Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GRÉCIA ANTIGA.
Advertisements

Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
GRÉCIA ANTIGA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
Características da pólis
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
Grécia Antiga.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
GRÉCIA ANTIGA.
BATALHAS GREGAS.
Atenas (nos dias de hoje)
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Civilização Grega.
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
Guerras Médicas Guerra do Peloponeso
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
GRÉCIA.
Cidades- estados gregas
Daniele Alvarez Grécia Antiga.
Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
O Império Macedônico Grupo 6 – Capítulo 16
Expansão Romana Grupo 07 – Capítulo 18 Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
Períodos da História da Grécia Antiga
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
Revista Eletrônica Grécia Antiga Fernanda Catarine 1ºEM Nº05.
Introdução à Filosofia Aula 10
Nações Antigas Bizuário elaborado por: Ricardo Corrêa Peixoto.
DISCIPLINA | PROFESSOR
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
O Apogeu de Atenas – século V a.C.
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.
Antiguidade Clássica Gregos e Romanos
Revisão PG 2 6º Ano História.
CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS GRÉCIA ANTIGA. 1. Introdução  Legado Cultural Greco-Romano Grego: racionalismo; valorização do homem; filosofia; democracia; teatro;
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
Grécia: período clássico e período helenístico
Grécia: Período Clássico (V a IVa.C) e Helenístico (IV a II a.C) Prof. Alan.
A civilização grega: do esplendor à conquista Macedônica (p. 172 a 183) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as Guerras Médicas (p. 175) [2][2]
A origem da Civilização Grega 6º ano
CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL.
Cidades- estados gregas
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

1. (Puccamp 2005) Os países ocidentais herdaram traços significativos da democracia da Grécia Antiga. No período clássico da história dessa civilização a) a democracia dominou o mundo grego, destruindo as estruturas oligárquicas das cidades-estados e abolindo a luta de classes, principalmente em Atenas. b) o ideal democrático surgiu na cidade de Atenas, mas foi em Esparta que esse ideal pode ser difundido entre todas as classes sociais, em razão da sua organização militar. c) a conquista de direitos políticos pelos atenienses contribuiu para que Atenas se distanciasse dos conflitos e da luta entre as cidades- estados, pela hegemonia grega. d) os princípios da democracia ateniense apresentavam traços de universalismo, porém excluía grande parte de seus habitantes do direito de participação direta na vida política. e) o ideal democrático contribuiu para o fim do trabalho compulsório, razão pelo qual foi abolida a escravidão, sobretudo em Atenas.

2. (Mackenzie 2010) Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Sn der, com o título “300”. A respeito do contexto das Guerras Médicas ( a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta. a) O domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da Grécia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formação de uma aliança defensiva grega. b) Desenvolvendo uma política imperialista, Atenas entrou em conflito com Esparta que, agrária e oligárquica, permaneceu fechada à expansão territorial. c) O expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o conflito grego-pérsico. d) Esparta, por priorizar a formação física e militar, cultivando no indivíduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva grega contra os assírios, que ameaçavam as instituições democráticas gregas. e) O forte espírito militarista presente na cultura helenística e difundido em todas as pólis gregas permitiu que, no conflito contra os medos, a Grécia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse vencedora.

3. (Uece 1999) Como característica do HELENISMO, podemos assinalar corretamente: a) a propagação da cultura grega durante o "período de ouro", século V a.C. b) a incorporação da cultura grega pelos romanos, apesar da conquista da Grécia e da escravização dos gregos. c) a expansão da cultura grega pelo ocidente europeu após as conquistas de Alexandre, o Grande. d) a fusão da cultura grega com a cultura oriental, favorecendo o progresso, ao mesmo tempo, das ciências exatas e do misticismo.