O QUE TEMOS FEITO PELA GRANDE OBRA? GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
história da salvação A História da Salvação
- Famílias - 1.
É uma Viagem ... É para Ver Ouvir e Ler ! Solo observe y escuche.
Para refletir e mudar... De sempre o melhor... E o melhor virá!
AS SETE LAGRIMAS DE UM VELHO MAÇOM
ESTOU PRONTO AGORA !.
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
É uma Viagem ... É para Ver Ouvir e Ler ! Solo observe y escuche.
? AS TRÊS PENEIRAs VERDADE BONDADE
GRUPO ETERNOS APRENDIZES
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
O CÉU E O INFERNO Sabedoria acima de tudo GRUPO FRATERNIDADE 17 de agosto de 2014 CLIQUE.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
TRAVESSIA DA VIDA TRAVESSIA DA VIDA TRAVESSIA DA VIDA
A c u c a r By Jorge Corrêa.
BUSQUE O HORIZONTE ... Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Aut. c/
PRECE DE AGRADECIMENTO PRECE DE AGRADECIMENTO AO SENHOR, NOSSO IRMÃO
A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Levante a sua Bíblia e diga:  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
para ser cantado pelo cantor principal do templo.
Provérbios de Salomão, capítulo 8
Choque Pr. Elton Tavares.
Neta.Slides apresenta.
O Chamado do Novo Paradigma Ian Paul Marshall O Chamado do Novo Paradigma Ian Paul Marshall Paradigma -> Fluxo do Pensamento; Princípios e Valores. Paradigma.
Andava eu pela estrada da vida, tempos atrás, quando certo dia, vi um letreiro que dizia: “Loja do Céu”. Grupo Aprendizes da Arte Real 28 de junho de.
Grupo aprendizes da arte real
(Autor não identificado)
José Jurandi Brito dos Santos
A EGRÉGORA PP GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
. Um toque para despertar GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 29 de outubro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
MAÇONARIA PROTESTA Os Irmãos de Alagoinhas-BA, ainda não demonstraram essa coragem, mas... existem orientes onde os maçons já estão assumindo suas responsabilidades.
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
O PONTO DENTRO DO CÍRCULO
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 26 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES VISITAS.
LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
A LOJA MAÇÔNICA DE ALEIJADINHO
Sois o Garçom? Grupo Aprendizes da Arte Real
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 19 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
O Maçom e sua única asa Lenda Maçônica (Autor desconhecido)
Em Loja, meus Irmãos! Ir  Fernando José Milliet Martins Grupo Aprendizes da Arte Real 23 de.
A Lâmpada do Átrio (Ir.`. Paulo Roberto Marinho )
REGULARIDADE MAÇÔNICA
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 02 de maio de 2012 LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
O GALO NA CÂMARA DAS REFLEXÕES
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 02 DE SETEMBRO DE 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
NOVOS TEMPOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
A B U N D Â N C I A GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
É um bom momento Ir  Laercio Marques do Nascimento Filho Grupo Aprendizes da Arte Real 22.
POSTURA e AÇÃO GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 07 DE AGOSTO DE 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
Não quero mais uma Loja Maçônica (Waldo Fazzio Junior)
Flores no caminho Sônia Carvalho
A LAPIDAÇÃO DA PEDRA BRUTA ATRAVÉS DO ESTUDO MAÇÔNICO
POEMA - "A ELEVAÇÃO" Autor: Ir  João Francisco Dos Santos Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 13 de agosto de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES PP
ENTENDI O QUE SOU? Ir  Alfredo Alves de Oliveira Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11.
OBJETOS SIMBÓLICOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
O PRAZER DA VIDA Kahlil Gibran GRUPO FRATERNIDADE GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 02 de outubro.
02 JANEIRO 2006 ORAÇÃOMAÇÔNICA Dedicado ao querido irmão Manoel Espinho que criou com a remessa desta oração a oportunidade de criação!
"As Peneiras da Sabedoria"
Transcrição da apresentação:

O QUE TEMOS FEITO PELA GRANDE OBRA? GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL jurandi@juraemprosaeverso.com.br www.juraemprosaeverso.com.br 15 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES PP-1-013 O QUE TEMOS FEITO PELA GRANDE OBRA? IrSamuel Macêdo Guimarães  Rito Brasileiro

Estava a refletir sobre este quadrilongo que nos cobre do mundo profano, para levantarmos templos as virtudes e cavarmos masmorras aos vícios.

Ao intuir sobre seus propósitos, não perco de vista que o aspecto físico da arquitetura interior, esta me aponta do Oriente ao Ocidente, do Sul ao Norte, da Terra ao Céu e da Superfície ao Centro da Terra e percebo que algo mais misterioso e insondável pressente o além do universo que esta oficina me conduz a algo mais além das aparências.

Os símbolos e alegorias podem ser a chave da ciência para uma análise que não perde de vista a intuição. mas que ciência é esta? É preciso ser um mestre das ilusões, sem jamais nos iludirmos pelas aparências, pois, um símbolo é sempre uma idéia consciente que representa ou encerra a significação de outra inconsciente.

Enquanto fazemos o que achamos ser o melhor possível, como homens livres e de bons costumes, ainda assim, não estamos garantidos de que temos todas as respostas de imediato.

A nossa marcha para o alto, depende do nosso próprio anseio de perfeição. e o que é a perfeição senão a nossa própria integridade?

Creio que quando estava como Aprendiz, adquiri o meu salário pela fé, e acredito agora, que através da esperança, alcançarei mais um degrau. De todos os meus Irmãos maiores, espero a caridade.

Sei, Venerável Mestre, que as ferramentas necessárias para o momento estão guardadas dentro das colunas, e que estes dois pontos solsticiais, nos demarcam a união justa e perfeita entre Irmãos.

Mas quem são os Irmãos. Apenas os homens livres e de boa vontade Mas quem são os Irmãos? Apenas os homens livres e de boa vontade? Ou estes são os Irmãos parceiros, da construção de um mundo melhor através de uma sempre renovada arquitetura, referenciada por um mistério ainda maior e que sabemos, mora no centro e em todos os pontos da Estrela Flamejante?

E tudo isto reflito, porque no caminho encontrei as Quatro Virtudes Cardeais: Temperança, Justiça, Coragem e Prudência , das quais intuí pela análise de que a quinta ponta é o homem livre e de bons costumes e de que a partir da união destas cinco pontas, pelo poder da síntese, faz com que nossos corações se rejubilem com a presença da Letra G. Sim V.'.M.'., E.'.V.'.A.'.E.'.F.'..

E aos estimados Irmãos que os reconheço mesmo na obscuridade, por que sois homens da luz, relembro a Régua no ombro direito, que nos recorda o juízo reto, a correção moral e espiritual.

Não menos importantes são a força, a potência, a sabedoria e a procura incessante da justiça simbolizada pelo Maço, Cinzel, Alavanca, Esquadro e o Compasso tatuado nos nossos corações pela força do juramento. E ainda relembro, quando anteriormente falei dos símbolos, de que é preciso ver também além das aparências.

Sendo assim gostaria de refrescar a nossa memória com a última fala do V.'.M.'. no Manual de A.'.:

— "Meus irmãos! Depuremos incessantemente a nossa Ordem de tudo quanto lhe for nocivo, enriqueçamo-la de Obreiros dignos para que ela continue a ser a maior força social e espiritual, a influir beneficamente nos destinos do mundo."

Isto meus Irmãos, associo a uma fala do Segundo Vigilante nas ferramentas e símbolos do Grau de Companheiro quando cita Amós 7: 7-8: "— Isto me mostrou o Senhor: Javé estava sobre um muro e, na mão, tinha um Prumo. E Javé me disse: "O que você está vendo Amós? ”Eu respondi: "Um Prumo". E ele me disse: "Vou tirar o Nível do meu povo Israel, não o perdoarei mais."

Nesta reflexão, acho uma possível resposta: o que intuí e analisei na lapidação da Pedra Bruta é que ao transformá-la em Pedra Cúbica, nela coloquei o meu espírito e obtive a abundância do conhecimento. Mas que além de todas as aparências estão a estabilidade e a firmeza e, mais ainda, a força e a alegria. E encontrei a cruz no cubo da pedra polida e no centro da cruz vi escrita a frase "O homem nasceu para trabalhar assim como o pássaro para voar".

Alerto para uma frase do Manual de Companheiro: "Grande e bela é realmente a nossa Ordem, tudo nela se faz pela dignificação do espírito. Sejamos, pois Irmãos, incansáveis na edificação da grande obra". Por esta razão encerro com uma pergunta para nossa reflexão: o que temos feito pela Grande Obra?

GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL TEXTO: IrSamuel Macedo Guimaraes – Loja 28 de Julho -Itabuna-Bahia – Rito Brasileiro Fotos: Do arquivo do Jura em Prosa e Verso FORMATAÇÃO: JURA EM PROSA E VERSO MÚSICA: SOLITUDE – Ernesto Cortazar