SIM 15/16 – T7 Processamento de Sinal e Imagem Médica Miguel Tavares Coimbra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processamento Digital de Sinais
Advertisements

O Áudio (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Sistemas Multimídia Som
Amostragem/Reconstrução
Dados analógicos no ARDUINO
Especificações de Filtros
Conversores Analógico-Digital
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
MULTIMÍDIA Mídias Discretas e Contínuas (Slide - 3)
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
1.1. CONTROLE DIGITAL SISTEMAS DE CONTROLE DIGITAL podem executar duas funções: SUPERVISÃO (externa à malha de realimentação): sincronismo de tarefas,
2. Sinais e Sistemas Discretos
TE-072 Processamento Digital de Sinais I
Imagem Digital Conceitos, Processamento e Análise
Técnicas Algorítmicas em Processamento de Imagens
Apresentação de uma metodologia de detecção e correção de falhas presentes na estrutura física de formulários de tipo Tabela. Estas falhas são oriundas.
Universidade Federal de Minas Gerais
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Uma análise do fenômeno acústico
TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO
MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO
Capítulo IV – Processamento de Imagem e Vídeo
Aquisição e reprodução de som
Capítulo I – Processamento de Sinal
Unidade I Noções básicas de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Redes de Computadores Transmissão da Informação.
Processamento de Imagem Digital utilizando software VTK
Fundamentos de Análise de Sinais
Departamento de Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro Processamento Digital de Sinal José Vieira e Ana Tomé Departamento de Electrónica,
Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática
Curso de Processamento Digital de Sinais e Imagens
Estatística Descritiva
Processamento de Imagens
Processamento de Sinais
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Clayton de Medeiros Vasconcelos Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas CAT- Out
Comunicação de informação a longas distâncias
Capítulo II – Imagem Digital
exemplos e aplicaçãoes da TRANSFORMADA EM ONDELETAS
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
Sinais Digitais, transmissão e problemas
Tecnologias da Informação e Comunicação
Conceitos de Sinais e Sistemas Mestrado em Ciências da Fala e da Audição António Teixeira.
Capítulo III – Processamento de Imagem
SIM 14/15 – T6 Processamento de Sinal e Imagem Médica Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
1AT 2006 Conceitos de Sinais e Sistemas Mestrado em Ciências da Fala e da Audição Edição 2006/7 António Teixeira.
Administração e Projeto de Redes
Aula 1: Introdução aos Sistemas Digitais
Aquisição e reprodução de som
Digital Image Processing, 2nd ed. © 2002 R. C. Gonzalez & R. E. Woods 3 Representação da Imagem Digital O espectro eletromagnético.
Profa. Adriana Sanchez Ciarlo
O áudio.
Modulação Disciplina: Comunicação de Dados Ano lectivo: 2014/2015
Diagnóstico por Imagem.
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
Sinais no Tempo Discreto
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
Técnicas Algorítmicas em Processamento de Imagens
ÁUDIOS DIGITAIS Bit (simplificação para dígito binário, " Binary digit " em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida,
Fundamentos de Redes de Computadores
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
1820 – Oersted verifica experimentalmente que uma corrente eléctrica cria um campo magnético. Até então, a electricidade e o electromagnetismo eram realidades.
MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Correlação de sinais  Correlação cruzada  Exemplo correlação  Autocorrelação  Propriedades da correlação  Exemplo.
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha Aula 01 – Introdução à Eletrônica Digital.
CONVERSORES DE SINAL.
T4.1 – Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra.
SIM 17/18 – T6 Processamento de Sinal e Imagem Médica
Transcrição da apresentação:

SIM 15/16 – T7 Processamento de Sinal e Imagem Médica Miguel Tavares Coimbra

Para quê processar sinais?

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Dados –Factos –Mensuráveis –Ausência de significado Processamento de Dados Informação –Dados interpretados –Dados relacionados –Contexto –Estrutura “A informação representa o dado interpretado, contextualizado ou utilizado por alguém.” in Wikipedia. Processamento Definições claramente insatisfatórias!

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica O que é o “Processamento” de Sinal e Imagem? Processamento de Sinal –Análise, interpretação e manipulação de um sinal. Exemplo: –Para medir uma temperatura, ‘processo’ o comprimento de um volume de mercúrio. Estou a ‘Processar’ um Sinal

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Produção Excessiva de Dados O número de dados produzidos pelos seres humanos cresce a uma velocidade vertiginosa. –Fotografias –Vídeo –Música –Livros –Publicações –... Número de publicações científicas por região do mundo - adaptado de American Scientist Online

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Problemas Como anotar tudo isto? Como armazenar tudo isto? Como pesquisar tudo isto? Não consigo fazer isto tudo. Preciso de ajuda!

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica O que fazer? Processar! Com o Processamento posso: –Eliminar dados redundantes. –Converter dados noutro tipo de dados mais úteis. –Descobrir ‘Padrões’ nos dados para apoio à minha pesquisa. –Analisar os dados e tirar conclusões. –... O Processamento permite-me ‘navegar’ num ‘mar’ de dados.

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Dados Médicos Exames Clínicos Dados de Pacientes Imagem Médica... Assistimos a uma verdadeira ‘explosão’ de dados de imagem médica!

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Vantagens do Processamento de Dados Médicos Armazenamento –Redução do tamanho dos dados. –Indexação mais eficiente dos dados. Anotação –Redução dos tempos de anotação. –Anotação automática. Pesquisa –Maior flexibilidade na pesquisa. –Pesquisa mais rápida e eficiente.

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Exemplos Exames de Cápsula Endoscópica –Produzem vídeos com 8 horas de duração e ficheiros com 1 Gb de tamanho. –Um especialista pode gastar 2 horas a anotar um vídeo. –Portugal é responsável por 1000 exames por ano. –A nível mundial já foram feitos exames. Quem paga tudo isto? –Armazenamento –Anotação –Tempo perdido pelos médicos

Sinal Digital

Problema Sinais reais são contínuos em amplitude e tempo Os computadores só trabalham com dois símbolos: 1 e 0 Como posso converter os sinais para uma linguagem que o computador ‘perceba’? SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Sinal analógico: Contínuo no tempo e na amplitude. –Som emitido pelas colunas do rádio –Imagem emitida pela televisão –Velocidade do meu automóvel Sinal digital: Discreto no tempo e na amplitude. –Amostragem –Quantização Analógico vs. Digital A conversão analógica- digital implica perda de informação!

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Amostragem Apenas um valor é recolhido num intervalo definido de tempo. –Cada valor corresponde a uma ‘amostra’. Frequência de amostragem –Número de amostras recolhidas por segundo Frequência de Nyquist: A frequência máxima do sinal amostrado é igual a metade da frequência de amostragem

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Quantização Amostras possuem um número finito de valores possíveis. –O valor analógico é arredondado para o valor válido mais próximo. Intervalo de quantização. –Diferença entre dois valores válidos. Quanto menor o intervalo de quantização, maior a precisão do sinal. Problema: Precisamos de mais memória para o armazenar!

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Sinal Digital Maior nível inicial de ruído (quantização, amostragem) –Um CD novo tem pior qualidade de som do que um disco de vinil novo. Melhor robustez ao ruído –Um CD velho tem melhor qualidade de som do que um disco de vinil velho. –Uma cópia de um CD é exactamente igual ao CD original –Uma cópia de uma cassete tem mais ruído do que a cassete original. Pode ser processado por um computador! Demonstra-se matematicamente!

Outros 1s e 0s Como quantifico cor? Como quantifico textura? Como quantifico conhecimento? Representações de conhecimento são um dos grandes desafios do processamento de sinal SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Ruído: O grande inimigo

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica O que é o Ruído? Define-se como qualquer degradação do sinal original. Todos os sistemas reais contêm ruído. –Ruído de medição. –Ruído de quantização / amostragem. –Ruído térmico. –... Todas as partículas microscópicas vibram a uma frequência relacionada com a sua temperatura. O ruído constante provocado por esta vibração chama-se Ruído Térmico.

SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica Fontes de Ruído Diferentes sinais são afectados por diferentes fontes de ruído. Para processar um sinal, devo estudar que fontes de ruído são relevantes. Algumas fontes de ruído ‘universais’: –Ruído térmico. –Ruído de medição. –Ruído de quantização / amostragem.

Algoritmos de Processamento

Negativo de uma imagem SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Contrast Stretching SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Filtros de suavização SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Detecção de fronteiras SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Segmentação SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Fluxo óptico SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Investigação em Sinal e Imagem Médica Exemplos UP

Deste já ouviram falar… SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Monitorização com smartphones SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Auto-Monitorização

Wearable Sensors SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Variáveis Ambientais SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Ingestão de calorias SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Cápsula Endoscópica SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Imagem de Microscopia SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

Endoscopia SIM 15/16 – T7 – Processamento de Sinal e Imagem Médica

E muitos mais…