QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS NA EMPRESA DIGITAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sumário Exercícios
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Sistemas de Informações Gerenciais
O ambiente organizacional
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Consumo e Investimento
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
Engenharia e Segurança do Trabalho
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
Ética de Informática na administração
Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação
Provas de Concursos Anteriores
SINAIS DE AVISO DA CODEPENDÊNCIA
Capítulo 6 Organização.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Monitoria GDI Aula Prática
COMPORTAMENTO ÉTICO.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Prof. Jacques P. Sauvé - UFCG Novembro de 2006
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Trabalho realizado por
Alexandre Boteguim Diogo Olivares Túllio Iazetta.
DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTOS
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Autogerenciamento Pessoal
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Identificando Oportunidades
Medidas de tendência central e de dispersão
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
QUIZ - TECNOLOGIA Engenharia e Gerência da Informação Prof. Cristiano José Cecanho.
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos costumes considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias. Isso.
Princípios de Sistemas de Informação
Aspectos éticos, sociais e políticos
Objetivos do Capítulo Identificar diversos problemas éticos causados pelo uso das tecnologias de informação em e-business, tais como os relacionados ao.
Questões Éticas e Sociais
Transcrição da apresentação:

QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS NA EMPRESA DIGITAL Capítulo 5 QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS NA EMPRESA DIGITAL

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital OBJETIVOS Quais são as questões éticas, sociais e políticas relacionadas com os sistemas de informação? Existem princípios específicos de conduta que podem ser usados para orientar decisões sobre problemas éticos? Por que a atual tecnologia de sistemas de informação propõe desafios à proteção da privacidade individual e da propriedade intelectual?

Como os sistemas de informação afetam o dia-a-dia das pessoas? Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital OBJETIVOS Como os sistemas de informação afetam o dia-a-dia das pessoas? Como as organizações podem desenvolver políticas corporativas para a conduta ética?

Entender os riscos morais da nova tecnologia Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Entender os riscos morais da nova tecnologia Estabelecer políticas éticas corporativas que incluam as questões dos sistemas de informação

Princípios quanto ao certo e o errado Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS Ética Princípios quanto ao certo e o errado Pode ser usada por indivíduos que, como agentes livres, fazem escolhas que orientam seu comportamento

Ilustra as dinâmicas que ligam as questões éticas, sociais e políticas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS Um modelo de raciocínio para questões éticas, sociais e políticas Ilustra as dinâmicas que ligam as questões éticas, sociais e políticas Identifica as dimensões morais da “sociedade da informação” ao longo de diferentes níveis de ação: individual, social e político

Direitos e deveres sobre a informação Direitos sobre a propriedade Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS Dimensões morais da era da informação Direitos e deveres sobre a informação Direitos sobre a propriedade Prestação de contras e controle Qualidade do sistema Qualidade de vida

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS As relações entre questões éticas, sociais e políticas na sociedade da informação Figura 5-1

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS Principais tendências tecnológicas que suscitam questões éticas O poder computacional dobra a cada 18 meses: Dependência de sistemas computadorizados Custos de armazenagem de dados em rápido declínio: Facilidade de manutenção de bancos de dados sobre indivíduos

Avanço das redes e a Internet: Acesso remoto de dados pessoais Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS Principais tendências tecnológicas que suscitam questões éticas A análise de dados está progredindo: Análise de grandes quantidades de dados Avanço das redes e a Internet: Acesso remoto de dados pessoais

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Responsabilidade, prestação de contas e obrigação de indenizar Responsabilidade: Aceitação dos custos, deveres e obrigações potenciais pelas decisões Prestação de contas: Levantamento da responsabilidade por decisões e ações

Obrigação de indenizar: Permite aos indivíduos recuperar danos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Responsabilidade, prestação de contas e obrigação de indenizar Obrigação de indenizar: Permite aos indivíduos recuperar danos Devido processo: Leis são conhecidas e entendidas, e é possível apelar a autoridades superiores

Regra de ouro: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Princípios éticos eletivos Regra de ouro: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você Imperativo categórico de Immanuel Kant: Se uma ação não é correta para todos, não é correta para ninguém

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Princípios éticos eletivos Regra da mudança de Descartes: Se uma ação não pode ser realizada repetidamente, então não deve ser realizada nunca Princípio utilitário: Classifique os valores por ordem de prioridade e entenda as conseqüências de vários cursos de ação

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Princípios éticos eletivos Princípio de aversão ao risco: Realize a ação que causar o menor dano ou que tenha o menor custo potencial Regra ética do “nada é de graça”: Todos os objetos, tangíveis ou intangíveis, pertencem a seu criador, que deseja uma compensação por seu trabalho

Promulgados por associações como a American Medical Association (AMA) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Códigos de conduta profissional Promessas de auto-regulamentação feitas por profissionais, visando o interesse geral da sociedade Promulgados por associações como a American Medical Association (AMA)

Sistemas de informação sendo usados por empresas para: Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Alguns dilemas éticos do mundo real Sistemas de informação sendo usados por empresas para: Minimizar falhas na produtividade Evitar desperdícios de recursos em atividades não-relacionadas ao negócio

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direitos sobre a informação: privacidade e liberdade na era da Internet Privacidade: Direito dos indivíduos de não serem incomodados, de ficarem livres de vigilância ou da intereferência de outros indívíduos, de organizações ou do Estado Práticas para a informaça justa: Conjunto de princípios que administra a coleta e o uso da informação sobre indivíduos, com base em leis norte-americanas e européias

Consentimento informado Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Diretriz européia sobre proteção de dados Consentimento informado Consentimento dado mediante o conhecimento de todos os fatos necessários para tomar uma decisão racional

Cookies Pequenos arquivos depositados em um disco rígido Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desafios da Internet à privacidade Cookies Pequenos arquivos depositados em um disco rígido Usados para identificar o visitante e monitorar suas visitas ao site Web

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desafios da Internet à privacidade Bugs Web Minúsculos arquivos gráficos incorporados a mensagens de e-mail e páginas Web Projetados para monitorar on-line o comportamento do usuário da Internet

Modelo de opção de retirada Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desafios da Internet à privacidade Modelo de opção de retirada Consentimento informado de que sejam coletadas informações pessoais O consumidor solicita especificamente que os dados não sejam coletados

Modelo de opção de adesão Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desafios da Internet à privacidade Modelo de opção de adesão Consentimento informado que proíbe uma organização de coletar qualquer informação pessoal O indivíduo tem de aprovar a coleta e o uso da informação

P3P Projeto Plataforma para Preferências de Privacidade Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Soluções técnicas P3P Projeto Plataforma para Preferências de Privacidade Padrão do setor que dá aos usuários maior controle sobre a informação pessoal

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Soluções técnicas

Sob que condições podemos invadir a privacidade dos outros? Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Questões éticas Sob que condições podemos invadir a privacidade dos outros? O que legitimiza a invasão na vida das pessoas por meio de vigilância disfarçada, de pesquisa de mercado ou de qualquer outra maneira?

Temos de informar as pessoas de que as estamos espiando? Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Questões éticas Temos de informar as pessoas de que as estamos espiando? Temos de informar às pessoas de que estamos usando informações de seu histórico de crédito com a finalidade de selecionar candidatos a emprego?

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Questões sociais Estão ligadas ao desenvolvimento de “expectativas de privacidade” ou de normas de privacidade, assim como atitudes públicas

Concernem o desenvolvimento de estatutos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Questões políticas Concernem o desenvolvimento de estatutos Governam as relações entre os que armazenam os registros e os indivíduos

Propriedade intelectual: Criações intangíveis protegidos por lei Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direitos de propriedade: propriedade intelectual Propriedade intelectual: Criações intangíveis protegidos por lei Segredos comerciais: Obra intelectual ou produto que pertence à empresa, não ao domínio público

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direitos de propriedade: propriedade intelectual Direito autoral: Cocessão regida por lei que protege a propriedade intelectual de ser copiada por certo número de anos Patentes: Documento legal que garante ao proprietário o monopólio exclusivo sobre as idéias por trás de uma invenção

Questões éticas: Produção da propriedade intelectual Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desafios aos direitos de propriedade intelectual Questões éticas: Produção da propriedade intelectual Questões sociais: Divisões de leis de propriedade intelectual atuais Questões políticas: Criação de novas medidas de proteção da propriedade

Questões sociais: O que a sociedade deveria esperar e permitir? Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Responsabilidade, prestação de contas e obrigação de indenizar Questões éticas: Quem é moramente responsável pelas conseqüências do uso? Questões sociais: O que a sociedade deveria esperar e permitir? Questões políticas: Em que medida o governo deveria intervir, proteger?

Questões políticas: Leis de responsabilidade e prestação de contas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qualidade do sistema: qualidade de dados e erros de sistema Questões éticas: Em que ponto lançar os softwares/serviços para o consumo? Questões sociais: As pessoas deveriam ser encorajadas a acreditar que os sistemas são infalíveis? Questões políticas: Leis de responsabilidade e prestação de contas

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qualidade de vida: igualdade, acesso e fronteiras O equilíbrio do poder entre o centro e a periferia: Principais decisões políticas são centralizadas, como no passado Velocidade da mudança – redução do tempo de resposta à concorrência: Redução dos dispositivos normais de absorção dos choques sociais

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qualidade de vida: igualdade, acesso e fronteiras Manutenção das fronteiras – família, trabalho e lazer: O ambiente “Faça qualquer coisa em qualquer lugar” torna imprecisa a fronteira entre o trabalho e o tempo dedicado à família Dependência e vulnerabilidade: Não existem forças regulatórias ou que estabeleçam padrões

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qualidade de vida: igualdade, acesso e fronteiras Crime por computador: Atos ilegais cometidos com o uso de um computador ou contra um sistema de computadores Abusos digitais: Atos envolvendo computador que podem não ser ilegais mas são considerados antiéticos

Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qualidade de vida: igualdade, acesso e fronteiras Perda do emprego pela exclusão tecnológica e pela reengenharia: Causou a perda do emprego por milhões de gerentes de nível médio e trabalhadores burocráticos Igualdade de oportunidades e acesso – ampliação das brechas sociais e de classe: Sociedade das pessoas que estão capacitadas a trabalhar com computadores versus a daquelas que não estão

Lesão por esforço repetitivo (LER) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse Lesão por esforço repetitivo (LER) Doença ocupacional Grupos musculares são forçados por ações repetitivas com cargas de alto impacto ou por milhares de repetições com cargas de baixo impacto

Síndrome do túnel carpal (STC) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse Síndrome do túnel carpal (STC) Tipo de LER Pressão sobre o nervo mediano através da estrutura óssea do pulso chamada de túnel carpal produz dor

Síndrome da tela do computador Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse Síndrome da tela do computador Doença de estresse ocular Relacionado ao uso da tela do computador Entre os sintomas estão dores de cabeça, visão borrada e olhos secos e irritados

Tecnoestresse Estresse induzido pelo uso do computador Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse Tecnoestresse Estresse induzido pelo uso do computador Alguns dos sintomas são a exasperação, a hostilidade em relação às pessoas, a impaciência e a fadiga

Direitos e obrigações da informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Ações da administração: um código de ética corporativo Direitos e obrigações da informação Dieitos e obrigações da propriedade Prestação de contas e controle Qualidade de sistemas Qualidade de vida

QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS NA EMPRESA DIGITAL Capítulo 5 QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS NA EMPRESA DIGITAL