Painel: O papel de Agentes Móveis em Computação Móvel B.Schulze - WorkSIDAM - Outubro’2000 IME / USP, S.Paulo – SP,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Distribuídos
Sistemas operacionais
LAC Metas para 2005 Objetivos Gerais Desenvolvimento Pesquisa Projetos Dissertações e Publicações Outros.
Sistemas Distribuídos Web Services
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
TRABALHO DE CONCLUSÃO II PUCRS – Faculdade de Informática
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
1 Sistemas Distribuídos - SDI Caracterização de Sistemas Distribuídos. Introdução. Exemplos de Sistemas Distribuídos. Desafios.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Objetos Distribuídos Padrão CORBA
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Middleware e Sistemas Distribuídos
Tecnologia de Informática
Aula 9 - Camada de aplicação
Rodrigo de Souza Couto Redes de Computadores II
Gerenciamento de Configuração
1 Modelos de Sistemas Distribuídos. Introdução - Dificuldades e ameaças para SD. Grande variação na utilização de SD )carga de trabalho e requerimentos.
Tópicos em redes e sistemas distribuídos
Sistemas Distribuídos
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
IFSul – Campus Venâncio Aires
Sistemas Distribuídos
Concorrência e Java RMI
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
Sistemas Distribuídos
UbiComp 2008 Projeto Guia Turístico Reunião 2 29/09/2008.
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Sistemas Distribuídos
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
Levantamento de Requisitos
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Levantamento de Requisitos
Vanet´s – Vehicular Adhoc Networks
Engenharia de Software
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Laboratório de Programação
1 MAC Computação Móvel Agentes de software para Computação Móvel Aluno: Eduardo Leal Guerra
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Tecnologias de Localização de Serviços Exame de Qualificação IME/USP Fev/2003.
Infra-Estrutura para Computação Distribuída
1 Onde Foi Parar a Avenida Paulista??? Seminário SIDAM Fabio Kon 23 de março de 2001.
Capítulo 8: Implementando SAD orientado a grupo
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Painel 4 do WorkSIDAM O Papel de Agentes Móveis em Computação Móvel Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Departamento de Ciência da Computação Universidade.
III – Aplicações – Serviços Virtuais – Web Services Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas.
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Sistemas Distribuídos
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
Ambiente Financeiro O FUTURO DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS Ana Carla Andressa Carolina Kraushe Deborah Soraya Pedro Ivo Novos Modelos de Empresas Novembro/2010.
REQUISITOS DE SISTEMAS PROF. Horacio Ribeiro Aula 2- Requisitos de Dominio e de usuário REQUISITOS DE SISTEMAS.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Processo compra e seleção Fornecedor ● Os compradores empresariais compram bens e serviços com o objetivo de ganhar dinheiro, de reduzir os custos operacionais.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Painel: O papel de Agentes Móveis em Computação Móvel B.Schulze - WorkSIDAM - Outubro’2000 IME / USP, S.Paulo – SP,

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 2 Paradigmas e Estratégias:

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 3 Paradigmas de Código Móvel Sítio A Sítio B A B Requisição(s) Sítio A Sítio B A B Recurso Código Resposta(s) Sítio A Sítio B Código Recurso Requisição(s) Código Resposta(s) C&S REV A B Recurso Código Resposta(s) Sítio A Sítio B Requisição(s) Código COD Recurso A Código A Migração Código MA B B A A

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 4 Estratégias de Migração agente cliente móvel servidor fixo Agência 2 Agência 1 Agência 2 Agência 1 cliente fixo agente servidor móvel Agência 1 Agência 2 re - chamada comunicação remota cliente fixo agente servidor fixo requisição Migração Direta Migração Inversa Migração Não Realizada

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 5 Tipos de Migração Migração Explícita (ou proativa): –O agente determina o instante e o destinatário Migração Implícita (ou reativa): –O agente migra devido à migração (ou requisição) de um componente externo –O contexto está desfavorável e o agente migra para nova localização

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 6 Algumas Aplicações:

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 7 Migração de agentes de serviços de uma unidade de computação móvel Considere a migração de agentes de serviços de um nó móvel para um nó (fixo) disponível em um domínio e de volta ao nó móvel inicial, quando este volta a estar disponível. De forma genérica, o desempenho e a disponibilidade de serviços podem ser preservados mesmo em caso de 50% destes nós terem seu desempenho degradado significativamente. O procedimento de co-localizar agentes cliente e servidor no mesmo destinatário através de migração evita a comunicação entre eles trafegando pela rede.

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 8 cont...

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 9 Gerência de Serviços Paradigmas de Gerência de Serviços Agentes Móveis de Monitorização Migração de Agentes de Serviço

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 10 Paradigmas de Gerência Gerência Fixa Gerência Móvel sem agentes com agentes fixos gerenteagenterecurso sítio comunicação com agentes móveis gerente, agentes e recursos móveis trajetória

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 11 (Re)Distribuição de Agentes e Serviço Caso 1: um agente necessita mais desempenho de CPU ou comunicação. O agente deve ser móvel e migrar na direção do objetivo. Caso 2: um cliente necessita informação de gerenciamento de um agente móvel de gerenciamento (amg). O cliente busca pelo amg e move na direção dele. Se o cliente não for móvel, ele envia uma requisição remota ao amg que migra na direção do cliente ou estabelece comunicação remota.

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 12 Distribuídos... Ciclo 1 original mestre 1 2 Ciclo 2 réplica mestre 3 4 Ciclo n original mestre 1 2 Ciclo n+1 réplica mestre 3... Co-localizados Hosp.#1 Rep.Imp.: mestre, original e réplica Hosp.#1 Rep.Imp.: mestre, original e réplica Hosp.#2 Hosp.#4 Hosp.#5 Hosp.#6 Hosp.#3

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 13 Comércio Eletrônico Agente Cliente Trader Fornecedor Broker Mall Agência 1 Agência 2 Agente Dados de Busca Resultados Localização das ofertas Itinerário Cenário Proposto

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 14 Modelo Geral Trader Sistema de Agentes Receptor Conversor Catálogo Conversor Lançador Negociador CLIENTEAGÊNCIA Agente consulta entrega negociar lançar agente Dados procurar

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 15 Outras... Agentes disparados a partir de um “rádio” (ou sistema de navegação) em busca de um determinado evento como condições de tempo ou de trânsito c/um (ou +) agentes verificando rotas alternativas, de apresentando o tempo médio estimado por rota... Navegação através de redes (piconets) ad hoc (bluetooth...) Experimentos científicos em áreas adversas com coleta de dados através computação sem fio (ex.: experimentos e raios cosmicos em área desértica na Argentina...) Um maitool com , news,... e agentes lançados pelo usário... qe retoram periódicamente c/ informação atualizada.

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 16 Questões em aberto: Sugere SOs orientados a objetos... Busca – localização – atualização de informação e agentes móveis... Garbage collection de agentes abandonados na rede Segurança Locais de execução na forma de uma servidor de VM semelhante ao JSP mas c/direito de inclusão de agentes Agentes c/privilégios de acesso (r-w-x) semelhantes aos da web, i.e., leitura e execução apenas de informação ded de outros agentes (?)

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 17 Conclusão: Espera-se, com agentes móveis, maior flexibilidade e adaptabilidade das aplicações em uso. Há alternativas ao uso de agentes móveis mas pode ser a forma mais fácil de descrever e implementar um tarefa. Complementa a execução de tarefas distribuídas concorrentes c/ execuções distribuidas sequenciais. Algumas plataformas favorecem certas aplicações. Java p/portabilidade e CORBA(?) p/interoperabilidade e outros serviços básicos como: Nomes, Trader, etc.

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" 18 Algunas Opiniões: Dejan Milojicic – HP Labs, IEEE Concurrency, vol.8 no.1 – 2000 E.Brewer – Inktomi and UC at Berkeley, F.Douglis – AT&T Labs-Research, P.Druschel – Rice University, G.Herman – HP Labs, F.Reynolds – Nokia Research C. M.Singh – North Carolina State University Perguntas: 1.Em retrospectiva, quais foram os “turning points” decisivos p/a internet e WWW se tornarem ubíquas e disponíveis? 2.Quais as próximas tecnologias decisivas na internet que podem gerar marcos na forma de vivermos e trabalharmos? (agentes, reco. voz / texto, sem fio...) 3.Quais as tecnologias mais importantes que determinarão a futura velocidade e direção da internet? 4.Quais serão as principais áreas de aplicação dominando a web? 5.Qual a tecnologia mais controversa e imprevisível na internet ?

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" E.B.... interargir com o computador na forma de um modo star trek... F.D.... localização de informação continuará sendo a aplicação mais comum... P.D....provavelmente paradigmas e tecnologias que gerem uma dramática diferença na usabilidade e a fácil configuração e manutenção de tecnologias de informação existentes. Tecnologias de agentes e reconhecimento e sintese de voz tem forte potencial a curto prazo, tecnologia de agentes – inteligência automatizada que ajude na configuração de tecnologias de informação e redes entre usuários móveis, reparo automatizado de interrupções e falhas em redes, e adaptação autmática a diferenças na qualidade de serviços em qq nível... G.H.... conectividade sem fio barata e ubíqua. Tecnologias de agentes e reconhecimento de voz/texto tem sido perseguidas por anos... E serão endereçados de forma incremental. Sem fio parece ser a opção a criar o maior número de opções. Conectividade disponível, computação disponível, e a possibilidade de obter unidades que se relacionam de forma ad hoc – criam novas opções p/como as coisas funcionam, como pessoas interagem, e como sistemas operam.

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" F.R.... talvez, o mais importante p/a internet e WWW se tornarem ubíquas tem sido os contínuos melhoramentos no desempenho e redução no preço de PCs e tecnologias de rede.... grandes redes sem fio, tais como celulares de 3a geração, e pequenas redes sem fio, tais como Bluetooth.... memória de massa barata e pequena, disponível de forma ubíqua, computadores embarcados acoplados a pequenas redes sem fio tecnologia interessante c/tremendo potencial é código móvel.... desde infraestrura de baixo-nível de rede, tais como redes ativas, até platformas de aplicação de alto-nível, incluindo sistemas de agentes móveis. A características mais importantes... possibilidade de diponibilizar novos comportamentos e funcionalidades sob demanda. Ainda persistem problemas associados com segurança e desempenho...

WorkSIDAM'00"O papel de agentes móveis em computação móvel" M.S.... tecnologias sem fio terão o maior impacto sobre como pensamos a internet.... vários problemas aparentemente resolvidos... resurgirão em ambiente sem fio.... não se pode tomar por garantido estar conectado todo o tempo,... a especificação do JINI... tem esta noção de leasing....., leasing não consume um recurso p/ sempre, mas precisam ser ser renovado na ordem alguns ms. Esta é uma demanda em ambiente sem fio e pode ser desejável haver outras formas de lidar com operações desconectadas.... acredito que a tecnologia de agentes irá prover soluções para muitos dos problemas resultantes da passagem para sem fio.... adiconar semântica a internet..... Esta seria uma outra boa área para tecnologia de agentes talvez alguns padrões sejam estabelecidos e pessoas sejam capazes de verificar seus requisitos de privacidade automaticamente,...