RENASCIMENTO
iniciou na Itália, particularmente em Florença Foi sobretudo, um fenômeno urbano, produto das cidades que floresceram no centro e no norte da Itália, como Florença, Ferrara, Milão e Veneza, resultado de um período de grande expansão econômica e demográfica dos séculos XII e XIII. Os principais traços do renascimento foram a imitação das formas clássicas da antiguidade greco-romana e a preocupação com a vida profana, o humanismo e o indivíduo.
ARQUITETURA Representantes: Filippo Brunelleschi (1377-1446) foi quem apresentou a nova concepção renascentista na arquitetura. Edificou as igrejas do Espírito Santo, de São Lourenço e a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença
Espírito Santo: Possível planta original Espírito Santo: a fachada frontal inacabada Espírito Santo: Possível planta original Espírito Santo: perspectiva do que seria o projeto original de Brunelleschi, segundo sanpaolesi. in NORBERG-SCHULZ. op. cit. p.123
A sua obra mais conhecida é a cúpula do "Duomo", na Santa Maria Del Fiore, Construída em 1434, foi a primeira cúpula de grandes dimensões, erguida na Itália, desde a Antiguidade sobre uma enorme base octagonal.
Também projetou o Hospital dos Inocentes, que era caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, as quais constituiam o elemento de sustento e a sua planta de cruz latina. Esta foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitectura, clara e organizada de uma forma racional. Outra grande obra deste artísta é o Palácio Pitti , sendo este protótico do estilo palaciano renascentista
Palácio Pitti, construído pelos Médices no século XV
Catedral de Santa Maria del Fiore Florença
Giuliano de Sangallo (1445-1516) uniu seu gênio ao do pintor Rafael Sanzio (1483-1520) para, juntos, dirigirem os trabalhos da Basílica de São Pedro. Inicialmente projetada por Donato Bramante, iniciada em abril de 1506, a basílica seria erguida sob a forma de uma cruz grega, porém após sua morte em 1514 teve seu projeto modificado.
-Uma comissão, formada por Rafael, Fra Giocondo e Giuliano da Sangallo, reprojetou a basílica como uma uma cruz latina, com três naves. -Após a morte de Rafael, em 1520, novos arquitetos assumiram o projeto, sendo eles: Antonio da Sangallo, Baldassarre Peruzzi e Andrea Sansovino
-Em 1546, com a morte de Sangallo, Paulo III confiou a Michelangelo a chefia da arquitetura. Responsável pela abside, pelo transepto e pela cúpula, Michelangelo deixou em 1564, ano de sua morte, o trabalho todo praticamente completo. Mais tarde, sobre a cúpula, a qual possuía um diâmetro de 41,9 metros, Domenico Fontana construiu o lanternim e a cruz, finalmente construída em 1593, aproximadamente 138 metros de altura.
Cúpula da Basílica livro: "Shrines of Power"
Vista interna da cúpula da basílica livro: "Shrines of Power
Desta forma a construção da Basílica foi completada por Carlo Maderna em 1612, com duração de mais de um século, originando uma monumental construção, sendo sua principal nave aproximadamente 187 metros de comprimento.
Basílica de São Pedro livro: "Shrines of Power"
Projeto de Bramante
Projeto de Michelangelo
-Em 1740, após 150 anos da construção, a cúpula apresentava fissuras e desgastes que, neste momento, questionavam a segurança da mesma. -Um grande número de especialistas foi consultado, dentre eles Giovanni Poleni. -Poleni, com o auxílio da literatura da época e com experimentos conseguiu determinar os esforços horizontais gerados pela cúpula e em1742 concluiu a reforma da cúpula.
Esforços na cúpula
-Donato di Angelo del Pasciuccio, conhecido como o Bramante, (1444-1514). -Alcançou a fama atrvés do seu trabalho sobre geometria de desenho de perspec- tiva e a sua obra exerce notável influência sobre a obra de Michelângelo ou mesmo de Rafael. Uma das suas obras mais emblemáticas é o Tempietto de S. Pedro In Montorio.
Tempietto de San Pietro in Montorio
ESCULTORES RENASCENTISTAS
Donato di Betto Bardi 1386-1466 DONATELLO
Davi c. 1444-46 Bronze 158 cm Museo Nazionale del Bargello, Florence
Estátua equestre do Gattamelata, em Pádua
Maria Madalena, Duomo, Florença
MIGUEL ANGELO
Miguel Angelo - Pieta 1498- 99
David de Miguel Angelo, Florença
Moisés
Andrea del Verrocchio
Davi
Monumento equestre a colleoni - Veneza
Davi - Verrocchio Davi -Donatello Davi - Michelangelo
PINTORES RENASCENTISTAS
MASACCIO- 1401-1428 Tommazzo San Giovanni Valdano
O dinheiro do tributo
BOTTICELLI Alessandro Di Mariano Felipepi 1445-1510
Nascimento de vênnus
A Primavera
LEONARDO DA VINCI
Monalisa - a Gioconda
Dama do Arminho
A Última Ceia
Estudo de Gravidez Pescoço e ombro
Máquina Escavadora Besta gigante
MIGUELANGELO BUONAROTI 1475- 1564
Teto da Capela Sistina
A Criação de Adão
O Juizo Final
RAFAEL 1483-1520
Escola de Atenas- 1510-11/ Vaticano
A Transfiguração
Tiziano Vecellio ou Vecelli 1590-1576
Bacanal dos Adrianos -1508 Prado- Madri
Hieronymus Bosch 1450 -1516
O Navio dos Loucos- Louvre
O Jardim das Delícias Terrenas- 1500- Prado/Madri
O Jardim das Delícias Terrestres - 1500- Prado/Madri
Peter Bruegel, o Velho (1525/30-1569), Breda – Países Baixos (atual Holanda).
O Triunfo da Morte -1562- Prado/Madri
A Queda dos Anjos 1562- Bruxelas
Caçadores na Neve 1565- Museu de Viena
Albrecht Dürer (1471 - 1528)
Auto-retrato
O Cavaleiro a morte e o diabo Gravura em metal
Domenikos Theotokópoulos 1541-1614
El Greco, O enterro do Conde Orgaz
El Greco, O Baptismo de Cristo (1608-1614)