“A resenha é um tipo de condensação da obra inteira que também apresenta dados biográficos do(s) autor(s) e comentários interpretativos do resenhista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM
Advertisements

III MOSTRA DE TRABALHOS SEMANA DA MATEMÁTICA 2011
Fonte Times New Roman, tamanho 76, negrito
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos
VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS,
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
ARTIGO CIENTÍFICO.
TÍTULO DO TRABALHO: LETRA MAIÚSCULA, FONTE ARIAL TAMANHO 72 NEGRITO CENTRALIZADA Autor (es): José Carlos da Silva, Fonte Trebuchet MS tamanho 48 negrito.
Dissertações e Teses-PROPAD
FORMATAÇÃO.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
artigo Papel A4 Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples
Formatação de parágrafo
Metodologia Científica
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Projeto de Pesquisa.
VI CONGRESSO DE CONTABILIDADE DO SUDOESTE - BA
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
Roberto Leiser Baronas DL-PPGL-UFSCAR
Elaborado pela profa. Solange
Resenha Produção de texto.
II Simpósio de Extensão Perspectivas e responsabilidades acadêmicas
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FOTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME, Autor 2 (Orientador),
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
Apresentação de trabalhos acadêmicos
COMO APRESENTAR E ESTRUTURAR TRABALHOS CIENTÍFICOS Profa. Ms
Trabalho nas regras ABNT
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Construção de relatórios
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Título do projeto com fonte Arial (negrito), com 54pt, entrelinha 1,5, máximo de 3 linhas NOME DO AUTOR 1., NOME DO AUTOR 2., Arial Negrito, caixa alta,
FORMATANDO TRABALHO NO WORD 2007
Formatando a página.
Artigo Papel A4 Papel A4 Fonte Times New Roman Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples espaço entre linhas simples Orientação Retrato Orientação.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Este modelo de pôster é apenas uma sugestão aos autores, no intuito de uniformizar as apresentações. O tamanho sugerido para o pôster é de 80 cm de largura.
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JICE 2010 IFTO 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO
ESTRUTURA DE TRABALHOS ESCRITOS
Produção de Artigo Acadêmico
ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
PROJETO TCC 1.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
COMO APRESENTAR UM PÔSTER: INSTRUÇÕES PARA O XI SEPECH, 2016 Ronaldo Baltar (Dep. C. Sociais, Universidade Estadual de Londrina) INTRODUÇÃO.
Trabalhos escolares Organização: elementos de um texto.
Transcrição da apresentação:

“A resenha é um tipo de condensação da obra inteira que também apresenta dados biográficos do(s) autor(s) e comentários interpretativos do resenhista sobre o valor da obra”. (p.45)

Leitura Biografia Resumo Crítica

“Escrito sintético, de cunho interpretativo/argumentativo, sobre um livro estudado minuciosamente”. (p.69)

“[...] Além de informar sem distorcer o conteúdo do material, requer ainda conhecimento aprofundado tanto sobre o tema abordado quanto sobre a trajetória e recepção do autor de sua obra”. (p.69)

“[...] A apreciação crítica do resenhista deve demonstrar autonomia e maturidade intelectual.” (p.69)

O tamanho da resenha pode depender das dimensões da obra em que o acadêmico trabalha, normalmente abrange de três a sei páginas.

Cabeçalho de identificação: instituição, área/centro; curso; disciplina; professor. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ-UNOCHAPECO AREA DE _____________________________________________________________ CURSO DE ____________________________________________________________ COMPONENTE CURRICULAR: __________________________________________ PROFESSOR/A: ________________________________________________________ ACADÊMICO/A:________________________________________________________ (Cabeçalho digitado: Letra Times New Roman, tamanho 12: espaço simples; justificado. Mantenha espaço simples, deixe 2 espaços e digite o Título)

Formatação: digitado em letras maiúsculas, tamanho 12, centralizado, negritado e com entrelinha 1,5, digitado na terceira linha, ou seja, deixam-se entre o título e o texto duas linhas em branco;

 O título de uma resenha normalmente irá ser diferente do título da obra trabalhada, mas ambos devem ter uma estreita relação no que diz respeito aos conteúdos.

 É a citação do nome de quem fez a resenha seguido do símbolo (*) asterisco, remetendo ao rodapé da primeira página, com recuo esquerdo de 8cm (em letras normais, tamanho 12, sem negrito e entrelinhas de 1,5 cm); entre o título/subtítulo e o nome do autor da resenha, deixa-se uma linha em branco.

 Deve ser escrita em letras de tamanho 12, alinhada à esquerda e com entrelinhamento simples. Entre o nome do autor da resenha e a referência, deixa-se uma linha em branco de espaçamento.

 A escrita restringe-se a Times New Roman ou Arial, tamanho 12, justificada, com entrelinhas de 1,5cm.  O texto da resenha compõe-se de parágrafos sequenciais, sendo que não há divisão em intens.

 A) Dados biográficos do autor, situar quem ele é, qual a sua formação e área de estudo etc.

Exemplo: Bauman, polonês, professor emérito da universidade de Leeds, Inglaterra, é apontado como um dos maiores sociólogos do século XX. Com uma importante reflexão sobre as Ciências Sociais, escreveu Globalização: as consequências humanas, entre outros livros...

 B) Breve resumo informativo: procura-se informar o(s) assuntos(s) abordado(s), as teorias em que o autor se baseou e suas conclusões, metodologia etc.;

Exemplo: [...]No presente texto, Bauman discute a existência de uma ética na pós- modernidade, em contraposição aos que defendem a falência ética nos novos tempos... (segue breve resumo da obra)

Continuação.... Para tanto, recorre a diversas teorias. Esse recurso, no entanto, revela-se ineficaz para discutir o que se propõe... (Interpretação e avaliação).

 C) Apreciação crítica, realiza-se uma avaliação geral da obra, analisando a qualidade e consistência dos agrupamentos.

 Nesta parte, o resenhista deve posicionar-se em relação ao texto, analisando-o sem usar adjetivos exagerados; deve ser realizada a conclusão, que é uma síntese dos limites e contribuições da obra resenhada.

Exemplo: Este livro, ao mesmo tempo desafiador e aberto aos questionamentos... Obs: Deve-se concluir a resenha fazendo uma apreciação crítica, ou seja, expressando a compreensão do texto, avaliando os pontos negativos e positivos.