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Auditoria da Qualidade

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Apresentação em tema: "Auditoria da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Auditoria da Qualidade
É uma ferramenta chave de gestão para atingir os objetivos estabelecidos dentro de uma política organizacional. A Auditoria da Qualidade avalia a correspondência entre as medidas planejadas e a implementação das mesmas. As Auditorias detectam se os vários elementos que compõem o sistema de qualidade de uma empresa são efetivos e adequados, e ainda se estão contribuindo efetivamente para que os objetivos da qualidade estabelecidos sejam atingidos.

2 Objetivos da Auditoria
Avaliar a eficácia e Adequação de um Sistema da Qualidade implementado ou em implementação em relação a uma norma estabelecida e/ou procedimentos internos; Informar a empresa os pontos fortes e fracos do sistema da qualidade; Reportar prontamente as informações relevantes para análise e tomada de ação de melhoria pela gerência e profissional envolvido; Verificar a eficácia das ações corretivas e de melhoria do sistema da qualidade pela gerência; Assegurar a manutenção do sistema da qualidade implantado.

3 Objetivos da Auditoria
Geralmente as auditorias são realizadas pôr uma ou mais das seguintes razoes: Avaliar inicialmente um fornecedor quando se pretende estabelecer uma relação contratual; Verificar se o sistema da qualidade da própria organização continua a atender aos requisitos especificados e se está sendo implementado; Avaliar o sistema da qualidade da própria organização frente a uma norma de sistema da qualidade.

4 Características das Auditorias
Autorizadas pela administração superior; Avaliações de práticas reais, evidentes, comparadas com requisitos estabelecidos; Têm métodos e objetivos específicos; São programadas com antecedência; São realizadas com prévio conhecimento e na presença das pessoas cujo trabalho será auditado; Realizadas por pessoal experiente, treinado e independente da área auditada; Resultados e recomendações são examinados e, em seguida, acompanhados para verificar o cumprimento das ações corretivas; Não têm ação punitiva, mas corretiva e de aprimoramento.

5 Tipos de Auditorias Auditoria de adequação: é uma auditoria para avaliar a documentação do sistema implantado, comparando-o com os padrões especificados pelas normas ISO. Auditoria de conformidade: neste tipo de auditoria o auditor deve procurar a evidência de que o auditado está trabalhando de acordo com as instruções documentadas.

6 Tipos de Auditorias Auditoria do sistema: dá ênfase aos aspectos de documentação e organização do sistema da qualidade. Auditoria de processo: avalia a execução (projeto, fabricação, construção, montagem, etc.) de um processo ou serviço. Auditoria do produto: dá ênfase à re-inspeção do produto pronto e à análise de registros dos resultados dos ensaios, testes e inspeção.

7 Auditoria Interna Auditoria interna: é a auditoria realizada sob a responsabilidade da própria empresa (organização), onde os auditores devem ser totalmente independentes do setor/serviço a ser auditado. A vantagem deste tipo de auditoria é que os auditores e os auditados sentem-se mais a vontade para discutir internamente os resultados.

8 Auditoria Externa Auditoria externa: é a auditoria realizada sob a responsabilidade de uma empresa independente da que está sendo auditada. A vantagem é o caráter de independência associado à experiência trazida pelos auditores de outras organizações. É uma auditoria externa que avalia se uma empresa (ou processo) está apta a receber o certificado da série ISO 9000.

9 Auditoria Externa As empresas certificadas são periodicamente avaliada por auditorias de acompanhamento (realizadas de 6 em 6 meses). Estas auditorias são realizadas para verificar se a empresa continua atendendo aos requisitos estabelecidos em auditorias anteriores. No caso da empresa não atender aos requisitos estabelecidos anteriormente, duas atitudes podem ser tomadas pelo órgão certificador: Se forem encontradas não-conformidades razoáveis, é determinado um prazo para uma nova auditoria. Se forem encontradas não-conformidades graves, a empresa pode perder o certificado.

10 Funções dos Auditores Os auditores devem:
Manter-se sempre no escopo da auditoria; Ser objetivo; Coletar e analisar evidências relevantes e suficientes para permitir a formulação de conclusões relativas ao sistema de qualidade auditado; Ficar atento a quaisquer indicações de evidências que possam influenciar os resultados da auditoria e possivelmente exigir uma auditoria mais ampla; Estar aptos a responder questões; Atuar de forma ética durante todo o tempo.

11 Postura do Auditor O Auditor deve ter forma de atuação e procedimentos de trabalho que eliminem esta visão negativa. Atitudes do Auditor: Utilizar evidencias objetivas e analisá-las de forma justa; Manter-se fiel ao objetivo da auditoria; Avaliar os efeitos das observações de auditoria e da sua interação com os auditados; Tratar com respeito o pessoal envolvido; Ser sensível a cultura do auditado; Evitar distrações em pontos irrelevantes à auditoria;

12 Reagir de forma sensata em situações de tensão;
Utilizar processos adequados para uma boa comunicação e integração com o auditado; Ser gentil e calmo em quaisquer circunstâncias; Ser pontual; Ser preparado, determinado, direto, decidido e preciso; Fazer bom juízo, com bom senso, estando preparado para fazer algumas concessões. Ser independente em pensamento e neutro nas atitudes quando houver controvérsias; Permanecer fiel a uma conclusão apesar da pressão para mudar o que não está baseado em evidencias objetivas.

13 Planejamento da Auditoria
De acordo com a Norma NBR o planejamento das auditorias deve ser aprovado pelo cliente e comunicado aos auditores e ao auditado. O plano de auditoria deve ser elaborado de um modo flexível, permitindo mudanças, e dando ênfase às informações obtidas durante a auditoria. O planejamento deve incluir: Objetivos e escopo da auditoria; Identificação dos indivíduos que têm responsabilidade direta significativa em relação aos objetivos e escopo; Identificação dos documentos de referência; Identificação dos membros da equipe auditora;

14 Idioma da auditoria; Data e local em que a auditoria deve ser executada; Identificação das unidades organizacionais a serem auditadas; Tempo previsto e duração de cada atividade principal da auditoria; Programação das reuniões com a gerência do auditado; Critérios de confidencialidade; Distribuição do relatório de auditoria e data prevista para a sua emissão.


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