A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos

2 Inovação; Crescimento x Desenvolvimento; Sustentabilidade ambiental; Problema e inovação como solução; Case

3 Amplo número de conceitos da Inovação; Segundo a OCDE (2004), uma inovação deve envolver uma série de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais. Para gerar desempenho significativamente aprimorado, por exemplo, por meio do uso de componentes ou materiais mais eficientes, ou por meio de modificações parciais de um dos seus subsistemas. Inovação e a diferenciação de produto têm impacto positivo sobre a geração de emprego, renda, desempenho e crescimento das empresas

4 Aspecto econômico; É medido principalmente através do PIB; Esgotamento dos recursos naturais;

5 Aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais Busca a igualdade social e a distribuição de renda É medido através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, entre outros O crescimento econômico impulsiona o desenvolvimento econômico

6 “Modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que deve ser capaz de suprir as necessidades da sociedade atual, sem comprometer, entretanto, a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.

7 Sustentabilidade Ambiental - busca minimizar a degradação e consumo dos recursos ambientais; Rio 92 e Agenda 21; Conferência da F.A.O (Órgão das Nações Unidas para a agricultura e alimentação); Preocupação ambiental; Desenvolvimento tecnológico e de práticas de plantio e criação animal para as zonas rurais ao redor do mundo; Criação de normas e procedimentos sustentáveis.

8 Diferencial mercadológico e competitivo; Possibilidade real de aumentar a lucratividade e potencializar a venda de produtos ; Consumidores conscientes; Pressão do governo - motores e combustíveis "mais limpos".

9 Pesquisa do Instituto Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain) divulgada em setembro de 2010: "as empresas brasileiras estão mais conscientes sobre a importância de implementar ações de sustentabilidade ambiental, inclusive para o desenvolvimento de seu próprio negócio".

10 Consumo desenfreado de matéria-prima; Geração em grande escala de resíduo; Produção em grande escala de poluição; Utilização de grande quantidade de produtos não renováveis.

11 “A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização”.

12 Exploração de fonte de energia renovável; Redução de emissão de resíduos; Redução de rejeitos e de consumo energético; Transformação do lixo em matéria-prima.

13 Fonte: Revista Meio Ambiente Industrial (maio/junho de 2005).

14 ESTADO (%)ESTADO (%) PARÁ1,2PARANÁ5,9 ESPÍRITO SANTO1,3BAHIA6,8 PERNAMBUCO1,8RIO GRANDE DO SUL7,3 AMAZONAS3,1RIO DE JANEIRO7,9 SANTA CATARINA3,9MINAS GERAIS9,0 SÃO PAULO48,1 Fonte: Revista Meio Ambiente Industrial (maio/junho de 2005). Somente foram considerados estados com mais de 1% de certificações.

15

16 Investimentos de R$ 12 milhões, das quatro empresas, sem o uso de recursos governamentais ou incentivos fiscais; Unidade de Piracicaba tem capacidade para processar 8 mil toneladas por ano de plástico e alumínio; A emissão de poluentes na recuperação dos materiais é próxima de zero; Melhor conceito de sustentabilidade, inovação tecnológica, parcerias, ganho ambiental e desenvolvimento social.

17 A tecnologia de plasma brasileira despertou interesse fora do País; Suécia, Espanha e China; Em Valência (Espanha), a fabricante de papel Nessa, investiu € 6 milhões. Outros países na Europa interessados pela tecnologia brasileira: Alemanha, Itália, França e Holanda.

18


Carregar ppt "André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google