Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Advertisements

O QUE É ÉTICA?.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Identidade sacerdotal e santificação do ministério I
GRUPO ETERNOS APRENDIZES CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
Compreender que a adoração deve ser seguida do serviço. Entender o que constitui a verdadeira adoração.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
ÉTICA E MORAL.
Discriminação O Racismo
Determinismo e liberdade na acção humana
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.
E o Espírito do Capitalismo
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Educação Cristã vs Relativismo
Ou quem e o que o constitui
Emile Durkheim e o fato social
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
O Santo Padre na missa desta terça-feira (28 de Janeiro de 2014) falou sobre a fecundidade da oração de louvor. Ao comentar a primeira leitura, extraída.
Clique para passagem de slides Ligue o som E ELES O PERDERAM.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Catequese 2.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
DIREITO - 9º SEMESTRE UNISAL Profª Me. Claudia Gamberini Mardones.
PP Jura em Prosa e Verso GRUPO FRATERNIDADE PRECISO DE UM AMIGO.
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Émile Durkheim
Três Advertências Iniciais:
Grupo aprendizes da arte real
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL Clique para avançar os slides
(Autor não identificado)
(Ubirajara Rodrigues) GRUPO MAÇONARIA – UNIDOS SOMOS MAIS FORTES 24 de junho de 2012 LIGUE.
José Jurandi Brito dos Santos
FARTURA, ABUNDÂNCIA GRUPO MAÇONARIA UNIDA
(Ir.'. Luis Carlos de Oliveira Silva )
MAÇONARIA PROTESTA Os Irmãos de Alagoinhas-BA, ainda não demonstraram essa coragem, mas... existem orientes onde os maçons já estão assumindo suas responsabilidades.
O PONTO DENTRO DO CÍRCULO
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 26 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES VISITAS.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de abril de 2014 LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
A LOJA MAÇÔNICA DE ALEIJADINHO
O Maçom e sua única asa Lenda Maçônica (Autor desconhecido)
Em Loja, meus Irmãos! Ir  Fernando José Milliet Martins Grupo Aprendizes da Arte Real 23 de.
REGULARIDADE MAÇÔNICA
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 02 de maio de 2012 LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
O direito e o dever de emitir nossa Opinião GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 27 de novembro de 2012 LIGUE O SOM APÓS A LEITURA,
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 02 DE SETEMBRO DE 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
GRUPO MAÇONARIA UNIDA 18 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
DEZ CONDUTAS MAÇÔNICAS DESEJÁVEIS
NOVOS TEMPOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
POSTURA e AÇÃO GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 07 DE AGOSTO DE 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
Professor: Suderlan Tozo Binda
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 13 de agosto de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES PP
Ética.
OBJETOS SIMBÓLICOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
Loja Templários da Arca Sagrada - TAS
JURA EM PROSA E VERSO GRUPO FRATERNIDADE 25 de outubro de 2015 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR.
Transcrição da apresentação:

Livre e de bons costumes (Autor não Identificado ) GRUPO MAÇONARIA – UNIDOS SOMOS MAIS FORTES www.juraemprosaeverso.com.br jurandi@juraemprosaeverso.com.br 01 de junho de 2012 Ligue o som – Clique para avançar os slides Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )

"Livre e de bons costumes" é uma expressão que se usa com bastante frequência para descrever um maçom...

"sou livre e de bons costumes".   "Livre e de bons costumes" é uma expressão que se usa com bastante frequência para descrever um maçon. É igualmente usada em determinadas circunstâncias quando pretendemos acentuar a nossa condição de maçons, e como tal dizemos: "sou livre e de bons costumes".

Costumes... o que são bons costumes? Livre... provém de liberdade, ou seja um homem livre será aquele que pode fazer uso da sua liberdade. E como pode ser entendida a liberdade?   Costumes... o que são bons costumes?

Para compreender um pouco melhor o sentido destas palavras importa que nos debrucemos um pouco sobre os seus significados possíveis. A possibilidade de fazer o que se quiser, de realizar sem impedimentos externos, os próprios desejos e aspirações dá-nos a perspectiva política da liberdade.

Sob um ponto de vista histórico a liberdade designa a condição oposta à escravidão. Mas, os defensores da liberdade racional reconhecem a existência de um outro "cativeiro" - o exercido pelas tendências inferiores, que impedem o homem de realizar a sua verdadeira natureza de ser racional - o que nos leva a uma nova concepção de liberdade, em que predomina o domínio da razão, do eu superior, e nos leva à liberdade do sábio (Espinosa) ou, em regime cristão, à do santo. No limite desta concepção a vontade humana coincide com a ordem da razão (ou com a vontade de Deus).

Mas, Aristóteles não concorda com os princípios anteriores, rejeita o intelectualismo excessivo e afirma que o homem pode, conhecendo o bem, praticar o mal vencido pela paixão.

"Diz-se "costume", "costumes" a prática repetida de um ou mais actos ou acções humanas que tendem a generalizar-se, por força do hábito e da imitação, e a perdurar indefinidamente, constituindo-se em princípio, regra ou norma de conduta para os indivíduos da mesma sociedade".   Os costumes são assim uma das fontes de Direito e passam a ser consagrados em Lei.

Podem ser também entendidos como uma "maneira de agir estabelecida pelo uso num povo ou grupo social", ou como "uma forma de comportamento socialmente prescrita mantida pela tradição, e reforçada pela reprovação social da sua violação" (Fairchild). Estas abordagens dão-nos a perspectiva sociológica.

Refere a primeira definição "prática de actos ou acções humanas que tendem a generalizar-se", assim como "a perdurar indefinidamente". A força dos costumes é tal que podem ser consagrados na própria lei, e a sua não observância ser reprovada socialmente.

Mas a expressão "livre e de bons costumes" é explicita acerca de quais os costumes que são determinantes para se ser Maçon: os bons.Mas interrogo-me... os bons costumes poderão ser assim considerados apesar das diferenças culturais existentes entre as várias sociedades?

E interrogo-me novamente, os bons costumes poderão persistir enquanto tal apesar das mudanças sociais, culturais, economicas e políticas que nos dias de hoje ocorrem a um ritmo alucinante?

aprofundado acompanhado de uma ponderada reflexão. Não será que as práticas repetidas e generalizadas que tendem a se perpetuar no tempo o são cada vez menos?   Como podemos verificar esta pequena frase é grande nos seus significados. Leva-nos a campos tão diversos como os da História, Filosofia, Política, Sociologia e da Moral, pelo que as respostas não são fáceis de encontrar sem um estudo aprofundado acompanhado de uma ponderada reflexão.

Por isto não vou concluir esta prancha, mas deixá-la em aberto para que cada um de vós a possa concluir e encontrar o significado de "Livre e de bons costumes" no íntimo do vosso coração.

Para terminar gostaria apenas de vos ler um trecho de um momento da Iniciação em que o Venerável Mestre realiza algumas advertências ao profano antes de este ser submetido às provas iniciáticas, assim diz:

"É para conter a tendência para as paixões mais indignas, que por vezes a razão não consegue evitar; é para nos libertarmos dos desprezíveis interesses que escravizam muitos homens, que nos constituímos em Sociedade.

Nós trabalhamos em conjunto e sem descanso para o nosso aperfeiçoamento; procuramos habituar o nosso coração a entregar - se apenas a objectivos nobres e o nosso espírito a conceber somente sólidas ideias de valor e de virtude.

Prancha de Autor não Identificado (M:.M:.) - Lisboa, Janeiro de 6005 É regulando assim as próprias atitudes pelos princípios da moral que se pode dar, à própria alma, o justo equilíbrio de força e sensibilidade que constitui a sabedoria, isto é, a ciência da própria vida."   Disse! Prancha de Autor não Identificado (M:.M:.) - Lisboa, Janeiro de 6005

GRUPO MAÇONARIA – UNIDOS SOMOS MAIS FORTES FORMATAÇÃO: JURA EM PROSA E VERSO TEXTO: Autor não identificado (E mail recebido de um colaborador de Lisboa-Portugal) FOTOS - DA INTERNET MÚSICA: Mentiras – Adriana Calcanhoto