E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVA ORTOGRAFIA Fique de.
Advertisements

REFORMA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Acentuação gráfica e trema
MUDANÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO ERA... COMO FICOU.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!
A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Acentuação 1.
Acentuação Gráfica.
O que propõe a reforma ortográfica
REFORMA ORTOGRÁFICA.
objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa Profª. Valéria ACENTUAÇÃO
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
REFORMA ORTOGRÁFICA.
Simplificando as diretrizes do novo acordo ortográfico da língua portuguesa José Geraldo Pereira Baião (Mestre em linguística pela UnB)
Nova ortografia da língua portuguesa
Acentuação Gráfica.
Colégio Santa Dorotéia Professora Fernanda Mello Ferrary
Acordo Ortográfico.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Sistema de Informação – Português Instrumental
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao utilizar o material, favor manter as informações autorais
Regras gerais da nova ortografia
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Profª Vera Cunha. Vigência Vigência – a partir de 1º de janeiro de Transição Transição – 4 anos, de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de.
ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Acentuação Gráfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
MINICURSO Noções da nova gramática Profª. Msc. Rejane Marques.
Reforma Ortográfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
Desafio Ortográfico Reforma Ortográfica.
Reforma Ortográfica GUIA PRÁTICO Por Juceli e Araci.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!. A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa PROF- OLAVO MARTINS ARI DE SÁ.
Rio sem discurso Um poema heraclitiano.
Novo Acordo Ortográfico Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Regras especiais: Os ditongos de pronúncia aberta "ei", "oi", que antes eram acentuados, perderam o acento de acordo com a nova regra. Antes Agora assembléia.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Novo Acordo Ortográfico
REFORMA ORTOGRÁFICA Elaborado por Andréia Armesto Serpa
Acentuação Gráfica/ Novo Acordo Ortográfico.
Acordo ortográfico da língua portuguesa. Pasquale Cipro Neto MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se.
ACENTUAÇÃO Novas Regras Gramaticais Prof. José Antônio Ruza.
Língua Portuguesa Acordo Ortográfico. Aspectos Positivos O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, gera polêmica entre gramáticos, escritores.
A LÍNGUA PORTUGUESA apresenta:. o NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO em vigor a partir de 01/01/2009. O que muda, afinal?
A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA (DECRETO LEGISLATIVO Nº. 54)
Acordo Ortográfico. A partir de 2008 deverá entrar em vigor o acordo ortográfico que torna a língua portuguesa um idioma único em todo o mundo. Elas afetam.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! Vá clicando...
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. OBJETIVOS DO ACORDO 1)Fixar e delimitar as diferenças entre os falantes da língua; 2)Criar uma comunidade com.
Mudanças no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K.
DITONGOS ABERTOS (ÉI, ÓI) NÃO SÃO MAIS ACENTUADOS EM PAROXÍTONAS.ANTESDEPOIS AssembléiaAssembleia PlatéiaPlateia ParanóiaParanoia IdéiaIdeia.
NOVOACORDOORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Antes era assim Agora... k, w e y não eram consideradas letras do alfabeto. Foram acrescentados ao idioma.
1ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
REFORMA ORTOGRÁFICA! Prof. Ms. Edjôfre Coelho
Transcrição da apresentação:

E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Objetivo do Acordo: Defender a unidade essencial da língua portuguesa e o seu prestígio internacional.

Países signatários do acordo, membros da COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Brasil São Tomé e Príncipe AngolaCabo Verde MoçambiqueTimor LesteGuiné BissauPortugal

O acordo entrará em vigor em janeiro de 2009, mas a norma anterior será aceita oficialmente até dezembro de 2012.

O alfabeto é agora formado por 26 letras. O "k", "w" e "y" são agora consideradas letras do nosso alfabeto. Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano

Não existe mais o TREMA. Ele será mantido apenas em casos de nomes próprios e seus derivados. Ex.: Müller, mülleriano Como era: agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio, freqüência Como será: aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência

Não se acentuam as formas “que, qui, gue, gui”. Como era: argúi apazigúe averigúe enxagúe obliqúe Como será: argui apazigue averigue enxague oblique

Os ditongos abertos ÉI e ÓI não são mais acentuados em palavras paroxítonas. Como era: assembléia, platéia, idéia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico Como será: assembleia, plateia, ideia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico Obs.: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas, o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.

Os hiatos "oo" e "ee" não serão mais acentuados. Como era: enjôo vôo abençôo crêem dêem Como será: enjoo voo abençoo creem deem

Acento diferencial Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/ pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera. Como era Como fica Ele pára o carro Ele para o carro Ele foi ao pólo Norte Ele foi ao polo Norte Ele gosta de jogar pólo Ele gosta de jogar polo Esse gato tem pêlos brancos Esse gato tem pelos... Comi uma pêra Comi uma pera

Quando permanece o acento diferencial??? Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular. Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.

Não existe mais o acento diferencial. Como era: pára (verbo), péla (verbo), pêlo (substantivo), pêra (substantivo), pólo (substantivo). Como será: para (verbo), pela (verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo) Obs.: o acento diferencial ainda permanece no verbo "poder" (3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo - "pôde") e no verbo "pôr" para diferenciar da preposição "por“.

Não se acentuam mais “i” e “u” tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo. Como era: baiúca feiúra feiúme Como será: baiuca feiura feiume

Usa-se hífen: Antes de h: anti-herói,super-homem Entre fonemas iguais: anti-inflamatório, micro-ondas,inter-regional Obs.: dobram-se o R e o S quando o prefixo termina em vogal (microrregião,antissocial)

Como era: ante-sala auto-estima anti-rugas extra-escolar infra-estrutura ultra-som arquiinimigo Como será: antessala autoestima antirrugas extraescolar infraestrutura ultrassom arqui-inimigo

Usar sempre hífen com: além: além-mar aquém: aquém-mar ex: ex-aluno pré: pré-requistito pós: pós-graduação pró: pró-ativo recém: recém-nascido sem: sem-terra sub + r: sub-região vice: vice-rei

Não se usa hífen em compostos que perderam a noção de composição. Como era: manda-chuva pára-quedas Como será: mandachuva paraquedas Obs.: Devido à relatividade desta norma, é necessário consultar o Vocabulário Oficial da Academia Brasileira de Letras.

Translineação Deve-se repetir o hífen na linha seguinte quando a repartição da sílaba coincidir com o hífen da palavra. Ex.: Receberemos a visita do vice- -reitor.

FIM!