Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Redes de Computadores José Pacheco de Almeida Prado
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
GERENCIAMENTO DE REDES
Prof. Alessandro Brawerman
3 – Projeto Lógico da Rede
Projeto de redes Faculdade INED Prof. Fabricio Lana Pessoa
Modelos de Referência.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Modelos de Referência.
Obtenção de IP TCP UDP.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Redes de Computadores Aula 5
Modelo de referência OSI
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Análise e Projeto de Sistemas
Protocolos e o Modelo OSI
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Redes de Computadores.
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Cont. gerenciamento de rede Prof. Eliane Teresa Borela 2°p redes de Computadores.
Equipamentos de Redes Aula 4
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Redes de Computadores I 1º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 RIP versão 1 Protocolos e Conceitos de Roteamento – Capítulo 5.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
MATA59 - Redes de Computadores I
Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 9 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 5 Prof
TCP/IP.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI
Infraestrutura de Redes
MODELO OSI/TCP-IP.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Informática Industrial N8INF
Redes de Computadores 6º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE.
Projeto de Redes 4º Semestre Plano de Ensino Prof
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC.
1Aula : Faculdade INED Prof. Fabricio Lana Pessoa Projeto de redes.
Rede de Computadores 1 MATA85 – Redes de Computadores II Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Top-Down Network Design Chapter Fourteen Documenting Your Network Design Copyright 2010 Cisco Press & Priscilla Oppenheimer.
Projeto de Rede de Computador Prof.: Rostan Piccoli Salesiano – Fev/2015.
Modelo OSI.
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Ementa de disciplina Redes de Computadores 2º Ano – Técnico Integrado ao Ensino Médio.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Transcrição da apresentação:

Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof. Carlos Vinícius cvalves@senacrs.edu.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Metodologia TOP-DOWN Atualmente, as empresas dependem cada vez mais de redes de computadores para o acesso imediato à informação. Busca-se a redução do tempo de desenvolvimento e colocação de produtos no mercado. Neste cenário, um dos grandes objetivos é projetarredes de computadores que possam satisfazer as reais necessidades das empresas. Durante a elaboração de um projeto de redes é de fundamental importância a utilização de uma metodologia.

Metodologia TOP-DOWN É uma forma que ensina a pensarmos no desenvolvimento lógico de uma rede, incluindo softwares e decisões que implicam diretamente nos negócios do cliente, antes mesmo de pensarmos na negócios do cliente, antes mesmo de pensarmos na solução física dessa rede. Isso significa que devemos pensar, antes de implementar. Uma decisão errada, além do retrabalho, implica em um não-funcionamento dessa rede.

Metodologia TOP-DOWN A metodologia Top – Down é totalmente iterativa, visando primeiramente que se tenha uma visão global de todos os requisitos do cliente. Ela está dividida em etapas que são:

Metodologia TOP-DOWN Análise das metas e necessidades do cliente: Tem como objetivo levantar e analisar as metas e necessidades de negócio do cliente, sendo assim se terá uma definição da abrangência do projeto como um todo. Projeto da rede lógica: Tem como objetivo desenvolver uma topologia de rede lógica, um mapa com as interconexões.

Metodologia TOP-DOWN Projeto da rede física: Define - se o tipo de rede de acordo com o seu tamanho, bem como os equipamentos e tecnologias que serão utilizadas. Documentação: Nesta fase se executa os testes e é elaborada a documentação do projeto de redes.

Metodologia TOP-DOWN Desenvolver Projeto Lógico Analisar Requisitos Desenvolver Projeto Físico Monitorar e otimizar desempenho da rede Testar, otimizar e documentar o Projeto Implementar e testar rede

Metodologia TOP-DOWN Sem metodologia, um projeto de redes não tem chances de satisfazer os requisitos do cliente: Funcionalidade; Capacidade; Desempenho; Disponibilidades; Escalabilidade; Preço; Segurança; Gerenciabilidade.

Metodologia TOP-DOWN Estruturada para incluir um projeto lógico de rede antes de abordar o projeto físico e abordar os requisitos antes de tudo. Iterativa para inserções de novos detalhes progressivamente no projeto, à medida que se conhece melhor as necessidades do cliente e os requisitos levantados.

Metodologia TOP-DOWN Tem seu foco nos aplicativos, nas metas técnicas e na finalidade dos negócios de uma organização.

Metodologia TOP-DOWN Baseada no “modelo OSI”: Foca nas metas do negócio do cliente, suas expectativas e objetivos; Realiza a análise dos aplicativos, das sessões e do transporte de dados; Realiza a seleção exata dos equipamentos e das mídias utilizadas nas camadas mais baixas.

Metodologia TOP-DOWN Processo iterativo: O projetista (Analista de Rede) adquire uma “visão geral”, chegando aos detalhes dos requisitos e especificações técnicas. Admite alterações ao longo do processo.

As 8 Camadas... Camada 7: Aplicação. Camada que trata dos aplicativos. Esses aplicativos, entre outros, tratam do gerenciamento de desempenho de uma Rede, por exemplo, apontando para o desperdício de Largura de Banda, causada por um dispositivo de Rede mal posicionado.

As 8 Camadas... Camada 6: Apresentação. Camada responsável pela conversão, criptografia e compactação de dados. É nessa camada que são feitas, por exemplo, as conversões dos dados digitados em um e-mail para um formato que seja possível de enviar através de uma rede.

As 8 Camadas... Camada 5: Sessão. Camada responsável pelo estabelecimento, gerenciamento e encerramento das sessões. É ela que estabelece um caminho virtual para que os dados possam trafegar entre a origem e o destino.

As 8 Camadas... Camada 4: Transporte. Como o próprio nome diz, essa Camada é responsável por transportar os dados. É aqui que trabalham os Protocolos TCP (Transfer Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol) que são, respectivamente, protocolos com entrega garantida e melhor entrega possível.

As 8 Camadas... Camada 3: Rede. Entre as diversas funções dessa Camada, estão os endereços IPs (Internet Protocol) e os Roteadores.

As 8 Camadas... Camada 2: Enlace de Dados. Aqui estão os endereços físicos MAC (Media Access Control), as placas de rede, as bridges e os switches.

As 8 Camadas... Camada 1: Física. Hubs, repetidores, cabos, conectores e parte elétrica.

As 8 Camadas... Camada 8: ????? É a política local de cada empresa, ou seja, para garantir que seu projeto dê certo e seja bem-sucedido, você deve conhecer fundo essas políticas e normas internas que possam interferir diretamente o seu projeto. Entre os conhecimentos que devem ser adquiridos, estão, por exemplo, os hábitos dos funcionários, a integração entre os departamentos, o conhecimento real de cada um sobre o seu trabalho, tipos de gastos da empresa (se possível) etc. ?????

Vamos ao trabalho...