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Transcrição da apresentação:

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Apresentação Esse material, de auto instrução, oferece orientações sobre o uso dos sistemas e recursos disponíveis na Plataforma SNELIS, no endereço... Acostume-se a navegar através das telas desse material usando os botões de avanço, retrocesso e outros disponíveis na barra inferior da tela. Caso precise de explicações mais detalhadas a esse respeito, use o botão “ ? ”

Sumário 1.A Proposta do Sistema HelpDeskA Proposta do Sistema HelpDesk 2.Acesso ao Sistema HelpDeskAcesso ao Sistema HelpDesk 3.Visão Geral do Sistema HelpDesk/FAQVisão Geral do Sistema HelpDesk/FAQ 4.Elaboração e Envio de um ChamadoElaboração e Envio de um Chamado 5.Controle de ChamadosControle de Chamados 6.Consultando as FAQsConsultando as FAQs Sistema HelpDesk

1. A Proposta do Sistema HelpDesk 4 A principal finalidade do HelpDesk é estabelecer um canal efetivo de atendimento aos usuários da Plataforma SNELIS pelo registro de suas demandas e das correspondentes soluções apresentadas.

“ouvir” sugestões e atender a demandas específicas. 1. A Proposta do Sistema HelpDesk 5 Adicionalmente, o Sistema HelpDesk objetiva: concentrar e “aprender” com os registros de demandas; minimizar os impactos de falhas ou ajustes;

6 2. Acesso ao Sistema HelpDesk No menu de Acesso Rápido clique no ítem de acesso ao Sistema do HelpDesk com serviço de FAQ (questões mais frequentes).

7 2. Acesso ao Sistema HelpDesk Na barra de endereços do seu navegador acesse a Plataforma SNELIS, digitando…

8 2. Acesso ao Sistema HelpDesk Faça o login na Plataforma, digitando, nos campos indicados, o seu CPF e a sua Senha.

9 2. Acesso ao Sistema HelpDesk Também é possível acessar o Sistema do HelpDesk com serviço de FAQ pela barra de menus, na opção Sistemas.

10 3. Visão geral do HelpDesk/FAQ O menu Enviar Chamado é ativado imediatamente quando se acessa o Sistema e abre um formulário (exibido nesse slide) para registro / envio de sua demanda para o suporte técnico da CGSIS.

11 3. Visão geral do HelpDesk/FAQ O menu Meus Chamados apresenta a situação de cada um de seus chamados registrados no Sistema HelpDesk. Permite, portanto, acompanhar o trâmite e obter respostas para suas demandas.

12 3. Visão geral do HelpDesk/FAQ Ao ser ativado, o ítem de menu FAQ permite conhecer as respostas para as questões mais comuns. As informações proporcionadas por esse recurso podem ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas e evitar os encaminhamentos em novo chamado.

4. Elaboração e Envio de um Chamado 13 Conforme explicado, o Sistema HelpDesk já abre no menu Enviar Chamado com o formulário para registro/envio de uma demanda. Campo Usuário : É preenchido automaticamente pelo Sistema, pois está vinculado ao login do usuário.

4. Elaboração e Envio de um Chamado 14 Campo Assunto : Exige que selecione a situação que gera sua demanda, indicando a temática que mais se aproxima. É suficiente deslizar o mouse entre as opções e clicar aquela que quer selecionar.

4. Elaboração e Envio de um Chamado 15 Campo Sistema : Como na situação anterior, o campo exige seleção de alternativa. Identifique o sistema relacionado com a sua demanda específica.

4. Elaboração e Envio de um Chamado 16 Campo Texto : Digite um texto sintético, mas com detalhes suficientes, de forma a expor objetiva e claramente a situação e/o problema que enfrenta.

4. Elaboração e Envio de um Chamado 17 Campo de marcação Tem anexo? : Observe que a opção “Não” já está marcada. Se pretende anexar um texto ou imagem ilustrativa de sua demanda, marque a opção “Sim”. Veja na sequência.

4. Elaboração e Envio de um Chamado 18 Botão Enviar : Revise o formulário preenchido com a sua demanda e, então, clique o botão Enviar. Seu chamado será registrado e será aberto um campo de upload para anexar arquivo complementar.

4. Elaboração e Envio de um Chamado 19 Após usar o Botão Enviar, sua demanda é cadastrada com indicação data/horário. Usando os botões Adicionar arquivo/Enviar do campo de upload pode-se complementar o chamado com arquivo anexo.

20 O ítem de menu Meus Chamados abre um formulário para acompanhamento de seus chamados no Sistema. Os chamados cadastrados apresentam identificadores próprios (protocolo/data), os conteúdos digitados e a “Situação”. 5. Controle de Chamados

Cada Chamado é registrado com as seguintes informações: Ver : recupera e apresenta todas as informações registradas do Chamado; Protocolo : número identificador do Chamado (gerado pelo sistema); Data de Cadastro : dados do registro temporal do Chamado; Assunto : identificador de categoria do Chamado; Chamado : texto do Chamado; Situação : encaminhamento da CGSIS para o Chamado (posição de momento); Sistema : controle de Chamados afetos a cada Sistema da Plataforma SNELIS Controle de Chamados

22 No formulário Meus Chamados, o link Ver permite acesso aos registros do chamado e, se for o caso, anexar arquivo adicional. 5. Controle de Chamados

6. Consultando as FAQs 23 Usando o ítem de menu FAQ, abrem-se duas possibilidades de busca: (a) com emprego de Filtro ou (b) por análise sequencial na Listagem de FAQs

6. Consultando as FAQs 24 A busca por FAQs com emprego de Filtro requer que: selecione o Sistema relacionado ao assunto; digite uma palavra chave localizável entre as perguntas ou respostas.

6. Consultando as FAQs 25 Para ilustrar um processo de consulta por Filtro, como resultado de busca de FAQs que envolvam o sistema “Portal” e a palavra chave “senha” foi gerada uma Listagem (ver ilustração).

Auto Instrução: Orientações gerais para uso desse material Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui

Como usar esse Material A proposta de uso desse material é a de auto instrução, com navegação usando os botões que aparecem na barra inferior : Avanço: segue para a tela seguinte; Retrocesso: segue para a tela anterior; Finalizar: encerra a navegação; Início: volta ao início (tela do Sumário); Ajuda: orientações sobre o uso desse material; O texto também pode apresentar Links externos (endereço de página Web) ou Links internos (outro slide dentro desse material, como é o caso dos itens do Sumário). Video Explicativo: necessário conexão à Internet.

CGSIS Dirceu L. de Mattos Álvaro J. Periotto