Soluções Sustentáveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
Advertisements

A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Meio Ambiente..
Ecologística: a logística da ecologia
20 Perguntas
Gestão Sustentável da Construção Civil Tishman Speyer Properties
Sugestões de ações para implantações
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Você sabe o que é o Novo Código Florestal?
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Desenvolvimento sustentável.
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Premissas Ambientais no desenvolvimento do Projeto
Reaproveitamento da Água de Chuva
MEIO AMBIENTE.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
NAS REFORMAS DE EDIFÍCIOS Luis Delgado Zorraquino
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Engenheiro civil Plinio Tomaz
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
CIPA 2013/2014.
Energia Solar.
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde do nosso planeta
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
Dia do Design Sustentável
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Filtros caseiros.
Secretaria de Serviços Públicos
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
“(…) um pouco por todo o lado, governos e empresas apostam nas suas próprias medidas de desenvolvimento sustentável, principalmente no sector das energias.
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
ENTRETENIMENTO PRODUTIVIDADE.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Reaproveitamento de Águas. Objetivo do Projeto: Implantar e incentivar a implantação de sistemas de captação e utilização de águas pluviais e reutilização.
RESERVATÓRIO DE MADEIRA TRATADA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA CLODOALDO FORNARI’ 1 Professor da Química *Escola de Educação Básica Professor Mansueto.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
Transcrição da apresentação:

Soluções Sustentáveis Luiz Gustavo Montone Martins Engenheiro Ambiental e de Segurança Trabalho CREA: Nº 5069002471

Opções Técnicas Painel fotovoltaico ; Sistema de Captação de água de chuva; e Conjunto de separadores de lixos recicláveis e não recicláveis. LMartins Engenharia

Painel Fotovoltaico Sistema Fotovoltaico (Off-Grid) - Desconectado da rede pública de energia.

Sistema ( Off – Grid) Componentes do sistema: Painel Solar : Captação da energia solar e transformação da energia solar em energia elétrica. Controlador de carga: Equipamento responsável por controlar a sobrecarga e descarga de energia nas baterias. Baterias solar: Equipamento específico para armazenamento da energia elétrica. Obs. Não utilizar bateria automotiva, pois pode danificar o sistema e também diminuir a vida útil da bateria. Inversor de Tensão: Equipamento que irá utilizar a energia que está armazenada na bateria e transformá-la em 110/127/220 V em corrente alternada (CA) que é a mesma energia que você tem na tomada de casa.

Vantagens Energia Renovável (inesgotável); Não Polui; Não emite barulho; Pouca manutenção (Limpeza anual); Energia Limpa; Diminuição da conta de luz; e Valorização do imóvel (autossustentável).

Sistema de Captação de Água da Chuva

Sistema de Captação de Água da Chuva O sistema de captação de água da chuva é utilizado para fins não potáveis, ou seja, para o não consumo humano. O sistema consiste basicamente na captação de água da chuva através da área do telhado e conjunto de calhas. Essa água será conduzida por meio de tubos e conexões até um filtro e, posteriormente, para a cisterna. Após, poderá ser utilizada para diversos fins.

Vantagens Diminuição de aproximadamente 70% da conta de água; Lavagem de pisos e pátios; Lavagem de carros; Irrigação de jardins e hortas; Lavagem de roupas e louças; Banho; Descarga sanitária; e Lavagem de peças e equipamentos.

Conjunto de separadores de lixo recicláveis e não recicláveis

Conjunto de separadores de lixo recicláveis e não recicláveis Separação do resíduo doméstico através do conjunto de lixos, a fim de garantir a destinação correta para cada tipo de resíduo.

Vantagens Baixo custo de implementação e manutenção; Auxílio no descarte final; Adequação para cada tipo de resíduo; Ajuda na coleta seletiva; Fomenta a geração de emprego, pois com o conjunto separadores muitos catadores irão até as residências para fazer a coleta seletiva; e Marketing verde.

Análise de viabilidade das opções sustentáveis Tipo do empreendimento: Conjunto de casas residenciais. Opção 1 : Implantação de fossa séptica Custos do Projeto: Elaboração: Baixo Custo Execução: Médio Custo Manutenção: Alto Custo

Análise de viabilidade das opções sustentáveis Tipo do empreendimento: Conjunto de casas residenciais. Opção 2 : Sistema de energia fotovoltaica ( Sistema – OFF GRID) Custos do Projeto: Elaboração: Alto Custo Execução: Alto Custo Manutenção: Baixo Custo

Análise de viabilidade das opções sustentáveis Tipo do empreendimento: Conjunto de casas residenciais. Opção 3 : Sistema de Captação da Água da Chuva Custos do Projeto: Elaboração: Médio Custo Execução: Baixo Custo Manutenção: Baixo Custo