Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Computação em Nuvem
Advertisements

Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
QoS para Realidade Virtual
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Sistemas Operacionais de Rede
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Prefeitura de Santo André
CLOUD COMPUTING IDEIA-Inst. Desenv. Educ. “Inovando o Aprendizado”
Fernando Seabra Chirigati
Cloud Computing Computação nas Nuvens Prof. Bruno Catiari.
Computação em Nuvem.
Cloud Computing.
SGI Apresentação Técnica.
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Cloud Computing. Jorge Luiz Taioque Gerente de Técnologia (Grupo LPNet) Bacharelado em Sistemas de Informação Mestrado em Ciência da Computação.
Professora Vanessa Fonseca
Mandic Partner Program
Cleber da Paixão Rojas Rafael Xavier
Felipe Bogossian Luiz Felipe Maciel Renato Sampaio Rodrigo Couto
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sistemas Distribuídos
Arquitetura Cliente /Servidor
Virtualização.
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
Alexandre Barbosa de Lima SF/PMSP
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Private Cloud na Prática VIR302
Intercloud Cauê R P Moresi.
O primeiro passo para a nuvem
Vanet´s – Vehicular Adhoc Networks
Processos.
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Sistemas Distribuídos
Sistemas de Informações Gerenciais
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Aplicações de redes em sistemas de informação
Gestão da Tecnologia da Informação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Managed Cloud Services
Conceitos de Monitoramento
Estrutura de Interconexão
Introdução aos Sistemas Operacionais
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
SEIS PREVISÕES DO FUTURO PÓS-CLOUD Engenharia de Software II.
Integrated Services Digital Network
Leandro Ramos  1 - Consolidação de servidores Reduzir a quantidade de servidores ajuda drasticamente a reduzir consumo de energia.
Gerência da Informação Na era da INFORMAÇÃO EXTREMA Cerutti – gerência aula 4.
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Workshop de abertura Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa Everton.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
Transferência de Tecnologia Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa.
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
Sistemas Operacionais de Redes Virtualização IGOR ALVES.
Segurança Lógica e Física de Redes Gestão da Segurança da Informação Criptografia Proteção de Perímetro Anderson Aparecido Alves da Silva – Aula 12_2 1.
Solução CRM SaaS Tecnologia da Informação Aplicada ao Marketing IBE FGV Campinas TIGEN 15 Grupo: Alberto Hirota Mário Meyer Vladmir Sabatino Jr.
Software em nuvem para o gerenciamento de dados de medição 45ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA ASSEMAE MAIO 2015.
Transcrição da apresentação:

Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS

As perguntas... O que é a tão falada Computação em Nuvem? Como surgiu a Computação em Nuvem?

Vamos voltar no tempo... Há décadas atrás existiam nas empresas uma forma centralizada e exclusiva, ou seja, era uma rede apenas interna usada para tráfego de dados e de informações, com o passar dos anos foi percebido a necessidade de se comunicar com outras organizações, sendo essa tarefa muito complexa e cara.

Vamos voltar no tempo... Eis que surge a chamada.... INTERNET Uma rede baseada em arranjos horizontais

Vamos voltar no tempo... Que nos trouxe uma série de mudanças tecnológicas e consequentemente a redução dos custos de interligação das organizações, padronização dos protocolos de comunicação e a disponibilidade de banda. Daí em diante pode-se evoluir a Computação em Nuvem. Tecnologia de Informação - TI

Finalmente... O que é a Computação em Nuvem?

Também conhecido por...

Computação em Nuvem É um conjunto de recursos virtuais facilmente utilizáveis e acessíveis tais como hardware, software, plataformas de desenvolvimento e serviços.

Computação em Nuvem A ideia foi sair do custo capital (capex) para o custo da operação (opex). Os recursos podem serem ajustados de acordo com a necessidade de cada cliente, fazendo com que através deste modelo o cliente pague-pelo-uso.

Computação em Nuvem O foco da TI era diminuir os ativos de rede e através de novas tecnologias como a Virtualização, arquiteturas de aplicação, infraestruturas orientadas a redes e tecnologias baseadas na internet, reduzissem os custos do uso de recursos de hardware e software usados para processamento, armazenamento e rede.

Computação em Nuvem Características essenciais da Computação em Nuvem

Computação em Nuvem Serviço sob demanda Funcionalidades computacionais são providas automaticamente sem a interação humana com o provedor de serviço.

Computação em Nuvem Amplo acesso aos serviços de rede Os recursos computacionais estarão disponíveis através da internet e são acessados e utilizados por dispositivos móveis, portáteis e computadores, etc.

Computação em Nuvem Pooling de recursos Os recursos computacionais (físicos ou virtuais) do provedor do serviço, é utilizados para múltiplos usuários, sendo alocados ou realocados dinamicamente conforme a demanda do cliente.

Computação em Nuvem Elasticidade rápida As funcionalidades computacionais devem ser rápidas e elásticas, assim como rapidamente liberadas, o usuário deve ter a impressão de que possui recursos ilimitados, que podem ser adquiridos (comprados) em qualquer quantidade e a qualquer momento.

Computação em Nuvem Medição de serviços Os sistemas de gerenciamentos usados, controlam e monitoram os recursos de cada tipo de serviço (armazenamento, processamento e banda). Esse acompanhamento deve ser transparente para o provedor do serviços, assim como para o cliente.

Modelos de Serviços Existem três principais modelos de serviços para a Computação em Nuvem:

Modelos de Serviços Infraestrutura como um serviço – IaaS O provedor tem de oferecer uma infraestrutura de processamento e armazenamento de forma transparente. Nesse caso o usuário não tem o controle da infraestrutura física, através da virtualização o usuário controla os S.O, armazenamento, aplicações instaladas a alguns recursos de rede.

Modelos de Serviços Software com um seviço – SaaS As aplicações usadas pelos usuários são hospedadas na nuvem, mas oferecidas pelos provedores de serviços como um serviço local através do Browser. Todo o controle, gerenciamento da rede, S.O., servidores e armazenamento é feito pelo provedor do serviço.

Modelos de Serviços Plataforma com um serviço – PaaS O provedor oferece para o desenvolvedor de aplicações uma plataforma para a execução de aplicativos que serão disponibilizados na nuvem. A plataforma oferece um modelo de computação, armazenamento e comunicação para as aplicações.

Entendendo melhor... Do ponto de vista da interação entre os três modelos de serviços, a IaaS fornece recursos computacionais, seja hardware ou software, para a PaaS que, por sua vez, fornece recursos, tecnologias, ferramentas para o desenvolvimento e execução dos serviços implementados a serem disponibilizados como SaaS.

Modelos de Implantação Existem três principais modelos de implantação da Computação em Nuvem que são: Nuvem Privada; Nuvem Pública; Nuvem Híbrida.

Nuvem Privada É uma infraestrutura de nuvem operada pela organização do cliente. Os serviços são disponibilizados internamente, ou seja, pela própria organização, não sendo publicamente disponíveis para uso geral

Nuvem Pública É um tipo de nuvem que é disponibilizada publicamente através do modelo pague- por-uso. Esses serviços são oferecidos por organizações públicas ou privadas com grande capacidade de processamento e armazenamento de dados.

Nuvem Híbrida A infraestrutura da nuvem Híbrida é uma composição das duas nuvens (Privada e Pública) que continuam sendo entidades únicas, porém conectadas através de tecnologias proprietárias ou padronizadas que propiciam a portabilidade de dados e aplicações.

Benefícios Os possíveis benefícios do uso de um modelo de Computação em Nuvem por organizações são:

Benefícios Menores custos de infraestrutura A ideia é pagar pelo uso e a eliminação dos custos capital induz a obter menores custos com infraestrutura.

Benefícios Aumento da utilização da infraestrutura A infraestrutura compartilhada e sob demanda passa a ser mais utilizada e permite a redução de custos por parte do provedor.

Benefícios Aumento da segurança A infraestrutura centralizada pode melhorar a segurança incluindo as rotinas de backup otimizadas e testadas. (há controvérsias).

Benefícios Acesso a aplicações sofisticadas Aplicações consideradas caras podem ser utilizadas no modelo sob demanda

Benefícios Economia de energia Redução de custos de energia e refrigeração é possível em uma estrutura centralizada.

Benefícios Aumento da produtividade por usuário Os usuários podem utilizar as aplicações de qualquer lugar, o que pode impactar positivamente na produtividade.

Benefícios Aumento da confiabilidade A existência de estruturas de contingência quase que obrigatórias na Computação em Nuvem pode melhorar a confiabilidade das aplicações.

Benefícios Escalabilidade sob demanda: A organização não precisa projetar a infraestrutura pelo pico. A Computação em nuvem permite alocar recursos sob demanda, tornando a escalabilidade uma realidade.

Desafios Existem ainda diversas desafios para a adoção da Computação em Nuvem, os principais seriam:

Desafios Falta de conexão: A falta de conectividade na organização ou no provedor do serviço acarretará na paralisação de todos os serviços disponibilizados.

Desafios Compatibilidade entre aplicativos Aplicações construídas para a Computação em Nuvem são muitas vezes incompatíveis com outras aplicações já existente.

Desafios Dificuldades em obedecer a normas regulatórias A regulação pode limitar o uso da Computação em Nuvem para alguns ambientes.

Desafios Segurança inadequada Em muitas situações a segurança é o grande gargalo da Computação em Nuvem. Esta arquitetura, mesmo sendo interessante para diversas aplicações, pode trazer problemas com a segurança.

Dúvidas