Revolução Cubana Alan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
1 – REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Antecedentes: País mais atrasado da Europa. Base agrícola. Sem liberdades.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
O SONHO DE INDEPENDÊNCIA
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR.
AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
COMOS CHEGAMOS AO PODER?
Linha do Tempo: Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Trabalho de Geografia Guerra Fria.
Revolução Mexicana.
BELLE EPOQUE A REVOLUÇÃO MEXICANA IMPERIALISMO DOS ESTADOS UNIDOS
REVOLUÇÃO CUBANA.
A maldição do Caribe Haiti um país de tremores
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
1959 A Revolução Cubana.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
O Mundo Socialista.
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
Os Conflitos durante a Guerra Fria
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Departamento de História
Rumos da América Latina no Século XX
Revolução Cubana.
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 BANDEIRA DE CUBA
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
O poder dos EUA sobre a América Latina
Cuba.  4 séculos de colonização espanhola  guerra espano americana.  governo militar americano  Espanha perdeu terras para os EUA.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA NAS AMÉRICAS
Revoluções do Século XX (II)
GEOGRAFIA POR TABATA SATO.
Conflitos quentes da Guerra Fria
CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas.
História – 8ª série Prof. Lisiane
Características e Conlfitos
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
CUBA Estou AQUI!!!.
Webster Pinheiro.
Cuba é um país insular americano, descoberto pelo Almirante de la Mar Oceana Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo.
Independência Cubana Cuba último país latino-americano independente (1898) – apoio dos EUA – Emenda Platt (Dispositivo que autorizava intervenção.
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
EUA no XIX América Latina.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
REVOLUÇÃO NA NICARÁGUA
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
Capitalismo versus Comunismo
Experiências de esquerda na América Latina
CORÉIA DO NORTE.
O que foi? A Revolução Cubana foi o primeiro movimento que conseguiu resultados positivos contra a hegemonia norte-americana no continente.  * Hegemonia significa.
O jogo de poder em um mundo bipolar
REVOLUÇÃO CUBANA PROF: MACEDO NETO,JL.
A ERA NAPOLEÔNICA.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Prof. Bruno. Características gerais Economia baseada na exploração de recursos naturais: mineração e agroexportação. Economia baseada na exploração.
A revolução cubana de 1959 de Colônia e neocolonia Algumas referências cronológicas: 1868 – guerra dos 10 anos 1895 – morte de José Martí
ATUALIDADES EUA / CUBA O presidente dos EUA Barack Obama cumprimenta o presidente de Cuba Raul Castro durante encontro na Cúpula das Américas na Cidade.
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
Transcrição da apresentação:

Revolução Cubana Alan

Cuba sob o Imperialismo Última colônia hispânica a conquista a Independência (1898) Processo ligado à Guerra Hispano-Americana Foi fortemente mantida sob influência da política externa estadunidense Um dos maiores símbolos do dominío foi a Emenda Platt

A Emenda Platt Gerência dos EUA sobre tratados assinados pelo governo cubano Ratificação dos decretos militares estadunidenses da guerra hispano-americana Permissão de intervenção dos EUA, no país.

Big Stick em Cuba O domínio dos EUA, em Cuba, se deu dentro das diretrizes da política do Big Stick Falar macio, mas com um porrete na mão

Antes da Revolução Cuba antes da revolução: Governada de forma autoritária por Fulgêncio Batista, apoiado pelos EUA Derrubou, anos antes, o governo eleito de Prio Socarrás, sucessor de Ramón Grau San Martin.

As primeiras tentativas de Revolução 26 de Julho de 1953 – Fidel Castro, membro do Partido Ortodoxo lidera ataque ao quartel de Moncada É preso, anistiado em 1955 e se exila no México No iate Granma, tenta invadir a ilha, mas é rechaçado pelas tropas de fulgêncio A maior parte dos revolucionários morre; Os irmãos Fidel e Raul Castro, e Che Guevara chegam à Sierra Maestra e organizam camponeses na luta armada.

Movimento 26 de julho Oposição de uma guerrilha socialista Ernesto « Che » Guevara, Fidel Castro e outros partem para o conflito em Sierra Maestra Inicialmente apoiados pela burguesia açucareira Em 1º de Janeiro de 1959, Batista foge e os revolucionários tomam Havana Está feita a revolução!

Cuba Revolucionára Cuba após a revolução: É instituído um regime socialista Implantação de uma Reforma Agrária Acabou com multinacionais tornando-as estatais Alinhou-se com a URSS Conflitos constantes com os EUA Baia dos Porcos (1961) Crise dos Mísseis (1962) Bloqueio Econômico (1962)

Che e o El Comandante

Crise dos Mísseis Após o equivocado ataque dos EUA à Baía dos Porcos Alinhamento de Cuba com a URSS Permissão de instalação de mísseis balísticos na Ilha – contra os EUA

Os 13 Dias que abalaram o mundo Os EUA ameaçaram atacar a ilha caso os mísseis não fossem desmontados As autoridades soviéticas na ONU negavam o fato O caso foi concluído com o desmonte dos mísseis, pelos soviéticos Em contrapartida, os americanos retiraram seus mísseis da Turquia