FARTURA, ABUNDÂNCIA GRUPO MAÇONARIA UNIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oscar Brenifier Iris de Moüy.
Advertisements

Parábola do Grão de Mostarda
20 KM 30 KM 10 KM 20 KM ESCOLHAS.
GRUPO ETERNOS APRENDIZES CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
SE....
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
Nada Permanece o Mesmo Biajova slides Avanço Automático.
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
Tempo presente é o Tempo da semeadura.
GRUPO ETERNOS APRENDIZES
Princípios básicos, símbolos e curiosidades
Verbo Língua Portuguesa.
Dor de perda Letícia Thompson.
Autoria do Texto: Desconhecida
Somos Todos Um!.
CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
Clique para passagem de slides Ligue o som
Plante boas sementes. Ligue o som
A ÁRVORE DOS DESEJOS Comentário: Olga Mendonça.
O amor não acaba nós é que mudamos.
Prado Slides – Cidreira / RS (Miguel de Cervantes)
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
6. Uma comunidade adoradora
By Búzios Slides Minutos de Sabedoria 6 Clik com o Mouse 1.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
LOWTONS. LOJA MAÇONICA ESTRELA DO TRIÂNGULO AQUI COMEÇA AQUI COMEÇA E FORJA E FORJA OS MAÇONS OS MAÇONS.
Sábado, 26 de Setembro de 2015 MELHORAR O MUNDO É, TÃO SÓ, MELHORAR AS PESSOAS… Escrevi isto enquanto lia, em Mandarim, os pensamentos do Dalai Lama.
Ciclos da Vida Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão certo... E os ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram.
Grupo aprendizes da arte real
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL Clique para avançar os slides
(Autor não identificado)
(Ubirajara Rodrigues) GRUPO MAÇONARIA – UNIDOS SOMOS MAIS FORTES 24 de junho de 2012 LIGUE.
José Jurandi Brito dos Santos
(Ir.'. Luis Carlos de Oliveira Silva )
O PONTO DENTRO DO CÍRCULO
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 26 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES VISITAS.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de abril de 2014 LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
A LOJA MAÇÔNICA DE ALEIJADINHO
Em Loja, meus Irmãos! Ir  Fernando José Milliet Martins Grupo Aprendizes da Arte Real 23 de.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
A Lâmpada do Átrio (Ir.`. Paulo Roberto Marinho )
REGULARIDADE MAÇÔNICA
Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 02 de maio de 2012 LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
O GALO NA CÂMARA DAS REFLEXÕES
O direito e o dever de emitir nossa Opinião GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 27 de novembro de 2012 LIGUE O SOM APÓS A LEITURA,
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 02 DE SETEMBRO DE 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
GRUPO MAÇONARIA UNIDA 18 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
DEZ CONDUTAS MAÇÔNICAS DESEJÁVEIS
NOVOS TEMPOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
A B U N D Â N C I A GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
MESTRE DE HARMONIA GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 13 de agosto de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES PP
ENTENDI O QUE SOU? Ir  Alfredo Alves de Oliveira Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11.
OBJETOS SIMBÓLICOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Sete lágrimas de um maçom Autor desconhecido PP-007 GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11 de julho.
EU AMO A NATUREZA... SER E TER... SER E TER... AUTORIA: NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
Semeando com Excelência Pr. Alírio Misael Flora Agostinho.
Ambição... Progressão Automática. De uma forma ou de outra, todas as religiões nos induzem a crer que ambição é pecado. Assim elas nos induzem a sonhar.
Transcrição da apresentação:

FARTURA, ABUNDÂNCIA GRUPO MAÇONARIA UNIDA www.juraemprosaeverso.com.br jurandi@juraemprosaeverso.com.br 19 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES FARTURA, ABUNDÂNCIA Por Juarez de Oliveira Castro

* Uma das práticas interessantes que deve tornar-se para o maçom um hábito, é ler constantemente o Ritual. Nós sabemos que o lemos quando o recebemos, porém mais com aquela dose de curiosidade, do que com a sede de aprender e praticar. E foi nesse hábito de ler os rituais que observei que entre as várias instruções dadas aos maçons, há uma que fala sobre “Fartura, Abundância”.

Em uma instrução, dentro de um diálogo existente entre o Venerável Mestre e o Primeiro Vigilante é afirmado o significado da Palavra de Passe como de “Fartura, abundância” e que ela é representada por uma espiga de trigo. Quando se fala em trigo, quer se relacionar com os “mistérios de Ceres, cujo simbolismo era agrícola, embora o Iniciado devesse, em Elêusis, sofrer, alegoricamente, a sorte do grão de trigo, que morre no inverno, sob a terra, para renascer, na primavera, sob a forma de uma planta nova”.

Ninguém poderá dizer quantos trigos poderá existir em uma semente de trigo. Isto porque a semente tem a ideia de infinito. Como disse Wayne Dyer: “Sem fim. É nisso que consiste o princípio da fartura: infinidade. Parece um paradoxo, porque nós como formas humanas parecemos começar e terminar num período de tempo específico, e, portanto a infinidade não faz parte de nossa experiência em forma”.

* Uma das práticas interessantes que deve tornar-se para o maçom um hábito, é ler constantemente o Ritual. Nós sabemos que o lemos quando o recebemos, porém mais com aquela dose de curiosidade, do que com a sede de aprender e praticar. E foi nesse hábito de ler os rituais que observei que entre as várias instruções dadas aos maçons, há uma que fala sobre “Fartura, Abundância”.

Aí já se pode pensar um pouco na Iniciação maçônica, quando o candidato entra na Câmara de Reflexão e escreve o seu último testamento, pronto para morrer como profano e renascer para uma vida nova: maçom. É a partir daí que começa a sua nova vida. Com a nova vida, começará a semear pouco a pouco as boas obras da vida, para futuramente ceifar para o progresso da Humanidade e das pessoas de sua comunidade.

Neste momento entram as palavras de São Paulo, apóstolo: “E isto vos afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância, também ceifará”. Este texto tem sido usado por muitos para justificar a teologia da prosperidade. E é nisto que a Maçonaria deseja que façamos: que tenhamos prosperidade em nossas ações, porque o seu objetivo é “tornar feliz a Humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade e pelo respeito à autoridade e à crença de cada um”.

A Maçonaria dá a fórmula para tornar sua vida mais feliz e a dá com fartura e abundância. Porque o caminho é único, porém o segredo para caminhar no caminho é variado e bem planejado.

Além do mais o agricultor sabe que a colheita farta depende da quantidade e da qualidade das sementes postas na terra. Por isso ele separa uma boa quantidade daquilo que colheu de melhor qualidade e devolve ao solo. No momento da semeadura parece que aquela riqueza é jogada fora. Pouco tempo depois se poderá ver que não. Brota uma nova plantação e a colheita futura se torna uma garantia visível e palpável.

A nossa vida maçônica tem mecanismo igual A nossa vida maçônica tem mecanismo igual. Só recebemos o retorno daquilo que damos. Por isso a dádiva se converte em investimento e nos assegura o suprimento espiritual de toda e qualquer necessidade nossa. É através dos ensinamentos, das instruções e dos exemplos dos Mestres Maçons que vamos plantando as nossas ações e semeando constantemente, a fim de burilar a pedra bruta, que foi delineada e tirada as arestas na missão de Aprendiz Maçom.

Em geral o maçom tem a missão constante de “polir o homem e torná-lo digno de ocupar seu lugar no edifício social”. Por isso é chamado a fazer “obra de vida”, pondo em ação sua energia vital e aprofundando-se nos mistérios da existência. Além de “tornar-se foco ardente, fonte de luz e calor”.

Agora se o Maçom não puder imaginar um mundo dessa forma ao seu redor, será difícil criar e praticar o que preceitua a Maçonaria, tornando muito difícil uma realidade no dia a dia da vida de cada um. Pois o que se planta, se colherá. Precisamos entender que a Maçonaria deseja que o Maçom seja merecedor de todos esses ensinamentos e se ele for fiel e cumpridor de seus deveres, poderá sonhar em tudo aquilo que faça contribuir para a felicidade humana. E, como consequência terá mais energia de felicidade e abundância na Terra e, mais pessoas felizes surgirão.

GRUPO MAÇONARIA UNIDA TEXTO: * Juarez de Oliveira Castro Mestre Maçom Instalado. ARLS.·. Alferes Tiradentes Registrada sob o nº 20 na M.·. R.·. Grande Loja de Santa Catarina Florianópolis - Santa Catarina. FOTOS: Do arquivo do JURA EM PROSA E VERSO. Créditos porventura constantes nas fotos, foram mantidos. MÚSICA: O poeta está vivo – Barão Vermelho FORMATAÇÃO: JURA EM PROSA E VERSO