Introdução a Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Prof. Carlos Roberto das Virgens
Noções de Informática Prof. Eduardo
Informática Aplicada Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
INTRODUÇÃO: " Para quem procura uma suíte de aplicativos grátis e tem um computador da atualidade, o BROffice.org é uma boa pedida" Análise de Rubens.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Maria Aparecida Castro Livi
Prof. José Minuncio Neto 1 FACULDADE DE ENGENHARIA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Prof. José Minuncio Neto.
Software Livre Conceito:
Segundo a Microsoft, este novo sistema é ideal para os amantes de Músicas, Vídeos e Fotos. Compartilhamento: A idéia deste novo sistema é simplificar.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Prof. Anderson M. Fernandes (Burnes)
Aula 6 – Sistema Operacional
LINUX.
Software Livre - Ubuntu
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Tecnologia da informação
Sistema Livre e Sistema Comercial
Trabalho elaborado por: Luís Soares nº990 Miguel Martins nº994
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Curso de Editoração Eletrônica por meio de Seminários São José dos Campos – 28 de junho de 2007.
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Apresentações eletrónicas
Na Internet Segurança.
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
Sistemas Operacionais
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
I7 Informação Software CONCEITOS A ABORDAR: Software
BOMBEIRO NOÇÕES DE INFORMÁTICA.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Trabalho Elaborado por : José 11ºH ESLA ESLA Ministério da Educação Direcção Regional de Educação do Algarve Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
CURSO DE INFORMÁTICA MÓDULO BÁSICO.
Software Victor Gil Hygor Cecilia Leonardo Isabelle.
Trabalhos de T.I.C..
O que são, quais existem e suas características.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
Descrever as tendências principais na área de software.
Equipe:  Ana Paula Brás  Anete Santana  Cláudia Ribeiro  Silvia Lima  Tatiana Morais.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade APLICATIVOS.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Ciência da Computação I
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
Acesso completo x Sem acesso O acesso ao código fonte do Linux é tratado de forma aberta, isso quer dizer que qualquer pessoal que tenha conhecimentos.
1 Desenvolvimento de normas e proteção à propriedade intelectual Série de módulo de aprendizagem.
Introdução: Sistema Operacional e Aplicativos
MVP Virtual Conference 2013 Desktop Seguro Luciano Lima CISSP / MVP Enterprise
Professor Maurício Maia
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Distribuições de Software COLÉGIO DA IMACULADA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Prof. Tales K. Cabral e Alunos 1º Módulo.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
Gerenciamento de informação com os recursos de Software Livre. Fábio Mascarenhas e Silva Docente do DCI da UFPE 5ª Jornada.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Introdução a Informática
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Computação em Nuvem Google Chrome OS Felipe Carvalho UFES 2009/2.
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Ferramenta Nessus e.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Informática Módulo I – Softwares: Softwares Aplicativos Prof.: Rogério Morais

Softwares Aplicativos Software aplicativo (aplicativo ou aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica, em geral ligada a processamento de dados.

O OpenOffice.org Writer é um exemplo de um aplicativo. Sua natureza é diferente de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos. O OpenOffice.org Writer é um exemplo de um aplicativo.

Software de Sistema Software Aplicativo Categoria Programas de computador podem ser divididos em duas classes gerais: Software de Sistema Software Aplicativo

Software de Sistema Software de sistema são programas de computador de baixo nível que interagem com o computador num nível muito básico. Podemos citar como exemplos o Sistema Operacional, o firmware (um exemplo de firmware é a BIOS do computador), drivers de dispositivos e a interface gráfica que permite ao usuário interagir com o computador.

Software Aplicativo Software Aplicativo (normalmente referido como apenas Software) é um software que permite ao usuário realizar uma tarefa especifica. Podemos citar vários exemplos como o Microsoft Office, Internet Explorer, Adobe Photoshop, navegadores, etc.

Aplicações Horizontais Aplicações Verticais Classificação Aplicações de softwares são divididas em duas categorias: Aplicações Horizontais Aplicações Verticais

Aplicações Horizontais Aplicações horizontais são as mais populares em departamentos e empresas. Podemos citar como exemplos os softwares de contabilidade, de gestão financeira, etc. Aplicações Verticais Aplicações verticais são produtos que atendem a um determinado nicho, para um tipo especifico de negócio ou divisão de uma companhia. Podemos citar como exemplo os softwares de controle de estoques.

Tipos de Softwares de Aplicação Uma suíte de aplicativos consiste em múltiplas aplicações unidas, geralmente com funções complementares, mesma interface e que podem ou não interagir entre si. Exemplos são Microsoft Office, OpenOffice.org e iWork que juntam processadores de texto, planilhas, apresentação e etc. Também existem Suítes com outros propósitos como o Adobe Creative Suite. Aplicações desenvolvidas por usuário final: são aplicações escritas pelo próprio usuário para adequar um sistema às suas necessidades. Geralmente incluem processadores de palavras, simuladores científicos, scripts de animação e de gráficos. Um exemplo de aplicação desenvolvida por usuário final são os filtros de e-mail.

Tipos de Softwares de Aplicação Software Empresarial: É feito especificamente para atender as necessidades de processos e fluxo de dados de uma empresa, geralmente de grande porte e com necessidades de compartilhamento de dados como sistemas de departamentos financeiros, sistemas de gerenciamento de clientes, sistemas de gerenciamento de viagens corporativas e sistemas de request de help- desk/suporte. Software de infraestrutura empresarial: Sistemas de funcionamento empresarial como servidores de e-mail, sistemas para gerenciamento de rede e segurança, sistemas automáticos de back-up e etc.

Tipos de Softwares de Aplicação Software de informação profissional: São softwares que atendem às necessidades de indivíduos de criar e gerenciar informações, muitas vezes, para projetos individuais dentro de um departamento, em contraste com a gestão empresarial. Exemplos incluem a gestão de tempo, gestão de recursos, ferramentas de documentação, analítico e colaborativo. Software de simulação: São softwares que simulam outros sistemas com propósitos de pesquisa, treinamento e até mesmo entretenimento.

Tipos de Softwares de Aplicação Software de desenvolvimento de mídia: São softwares feitos especialmente para atender as necessidades de usuários que criam mídia eletrônica ou impressa com propósitos comerciais ou educacionais. Como editores de HTML, animação digital, softwares criadores de áudio e vídeo e muitos outros. Aplicativos de celular: São softwares que rodam em dispositivos móveis como smartphones, tablets, tocadores de música portáteis, leitores de livro e etc.

Tipos de Softwares de Aplicação Aplicação “server-side”: É um software de terceiros que um usuário decide instalar em sua conta de uma rede social, por exemplo um jogo de Facebook como o The Sims Social. Programas de acesso de conteúdo: São programas utilizados exclusivamente para fazer acesso de conteúdo sem edição e podem ou não incluir um segundo software que permite edição de conteúdo. Atendem as necessidades de usuários que precisam acessar conteúdo digital público. Temos como exemplo tocadores de mídia e navegadores da internet.

Tipos de Softwares de Aplicação Softwares educacionais: São softwares relacionados a acesso de conteúdo adaptados para estudantes e educadores. Podem ser desde jogos educacionais com intuito de educar e ensinar até edições de aplicativos com soluções otimizadas ao estudo. Software de compartilhamento de informações: Utilizados normalmente por empresas de grande e médio porte para com necessidades de criar, gerenciar e compartilhar informações geralmente entre indivíduos alocados no mesmo departamento ou projeto.

Quanto a direitos de propriedade Software Proprietário Software Livre Software Comercial

Software Proprietário Software Proprietário é um software que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Para fazer uso ou qualquer alteração no programa (quando possível) é necessário a compra de uma licença. Alguns dos mais conhecidos softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.

Software Livre Software Livre, segundo a definição da Free Software Foundation, é qualquer programa que possa ser utilizado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O Software livre respeita os direitos dos utilizadores permitindo que partilhem com outros o que aprenderam, já respeitante ao lucro, não se opõem ao software vendido almejando lucro (software comercial) desde que respeitem o Copyleft.

Software Comercial Software comercial é um software criado com o objetivo de gerar lucro para a empresa que o criou, seja pela venda de licenças ou pela utilização de anúncios no programa. Um software comercial muito utilizado é o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger). O programa é considerado um software comercial pois embora seja propriedade da Microsoft e consequentemente, de código fechado, ele gera lucro para a empresa através dos diversos anúncios presentes no programa.

Licenças e tipos de distribuição de software Freeware: Freewares são softwares gratuitos, geralmente para pessoas físicas, havendo uma versão paga para uso corporativo. Geralmente propagandas ou patrocinadores mantém o projeto vivo. Shareware: São softwares que apenas funcionam por um determinado período de tempo (chamado período de avaliação) e depois o usuário deve decidir se adquire ou não o produto. Demo e Trial: Versões demo e trials são versões limitadas. As versões demo são relacionadas a jogos e geralmente são versões incompletas, mais curtas do jogo para que o jogador veja se gosta do jogo, do seu universo e jogabilidade. Versões trial funcionam quase da mesma maneira, os programas funcionam mas não de maneira completa, geralmente não salvando ou exportando os trabalhos realizados por completo, para utilizar todo o seu potencial o usuário deve comprar o software completo ou apenas a sua licença.

Licenças e tipos de distribuição de software Beta: Versões ainda em desenvolvimento ou em desenvolvimento constante (como o Gmail e outras aplicações do Google). Após a versão beta é lançada uma versão RC (Release Candidate) que é a última versão antes do lançamento oficial do software. Adware: São programas que vem junto com outros programas, como banners e barras de pesquisa. O adware pode ser uma limitação de um programa shareware, exibindo propagandas e outros tipos de anúncio para sustentar o projeto. O banner é removido depois de comprada a licença Open source, GPL e GNU: É uma distribuição livre, de código- fonte aberto e disponível gratuitamente para download. O usuário tem total liberdade para fazer suas próprias alterações e posteriormente os desenvolvedores poderão utilizar esse código no projeto seguindo o mesmo padrão GPL (GNU Public License) que é o formato padrão Open- source.

Licenças e tipos de distribuição de software Malware: Do inglês, Malicious Software. O termo é utilizado para designar programas que tem como objetivo invadir e danificar sistemas como vírus e cavalos de tróia. Spyware: Software que tem como objetivo monitorar as atividades do usuário e coletar suas informações.

Referências: http://www.portaleducacao.com.br/informati ca/artigos/37981/softwares-aplicativos-e- suas-classificacoes https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_aplica tivo