QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas III
Manutenção em software Conceitos básicos
Qualidade de Software Aula 4
ENGENHARIA DE SOFTWARE Garantia de Qualidade de Software
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Técnicas para operações E/S
Engenharia de Software
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Métricas de Software Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho.
Teste de Software.
Tipos de sistemas de Lehman
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Rational Unified Process(RUP)
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Prof. Aruanda Simões - Análise e Projeto OO Processo de Desenvolvimento n As grandes fases: –Planejamento e elaboração –Construção –Implantação Sistema.
Walter de Abreu Cybis Outubro, 2003
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Abordagem Estratégica ao Teste de Software
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Plano de Projeto de Software
Gerencia de Projeto OO Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 5 Fernanda Campos DCC/UFJF.
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Integração de Produto Marleson Filipe.
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
Deivison Cheloni e Bernardo Martins
RUPinho Qualidade de Software
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Fundamentos de Engenharia de SW
Cap 4 – Métricas do Processo e Projeto de Software
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
Projete produtos superiores com o COSMOS
Engenharia de Software
Teste dos Caminhos Básico
Qualidade Qualidade é um dos principais objetivos da Engenharia de Software. Muitos métodos, técnicas e ferramentas são desenvolvidas para apoiar a produção.
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Gerência de Configuração - GC
Trabalho Final de Fundamentos da Engenharia de Software Métrica de Pontos de Função André Costa de Jesus & Helena Prudente Bartholo.
Documentação de Software
Engenharia de Software
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Processos de Software.
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Técnicas e Projeto de Sistemas
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Modelos de Processos de Software
Engenharia de Software
Diferenças entre as Técnicas de Estimativa: Análise por Ponto de Função e Stories Points Aluna: Fabiana Leonel Professores: Alexandre.
Processo e Qualidade.
Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho
Engenharia de Software
Acadêmicos: Elisangela Fernandes Duarte Sandro Colaço de Lima
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Estimativa, Teste e Inspeção de Software
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho

Funcionalidade  Avaliação feita no inicio  Fase de Projeto de Arquitetura  Feita muitas vezes sem perceber  Revisão do projetista  Métricas de Funcionalidade acrescentar a revisão de coleta de dados  Durante o Projeto Lógico – Contagem de Itens  Diagramas  Protótipos  Interfaces

Funcionalidade  Interoperabilidade pode ser avaliada estaticamente (sem executar o produto)  Verificação da arquitetura  Implementação das funções necessárias  Acurácia pode ser medida obtendo a contagem após o software pronto  (Acurácia – 1 Mat Exatidão de uma tabela ou de uma operação. 2 Fís Propriedade de uma grandeza física que foi obtida por processos ou por instrumentos isentos de erros)

Manutenção/Manutenibilidade A Manutenção é classificada em:  Corretiva  Modificações realizadas com o objetivo de corrigir defeitos ou não conformidades, garantindo que siga as especificações  Adaptativa  Utilizada nas modificações dos requisitos após o projeto e a implementação do produto

Manutenção/Manutenibilidade A Manutenção é classificada em:  Incremental  Acrescenta informações às especificações dos produtos, como funções ou módulos não previstos  Preventiva (Pressman 2002)  Utilizada para modificar o produto facilitando a realização da das manutenções Corretivas, Adaptativas e Incrementais

Manutenção/Manutenibilidade  As métricas são importantes para gerenciar essas atividades  Podem ser aplicadas em 2 casos:  Prever o esforço para modificar o software  Criar base de dados histórica que acompanha o desenvolvimento  Exemplo: Um projeto com muitas modificações pode indicar que o projeto foi pouco detalhado no início ou problemas de especificação de requisitos do cliente

Manutenção – Medidas de Tamanho  Medidas de Tamanho  Programas maiores demoram mais tempo para serem escritos e custam mais caro  Produto maior, normalmente, envolve trabalho mais complexo  Algumas medidas de tamanho não são aplicadas. Ex.: 1) “Duplicar força para transportar o dobro do peso” Para programar o dobro de linhas de código, em geral, é preciso mais que dobrar o tempo. 2) A Confiabilidade exigida do software não pode ser medida com a informação “500 linhas de Java”

Manutenção – Medidas de Tamanho  Mesmo assim, as medidas de tamanho ainda são usadas porquê:  Estão entre as métricas mais simples  São de fácil interpretação quando não houver muita precisão em jogo  Possuem baixo custo de aplicação

Manutenção – Medidas de Tamanho  Medidas de linha de código  É a medida mais simples para tamanho de programa  LOC – Lines Of Code  SLOC (Souce Line of Codes) – lógico e físico  LOC  Mais simples e impreciso  Não distingue linhas em branco ou comentários  Pode ter precisão quando compara grandes volumes de código 4 KLOC > 2 KLOC

Manutenção – Medidas de Tamanho  SLOC  Não considera linhas em branco ou comentários  Lógico  Contendo vários Comandos Ex.: //Comparação If (a>b) {a++; puts (“OK”); }  Físico  Linha de Código  O Exemplo tem 3 LOCs, 2 SLOCs físicos e 3 SLOCs lógicos.

Manutenção – Medidas de Tamanho  Pontos de Função  Medir o software considerando funcionalidades  Pode ser aplicada antes de o código ser escrito  Independe da tecnologia utilizada  Pode ser aplicada logo após a definição da arquitetura

Atividade 1) Elabore o seguinte formulário a) Formulário de avaliação de qualidade: Identificar o projeto, os objetivos de qualidade e maneira de aplicá-las. Escrever claramente o contexto de uso para cada item. Utilizar o formulário para avaliar o Word b) Formulário de resultados: deve novamente identificar todos os componentes do processo de avaliação e problemas encontrados durante a avaliação. Os resultados obtidos das métricas devem estar claramente identificados.