A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento da Qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento da Qualidade
Letícia Bandelow Rafael Bianchi Machado Roberto Duessmann

2 Índice Introdução Conceitos Importância e Influência Processos
Ferramentas e Técnicas Qualidade nas empresas brasileiras

3 Introdução A gestão pela qualidade pode determinar sucesso de projeto
Agrega valor ao negócio da organização Projeto com alto padrão de qualidade gera credibilidade Menos retrabalho e recursos adicionais 80% dos custos de desenvolvimento de aplicativos se destinam à identificação e à correção de erro [NIST]

4 Qualidade “Totalidade de características de uma entidade, que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas” [ISO 8402] “Conformidade com a especificação ou seja, com os requisitos declarados pelo cliente” [ABNT]

5 Qualidade “O grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades” [PMBOK] Projeto com qualidade = concluído em conformidade com: Requisitos Especificações Adequação ao uso

6 Planejamento da Qualidade
Identificar padrões de qualidade relevantes para projeto Determinar como satisfazê-los Assegurar que as necessidades do projeto sejam atendidas Regular e paralela aos processos da Gestão de Projetos

7 Planejamento da Qualidade
Ao longo do projeto > Define-se métricas Informações vitais Qualidade do processo, produto, atividade ou recurso Objetivas Metros, horas Subjetivas Bom, médio, agradável Abrangência Globais Fase do projeto

8 Influência Se aplica a todos os projetos
Deixar de cumprir os requisitos Consequências Graves Aumento de atritos entre funcionários ao sobrecarregar a equipe Erros não detectados ao apressar inspeções

9 Importância Satisfação do cliente Prevenção ao invés de inspeção
Entender, avaliar, definir e gerenciar as expectativas para que os requisitos do cliente sejam atendidos Prevenção ao invés de inspeção Custo de prevenir é menor do que de corrigir

10 Importância Melhoria contínua Responsabilidade da gerência PDCA
Aprimorar qualidade do gerenciamento Responsabilidade da gerência Exige participação de todos os membros Fornecer recursos necessários ao êxito

11 Processos 1) Planejar a Qualidade 2) Realizar a Garantia da Qualidade
3) Realizar o Controle da Qualidade

12

13 1 - Planejar a Qualidade Identificar requisitos/padrões de qualidade
Documentar Em paralelo com os outros processos Modificações propostas no produto para atender a qualidade Podem exigir custos ou ajustes nos cronogramas e uma análise detalhada de riscos dos impactos nos planos

14 2 – Garantir a Qualidade Auditoria
Requisitos de qualidade Resultados das medições de controle de qualidade Garantir uso dos padrões de qualidade Inclui a melhoria contínua Meio interativo de melhorar a qualidade de todos os processos Reduz o desperdício Elimina atividades que não agregam valor Maior eficiência e eficácia

15 3 – Controlar a Qualidade
Monitoramento e registro dos resultados de execução das atividades de qualidade Avaliar o desempenho Realizado durante todo o projeto Identificam causas de baixa qualidade e recomendam/executam ações para eliminá-las Importante conhecimento prático de controle estatístico da qualidade Prevenção, inspeção, amostragem, tolerâncias.

16 Ferramentas e Técnicas
Planejamento da qualidade: Análise de custo-benefício Analisa se vale ou não a pena fazer determinados testes. Benchmarking Compara práticas aplicadas em diferentes projetos. Custos da qualidade Custo total de todas as ações que usam a garantia da qualidade.

17 Ferramentas e Técnicas
Garantia da qualidade: Auditorias da qualidade Verificam a conformidade do processo, além de ser ferramenta importante para obtenção de lições aprendidas. Análise do processo Examina problemas e restrições sofridas e atividades que não agregam valor.

18 Ferramentas e Técnicas
5- Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições, através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria. 6- Diagrama de Dispersão: mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra. 7- Controle Estatístico de Processo (CEP): . É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, ao longo do tempo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior e uma linha inferior e uma linha média do processo, que foram estatisticamente determinadas. 4- Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. 3- Folhas de Verificação: é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. É usada para a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão. 2- Diagrama Ishikawa: tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, através da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. 1- Fluxograma: auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações, com o objetivo de identificar o desvio, caso ocorra. Controle da qualidade:

19 Qualidade nas empresas brasileiras
Geralmente a baixa qualidade de projeto diz respeito à: Ausência de mecanismos para a captura das necessidades dos clientes. Excesso de retrabalho resultante de alterações no projeto. Falta de coordenação. Carência de procedimentos de controle da qualidade. Ausência de representantes da produção durante o processo do projeto.

20 Qualidade nas empresas brasileiras
As maiores motivações para a implementação dos sistemas de gestão da qualidade são referentes à: Melhoria na organização interna. Aumento da eficiência produtiva. Acompanhar a tendência do mercado. Certificação.

21 Bibliografia PMBOK

22 Obrigado!


Carregar ppt "Gerenciamento da Qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google