Programa integrador Pedro Santos nº84162 Pedro Custódio nª84169 Luís Ferreira nº84122.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos Iterativos.
Advertisements

COMPONENTES DO SISTEMA DE EXAUSTÃO
Auto-Organização entre Robôs Móveis Cooperativos
Teste de Software.
Programa de Navegação e Comunicações para um Robot Móvel
Medidas de Erro AE CE VE E
A falta de Teste Aumento de falhas devido a podre qualidade;
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
CAPÍTULO 2 1. Introdução 2. Sistemas mecânicos passivos
CAPÍTULO Introdução 2. Programação de tarefas de robôs
CAPÍTULO Equações dinâmicas de um robô
Fabio Notare Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação.
PSEUDO-ONLINE TESTING METHODOLOGIES FOR VARIOUS COMPONENTS OF FIELD PROGRAMMABLE GATE ARRAYS L. Kalyan Kumar, Aditya S. Ramani, Amol J. Mupid, V. Kamakoti*
MATEMÁTICA I Prof. Pedro Augusto Borges
Laboratório de Máquinas Inteligentes – LMI/ITA
Motores de Passo: descrição, operação e acionamento.
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Área dos Conhecimentos
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
UMA ABORDAGEM PARA A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÃO 3D A PARTIR DE MOVIMENTO DE CÂMARA João Manuel R. S. Tavares.
CONTEUDO ROBÓTICA MÓVEL 1.1. Percepção Sensores do Nomad XR4000
Como usar os blocos do Mindstorms 2.0 para programação
VI – Concurso de Robótica FAA
Futebol: uma questão de tempo real? Sistemas de Tempo Real Hugo Santos (27621) Pedro Mónica (25330)
Métodos Experimentais
Al.1.2 “Será necessário uma força para que um corpo se mova?”
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Reconfiguração do robô ATLAS para Implementação de Unidade Anti-colisão Bruno Andrade Prof. Vítor Santos.
Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel
Diminui a velocidade e aumenta o torque = Robô mais robusto. Caixa de Redução Diminui a velocidade e aumenta o torque = Robô mais robusto.
Professor Alexandre Bacega
Tela e comandos do Lego Mindstorms
Algoritmo e Programação
1. Introdução Heitor L. Polidoro 1, Denis F. Wolf 2 Laboratório de Robótica móvel Departamento de Sistemas de Computação Instituto de Ciências Matemáticas.
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HellBot Robô direcionado por fontes de calor. Índice  Introdução  Metodologia :  Mecanismo;  Hardware;  Interface Comunicação;  Software NXT; 
Leis de Newton O início de nossa sociedade
Projecto de Controladores
APRENDIZAGEM POR DEMONSTRAÇÃO APLICADA A UM ROBÔ HUMANOIDE DISSERTAÇÃO FILIPE SERRA MIEET Filipe Silva(DETI-IEETA) Vítor Santos(DEM-IEETA)
COT – 741: Princípios de Deformação Plástica
Marcelo B. Nogueira Bruno Xavier da Costa Adelardo A. D. Medeiros
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Profª Claudia Pedro Corrêa
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Física Aula 05 - Eletricidade
A maior parte dos programas de computador gera uma saída resultante de um processamento que é executado sobre dados que ele recebe como entrada. Em geral.
Dinâmica I Queda no ar!.
Laboratório de Mecatrónica/IST - COPPE Elétrica/UFRJ
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
Vida Artificial 2005/2006 Rodney Allen Brooks e a Robótica Apresentação por: Nuno Maio N.º
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – março de 2010 Tipos de erro  No processo de desenvolvimento de um programa em Java podem ocorrer alguns.
Xavier: Navegação Baseado em POMDP Sven Koenig, Reid G. Simmons Apresentador: Pedro Mitsuo Shiroma.
Engenharia de Software
Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão: Engenharia Eletrônica e Computação CSC - PDTL Disciplina: CE 230 – Qualidade, Confiabilidade e Segurança.
ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS (PARTE I)
MyDrivers. Introdução Os drivers são gerenciadores de comunicação entre os hardwares de um computador, são programas que comandam alguma ação de um dispositivo.
MECÂNICA Prof. MSc Luiz Rogério Mantelli Setembro de 2010 INCLUSÃO PEDAGÓGICA OFICINAS DE FÍSICA.
Bin-picking de objectos toroidais Luís Rodrigues Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Automação e Robótica Orientador:
OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE CALIBRAÇÃO NA GRANDEZA TEMPERATURA Aluno: Dabney Sérgio G. de Morais Orientadores: Prof. Luiz Pedro de Araújo Prof. Walter.
Ping Su and A.G. Constantinides Department of Electrical Engineering Imperial College of Science Technology and Medicine Aluno: Pedro M. Achanccaray Diaz.
Gerenciamento da Qualidade
PROJECTO NXT Trabalho realizado por: Bernardo Bastos nº Diogo Morgado nº Gonçalo Santos nº
Correlação e regressão
Projecto Final Portfolio MEEC Beatriz Ferreira & Henrique Nogueira Professor Duarte Mesquita.
SUMÁRIO Introdução Introdução Planejamento Projeto de alto nível Revisão do projeto de alto nível Desenvolvimento Pós-conclusão Conclusão Conclusão.
Transcrição da apresentação:

Programa integrador Pedro Santos nº84162 Pedro Custódio nª84169 Luís Ferreira nº84122

 Neste projeto foi nos proposto a elaboração de um programa que permitisse ao NXT não só seguir uma linha mapeada no chão, como também ter uma função original, com base nas passadas sessões de laboratório. Introdução

 O grupo optou por um programa que não só permite ao NXT seguir a linha, como ao encontrar um obstáculo manter uma certa distância do mesmo.  Os objetivos do programa são os seguintes: 1.Seguir a linha 2.Ao encontrar um objeto detetar a distância até este 3.Regular a velocidade consoante a distância medida. Objetivos

 O programa é constituido por: 1. 1 bloco de switch, que mede a distância e que permite ao NXT executar duas ações distintas consoante esta variável. O programa

2. Se o robô estiver com uma distância maior do que 95 cms a um objeto, o robô pára. (bloco motor de pausa) O programa

 3. Se o robô estiver a uma distância menor do que os 95 cms requeridos controla a sua velocidade,segundo a distância, e sempre seguindo a linha mapeada. O programa

Avaliação Crítica Aspetos Positivos Boa dinâmica de grupo Realização de um programa original Utilização de diversos sensores Aspetos Negativos Programa planeado originalmente não pode ser realizado Incerteza em relação à convergência de projetos Falhas pontuais na execução do programa

Vídeo

 Como demonstrado pelo vídeo, o NXT conseguiu tanto seguir a linha, como ao encontrar um obstáculo controlou a sua velocidade.  Foram realizados diversos testes variando tanto a distância requerida como o erro da intensidade luminosa. Resultados obtidos

Resultados Obtido velocidadedistancia Baixa50 Favorável90 curvaErro i.l Incerta*1 certa*3 Contudo quando erro da intensidade luminosa aumenta o movimento em linha reta é afectado pois existe um maior ajuste de erros. Sendo assim mais eficiente a cumprir o objectivo mas menos eficiente em termos energéticos.

 Apesar de alguns contratempos, o projeto foi executado com sucesso.  O programa apenas apresenta um defeito de não ser energéticamente eficiente quando cumpre todas as suas funções Conclusões