ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espectros, Radiações e Energia
Advertisements

O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
Nesta apresentação, vamos investigar...
Nesta apresentação, vamos investigar...
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
Física e Química – 8º Ano Som e Luz Cláudia Narciso Hugo Pereira
Conceitos básicos sobre Radiação
Transferência de Calor
O conjunto dos orbitais d apresenta simetria esférica. Os orbitais em vermelho orientam – se na direção dos eixos Os orbitais em azul orientam – se.
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
ONDAS MECÂNICAS As ondas mecânicas necessitam de meio material (ex: sólido , líquido ou gasoso) para se poderem fazer sentir.
Conceitos de Astrofísica
Modelo atômico de Bohr.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Final do Século XIX Professor Leonardo
Acção da atmosfera sobre a radiação solar
Corpo Negro E a teoria quântica Programa do 10º ano
SATÉLITES INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS Produtos imagens
ESPECTROSCOPIA O universo em cores
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte.
Por que não existem estrelas verdes? Andrea Greff.
Final do Século XIX Professor Leonardo
Emissão e absorção de radiação
Energia: do Sol para a Terra
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
Comunicação de informação a longas distâncias
B . ONDA: é qualquer perturbação em um meio. Quanto à NATUREZA
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
B . Prof. Edson Cebola Semi – aula 4
. B Semi – aula 2 Prof. Edson Cebola
Introdução à Radiação Eletromagnética
Universidade Federal de Itajubá
Introdução à Óptica geométrica Aula 1
A Revolução da Física Moderna
LUZ.
Radiação do corpo negro
B . FONTE LUMINOSA: é qualquer objeto visível.
O Modelo Atômico de Bohr
Estrutura eletrônica dos átomos
. Prof. Edson Cebola B ÓPTICA Do grego óptike ou do latin optice: é a parte da Física que estuda a propagação e o comportamento da luz, bem como os fenômenos.
Estrutura eletrônica dos átomos
Leis de Radiação para Corpos Negros
Prof: Hugo Cesário.
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Ondas Eletromagnéticas
Alguns Fenômenos Ópticos
Modelos Atômicos – Sequência Histórica
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Caracterização da Matéria
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Refração da Luz.
O Sol é uma enorme esfera de gás, formada essencialmente por hidrogénio e hélio, que brilha porque estes, e os restantes gases que o constituem, atingem.
EVOLUÇÃO ESTELAR ENTRAR.
Viagem Pelo Universo. 1.1 Posição da Terra no Universo 1.2 Expansão do Universo 1.3 Origem do Universo - Teroria do Big-Bang 1.4 Escalas de Tempo / Comprimento.
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
Radiação I Radiação Leis da radiação Relações Terra-Sol
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão; Refracção; Reflexão Total e Difracção.
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
LUZ E COR.
Ondas Eletromagnéticas. Espectro Eletromagnético.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Outubro de 2011.
Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.
Transcrição da apresentação:

ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA ENTRAR

Matéria e Energia são dois conceitos que não existem isolados. Einstein, séc. XX : E = mc2 A energia é transmitida em forma de ondas - Radiação Espectro - Conjunto de radiações simples que são emitidas por uma fonte de luz. O arco-íris foi o primeiro espectro observado. Resulta da decomposição da luz branca. Isaac Newton provou que a radiação solar poderia ser separada num espectro colorido, como acontece num arco-íris, que foi o primeiro espectro observado.

Descontínuos ou de riscas 2.1 Espectros de Riscas de Absorção e Emissão de Radiação pelas Estrelas Tipos de espectros Contínuos Descontínuos ou de riscas Emissão Absorção Os espectros estelares são espectros descontínuos de riscas de absorção, semelhantes ao “arco-íris”, com cores interrompidas por riscas escuras.

Se o espectro solar for observado em espectroscópios potentes, observa-se uma série de riscas negras - Riscas de Fraunhofer. As riscas negras resultam da absorção de radiação por elementos presentes na atmosfera (parte mais externa ) do Sol. Como algumas dessas riscas coincidem com as riscas dos espectros de emissão de alguns átomos (H, He, etc), podemos concluir que esses átomos estão presentes na atmosfera solar.

2.2 O Espectro Electromagnético Maxwell identificou a luz visível como sendo uma onda electromagnética. Existem muitas outras ondas electromagnéticas com comprimentos de onda que variam desde o tamanho do raio da Terra (aproximadamente 6 370 km) até ao tamanho do núcleo atómico (aproximadamente 10-15 m).

O Espectro Electromagnético é formado por ondas que se propagam no vazio com velocidade igual à velocidade da luz (c = 3×108 m/s) e sem ser necessário qualquer meio material. Cada radiação do espectro electromagnético é caracterizada pelo seu valor de energia, isto é, pelo seu comprimento de onda, λ, ou frequência, f: nesta equação h representa a constante de Planck. O comprimento de onda está relacionado com a frequência através da equação:

2.3 Relação entre as cores do Espectro Visivel e a Energia de Radiação Apesar das estrelas serem emissores de luz visível com espectro contínuo, a sua cor pode variar devido à variação da temperatura. A cor de uma estrela é determinada pela parte do seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. As estrelas apresentam várias cores, que reflectem a temperatura das suas atmosferas de acordo com lei de Wien. As estrelas mais "frias", cuja temperatura é da ordem dos 2 000 K ou 3 000 K emitem radiações vermelhas (menos energéticas). As estrelas mais “quentes” podem atingir uma temperatura de 20 000 K, ou mais, e emitem radiações violetas e azuis ( mais energéticas). Menu principal