direita, pode-se ver a figura de uma mulher que parece sair da escuridão para dentro de um cone de luz.  Sua expressão é completo esgotamento, como se carregasse um grande fardo, e seu rosto erguido na direção da luz pode ter uma certa semelhança com as imagens de Jesus Cristo a carregar a cruz.  Essa imagem pode ser uma tentativa de exprimir o sofrimento humano, mas sem simbolizar explicitamente o cristianismo. Mulher que sai da Escuridão

Guernica por partes... Na parte direita superior e ao centro, ao lado da figura do homem com os braços levantados, aparece uma figura que parece surgir, por debaixo das telhas. Essa figura, de rosto dominador, olha horrorizada para o cavalo ferido. Repare que está boquiaberta, como se não acreditasse no que estava a ver. Rosto Boquiaberto

Guernica por partes... No centro superior da tela, próximo à cabeça do cavalo, existe um braço, que parece uma nuvem. Na mão disforme segura um candeeiro, muito comum nas casas dos camponeses. Esse candeeiro liberta uma luz suave, que poderia simbolizar a luz da consciência e da esperança. Mão disforme segura um candeeiro

Guernica por partes... Ao lado do candeeiro, sobre a cabeça do cavalo, está um candeeiro elétrico. Devido ao seu formato de sol, essa figura pode sugerir o "olho de Deus", que vê tudo. Olho de Deus

Guernica por partes... Na parte central do quadro, vemos um cavalo em agonia, este está caído de joelhos, como se estivesse a sentir as dores provocadas por uma enorme ferida aberta. A cabeça do cavalo está voltada para o touro. Da boca do cavalo parece sair um rugido feroz, de ira e dor. Esse rugido parece estar direcionado para a figura do touro, ao lado. O cavalo pode representar a angústia do povo espanhol. No entanto, alguns críticos de arte, defendem que devido aos traços rígidos, quase patéticos, representam o general Franco. Cavalo em Agonia

Guernica por partes... No lado esquerdo da tela encontra-se o touro. Outra figura ambígua, pois pode estar representada a resistência do povo espanhol, mas o touro, que representa brutalidade, pode simbolizar o general Franco.  Repare-se que o touro está parado, a abanar a cauda, como se, após um ataque bem-sucedido, recuasse para ver os "estragos feitos no adversário" e se preparasse para o próximo ataque. A presença do touro deve-se também ao fascínio que Picasso sempre teve por touradas, e que aparece frequentemente nas suas obras. O Touro

Mãe, que carrega uma criança morta nos braços Guernica por partes... A mãe, que carrega uma criança morta nos braços, talvez seja a de mais fácil interpretação.  Nessa imagem percebe-se claramente a dor que sente uma mãe quando perde um filho. Mãe, que carrega uma criança morta nos braços

Figura Mutilada e Espada Partida Guernica por partes... Figura Mutilada e Espada Partida Toda a lateral inferior esquerda é ocupada por uma figura totalmente mutilada, que pode ser um guerreiro. Repare que, apesar de ter a cabeça e os braços cortados, o guerreiro está agarrado a uma espada partida, simbolizando assim a resistência do povo espanhol. Próximo da sua mão, encontra-se uma flor, símbolo da esperança de uma nova era. A flor, unida à espada, simboliza a resistência, e podem transmitir uma mensagem do tipo: "enquanto houver resistência haverá esperança".

ENEM - A) Objetividade artística – subjetividade jornalística. O conhecimento histórico, nessa questão, não influencia na resposta, que deve ser apenas baseada na capacidade do aluno que interpretar imagens, identificando que o quadro de Picasso mostra pessoas em sofrimento e que a fotografia do bombardeio mostra uma cidade destruída. Em 1937, Guernica, na Espanha, foi bombardeada sob o comando da força aérea da Alemanha nazista, que apoiou os franquistas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). A pintura-mural de Picasso e a fotografia retratam os efeitos do bombardeio, ressaltando, respectivamente: A) Objetividade artística – subjetividade jornalística. B) Sofrimento humano – destruição material. C) Realismo acrítico – idealização romântica. D) Crítica social – conformismo político. E) Percepção individual – registro histórico. ENEM -

Referências Bibliográficas Toledo, Eliete; Dreguer, Ricardo. História. Editora: Atual. São Paulo, 2009. Projeto Araribá - História. Editora: Moderna. São Paulo, 2007. Campos, Flavio de; Miranda, Renan Garcia. A Escrita da História. Editora: Escala Educacional. São Paulo, 2005. Cotrim, Gilberto. História global e geral. Editora: Saraiva. São Paulo, 2007.

IMAGENS Todas as imagens dessa apresentação estão disponíveis no site de busca Google.