Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoão Pedro Sousa Malheiro Alterado mais de 8 anos atrás
1
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
2
Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente a produtividade dos trabalhadores de informação e prestadores de serviços. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
3
A Produtividade estará dominando o pensamento gerencial durante muito tempo e determinando a performance competitiva das empresas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
4
Capital e Tecnologia das eras. Era industrial – foco na produtividade industrial Era da Informação – foco na produtividade do trabalhador de informação. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
5
Tipos de Dados Dados podem assumir diversas formas: - Dados Alfanuméricos Tradicionais, - Dados de Texto - Dados de Imagem - Dados Auditivos AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
6
Organização dos Recursos de Dados Bancos de Dados Bases de Conhecimentos AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
7
Tratamento da Informação Dados são submetidos a um processo de valor adicionado, onde são organizados, analisados e avaliados. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
8
Processo KDD AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
9
Transformação de Dados em Informações Submetidos a atividades de processamento: Cálculo, Comparação, Separação, Classificação e Resumo. Processo de correção e atualização para garantir a qualidade das Informações adquiridas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
10
Gerando informações com qualidade Qualidade da Informação - Tempo Prontidão: Fornecida quando necessária Aceitação: Atualizada quando for fornecida Freqüência: Fornecida tantas vezes quanto forem necessárias Período: Passados, Presentes e Futuros AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
11
Gerando informações com qualidade Qualidade da Informação - Conteúdo Precisão: Isenta de erros Relevância: Estar relacionada às necessidades de informação de um receptor específico para uma situação específica Integridade: Toda a informação que for necessária deve ser fornecida sem nenhuma falha AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
12
Gerando informações com qualidade Qualidade da Informação - Conteúdo Concisão: Apenas a informação que for necessária deve ser fornecida Amplitude: Alcance (amplo ou estreito) e Foco (interno ou externo) Desempenho: Revelar desempenho pela mensuração das atividades concluídas, progresso realizado ou recursos acumulados AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
13
Gerando informações com qualidade Qualidade da Informação - Conteúdo Clareza: Forma fácil de compreender Detalhe: Forma detalhada ou resumida Ordem: Organizada em uma seqüência predeterminada Apresentação: Forma narrativa, numérica, gráfica Mídia: Forma de documentos em papel impresso, monitores de vídeo ou outras mídias AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
14
Vantagem Competitiva X Benchmarking Importante tanto para o planejamento estratégico quanto para o aperfeiçoamento das operações. Processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Adaptar as melhores práticas das melhores empresas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
15
Requisitos do Benchmarking Motivar funcionários: Acreditar que a necessidade humana existe. Determinar o que deve ser mudado. Criar um quadro de resultados desejados. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
16
Requisitos do Benchmarking Ninguém é melhor em tudo. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
17
Benchmarking interno Compara funções semelhantes dentro da empresa Competitivo – comparar as funções da empresa com as de seus concorrentes. Funcional – analisa como as atividades semelhantes são desempenhadas em diferentes indústrias. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
18
Benchmarking Instrumento que os executivos dispõem para procurar as melhores empresas em uma atividade e aprender como funcionam. Seu mérito está em despertar para a realidade concorrencial das empresas que estavam acostumadas a ter seu feudo relativamente intacto. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
19
O que é TI? É esta informação que pode definir a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de uma empresa. Como por exemplo se uma Instituição Financeira perdesse todas as informações relativas a seus clientes. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
20
O que é TI? Muitas organizações de grande porte, passam por situações de perda de informações de clientes. Outras passam por situações de uso inadequado das informações ou ainda a sub-utilização destas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
21
O que é TI? TI é Definida como um Conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
22
O uso de TI para tratamento de Informações Informação = bem que agrega valor a uma empresa ou indivíduo. Necessário o uso de recursos de TI de maneira apropriada. Tais como a utilização de ferramentas, sistemas ou algum outro meio que faça das informações um diferencial competitivo. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
23
O uso de TI para tratamento de Informações Custo X Benefício “Não existe fórmula mágica para determinar como utilizar da melhor forma as informações.” AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
24
O uso de TI para tratamento de Informações Cultura Mercado Segmento Outros aspectos de uma empresa AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
25
O uso de TI para tratamento de Informações Escolha deve ser bem feita para evitar Gastos Desnecessários e Perda de Desempenho, Ex: Comprar um ônibus para transportar uma família com 3 pessoas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
26
Aspectos a serem considerados Saber lidar com Segurança Com Disponibilidade Uso de Sistemas (proposto) Tecnologias (melhor para cada finalidade) Recursos Humanos qualificados AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
27
Utilização da TI A TI está cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas, pois tudo está cada vez mais, girando em torno da informação. Qualificação e Conhecimento da importância da TI em uma organização = Vantagem Competitiva. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
28
Utilização da TI Tanto as pequenas organizações quanto as grandes, precisam de TI para alcançar maior produtividade e competitividade. O rápido avanço tecnológico destas ferramentas, modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informações) AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
29
Avanço da TI Com este avanço, surgiram novos meios de armazenamento, introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas. Reduzindo custos e acelerando a produção de jornais e canais de televisão. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
30
Avanço da TI Intensificou e facilitou a comunicação pessoal e institucional. Ex: Processadores de texto, Bancos de Dados, Editoração Eletrônica, ferramentas que permitem o envio de documentos (e-mail) AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
31
Problemas da TI Privacidade dos Indivíduos Direito à Informação AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
32
Tecnologia da Informação “Estamos afogados em Informação, mas morrendo de fome de conhecimento.” John Naisbitt AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.