VIII Semana de Arquitetura e Urbanismo – SEMAU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Engenharia de produção
Sustentabilidade Brüseke(1996) localiza os primeiros debates sobre sustentabilidade na década de 1960 e início dos anos 70. O autor cita Georgescu-Roegen.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Geografia Meio ambiente Hipótese Gaia
O que é Educação Ambiental?
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Crise Ambiental.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Destruição dos Habitats Naturais
Nova Ordem Mundial Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? br.geocities.com.
O Que é Meio Ambiente??.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
30 de junho de 2009.
Aula 2 Desenvolvimento Sustentável Marcio Ruiz 2011.
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
O pensamento Neomalthusiano
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
O IMPACTO DA INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NO JOVEM UNIVERSITÁRIO Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado.
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
Palestra Meio Ambiente.
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Gestão Ambiental na ESEF
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Fundamentos de economia
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
CARTA DA TERRA Para crianças.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Sustentabilidade.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
Desenvolvimento sustentavel
Dia do Design Sustentável
Responsabilidade Socioambiental
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 16/4/ :30 1.
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Desenvolvimento Sustentável
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Desenvolvimento sustentável
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Natureza e Tecnologia.
oBSOLêNCIA PLANEJADA E PERCEPTÍVEL
MEIO AMBIENTE.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Globalização e Meio Ambiente
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Eco – Código 2015/2016 8ºB. - Se a sustentabilidade diminuir o planeta vai explodir. - Se queres o mundo preservar, deves poupá-lo e reutilizar! - Reutilizar.
Transcrição da apresentação:

VIII Semana de Arquitetura e Urbanismo – SEMAU ECO ECO ECO ECO ECO ECODESIGN ECO ECO ECO ECO VIII Semana de Arquitetura e Urbanismo – SEMAU Juliana Aguiar

O QUE É ECODESIGN? QUANDO SURGIU?

O QUE É DESIGN? O QUE É MEIO AMBIENTE?

NÃO EXISTE UMA DEFINIÇÃO EXATA O QUE É DESIGN? NÃO EXISTE UMA DEFINIÇÃO EXATA DESIGN DESENHO ARTE TÉCNICA CAMINHAM JUNTAS

O QUE É DESIGN? DESIGN CRIAÇÃO DE ALGO NOVO REFACÇÃO OU MELHORA DE ALGO JÁ EXISTENTE HOMEM PRESO AO TEMPO ACÚMULO DE CONHECIMENTO INTUIÇÕES E SENSAÇÕES PREVISÃO E ANTECIPAÇÃO DO FUTURO

O QUE É DESIGN? “...DESIGNER É UM SER QUE TENTA ATRAVESSAR A PONTE ESTREITA ENTRE A ORDEM E O CAOS, A LIBERDADE E O NIILISMO (NÃO EXISTÊNCIA), ENTRE REALIZAÇÕES PASSADAS E POSSIBILIDADES FUTURAS.” (VICTOR PAPANEK) ESTÁ IMPLICITO QUE O DESIGN SE RELACIONA COM A CRIATIVIDADE E COM A TECNOLOGIA.

O QUE É DESIGN? PODE SER: PROCESSO (PLANEJAR, PROJETAR, DESENVOLVER) RESULTADO DO PROCESSO (DESENHOS, INSTRUÇÕES, MODELOS) SOLUÇÃO (PRODUTO, SERVIÇO, BENEFÍCIOS)

MEIO AMBIENTE ≠ ECOLOGIA

RELAÇÃO ENTRE DESIGN E MEIO AMBIENTE ECODESIGN RELAÇÃO ENTRE DESIGN E MEIO AMBIENTE (O TERMO ECODESIGN GANHOU FORÇA A PARTIR DE 1990)

A ECOLOGIA E O EQUILIBRIO AMBIENTAL SÃO OS ESTEIOS BÁSICOS DE TODA A VIDA HUMANA NA TERRA. EXISTE UMA DIMENSÃO ECOLÓGICA E AMBIENTAL EM TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS.

QUANDO SURGIU?

DUAS GRANDES MUDANÇAS SÉC. XX INTERIORIZAMOS NOSSAS AÇÕES MUDAMOS A ORDEM NATURAL DA TERRA TIRANDO-A DE SUA HARMONIA DUAS GRANDES MUDANÇAS

CONSUMO “DESENFREADAMENTE” PLANEJADO DEPOIS DE SEGUNDA GUERRA MUNDIAL O MUNDO SE DEVIDE EM DOIS GRANDES BLOCOS: ESTUDOU-SE UMA FORMA DE IMPULSIONAR A ECONOMIA OCIDENTAL CONSUMO “DESENFREADAMENTE” PLANEJADO CAPITALISMO X ESTADOS UNIDOS SOCIALISMO UNIÃO SOVIÉTICA

COMO DE IMPULSIONAR A ECONOMIA OCIDENTAL? VICTOR LE BEAU CONSELHEIRO DO PRESIDENTE EISENHOWER CONSUMO “DESENFREADAMENTE” PLANEJADO FAÇAMOS DO CONSUMO NOSSO IDEAL DE VIDA; TORNEMOS A COMPRA E O USO DE BENS EM RITUAIS; PROCUREMOS NOSSA SATISFAÇÃO ESPIRITUAL NO CONSUMO; PRECISAMOS QUE AS COISAS SEJAM CONSUMIDAS, DESCARTADAS E SUBSTITUIDAS A UM RITMO CADA VEZ MAIOR; O OBJETIVO DA ECONOMIA CAPITALISTA É PRODUZIR CADA VEZ MAIS BENS DE CONSUMO.

(COMPRAMOS MUITOS PRODUTOS) CONSUMO COMO RELIGIÃO (COMPRAMOS MUITOS PRODUTOS)

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA OBSOLESCÊNCIA PERCEPTIVA

A RELAÇÃO ENTRE DESIGN (PRODUTO) E MEIO AMBIENTE É MUITO ESTREITA: OS PRODUTOS SE DESLOCAM AO LONGO DE UM SISTEMA: EXTRAÇÃO PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO CONSUMO DESCARTE SISTEMA LINEAR + PLANETA FINITO = EXCASSEZ DE MATÉRIA PRIMA

DURANTE AS TRES ÚLTIMAS DÉCADAS FORAM CONSUMIDOS CERCA DE 33% DOS RECURSOS NATURAIS DA TERRA (SIMPLESMENTE DESAPARECERAM)

AS CONSEQUÊNCIAS, QUE PARECIAM REMOTAS E INCERTAS, ESTÃO AGORA ENTRE NÓS

DÉCADA DE 60 SEC. XX - PREVISÕES SOBRE A EXTINÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA DESCARTE DE PRODUTOS PODERIA AFETAR A NATUREZA COMO UM TODO

DÉCADA DE 70 SEC. XX - 1971 VICTOR PAPANEK PUBLICA SEU LIVRO "DESIGN FOR THE REAL WORLD". (NO BRASIL, “ARQUITETURA E DESIGN -ECOLOGIA E ÉTICA). “O ÚNICO ASPECTO IMPORTANTE DO DESIGN É COMO ELE SE RELACIONA COM AS PESSOAS”

ORGANIZAÇÃO DE ENCONTROS MUNDIAIS. (FORMULAÇÃO DE UM PLANO POLÍTICO GLOBAL DÉCADA DE 70 SEC. XX - PRESERVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SEM DANOS AO PLANETA.

DESENVOLVER E CRESCER →FUTURO DA HUMANIDADE (SEC. XVIII E SEC. XIX) DESENVOLVER E CRESCER →FUTURO DA HUMANIDADE INDUSTRIALIZAÇÃO CAMINHO NATURAL E NECESSÁRIO PARA OS PAÍSES ATINGIREM A MATURIDADE POLUIÇÃO INCENTIVO AO CONSUMO DESCARTE DE PRODUTOS

O SISTEMA ENTRA EM CRISE “NO MOMENTO EM QUE O CAPITALISMO TEM AS MELHORES CONDIÇÕES POTENCIAIS PARA DESENVOLVER SUAS FORÇAS PRODUTIVAS, É EXATAMENTE NESTE MOMENTO EM QUE ESTÁ LIMITADO POR SUAS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES” COSTA(2008, p. 21)

NUM CONFRONTO DE INTERESSES POLÍTICOS E IDEOLÓGICOS SURGE O ECONÔMICOS, POLÍTICOS E IDEOLÓGICOS SURGE O DISCURSO DA SUSTENTABILIDADE

SURGE O TERMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1987 → RELATÓRIO BRUDLAND SURGE O TERMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DEFINE SUSTENTABILIDADE COMO: “ O DESENVOLVIMENTO QUE SATISFAZ AS NECESSIDADES DO PRESENTE SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DAS FUTURAS GERAÇÕES”

UM NOVO TIPO DE DESENVOLVIMENTO 1987 → RELATÓRIO BRUDLAND UM PLANO GLOBAL UM NOVO TIPO DE DESENVOLVIMENTO PROPÕE

→ INICIALMENTE – PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. (SINAIS DE ESGOTAMENTO) → POSTERIORMENTE - REFERE-SE NÃO SÓ AOS BENS NATURAIS (MELHOR USO), MAS TAMBÉM, AO DESENVOLVIMNETO DE UM OUTRO PADRÃO PRODUTIVO, POLÍTICO E CULTURAL.

DESPERDIÇA RECURSOS OU PESSOAS) SISTEMA SUSTENTÁVEL (SISTEMA QUE NÃO DESPERDIÇA RECURSOS OU PESSOAS)

ESSE NOVO PENSAMENTO BASEIA-SE EM: SUSTENTABILIDADE QUÍMICA VERDE ZERO RESÍDUOS ENERGIA RENOVÁVEL ECONOMIAS LOCAIS VIVAS

O DESIGN TEM PAPEL IMPORTANTE NESSE PROCESSO, PODE CONTRIBUIR PARA O BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO E DO PLANETA

NADA DE USAR E JOGAR FORA NOVA ESCOLA DE PENSAMENTO NADA DE USAR E JOGAR FORA REUTILIZE REFAÇA TRANSFORME CONCERTE RECICLE RESSUSCITE SEJA CRIATIVO

SERÁ UTOPIA ACREDITAR QUE É POSSÍVEL? LEMBREM-SE: O QUE VIVEMOS ATUALMENTE NÃO ACONTECEU POR ACASO, FOI PLANEJADO... PESSOAS CRIARAM ESSE SISTEMA, NESSE CASO, PESSOAS PODEM REVERTÊ-LO

“A PSICOSE EPIDÊMICA DA NOSSA ÉPOCA É O ERRO DE ACREDITARMOS QUE NÃO TEMOS QUALQUER OBRIGAÇÃO ÉTICA PARA COM O PLANETA EM QUE HABITAMOS” (THEODORE ROZAK)