1 - Diferentes projetos republicanos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ERA VARGAS 1930 – 1945.
Advertisements

O FIM do REGIME MONÁRQUICO
Primeiros passos do período republicano
1 - Diferentes projetos republicanos:
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
REPÚBLICA VELHA ( ).
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
A República Velha: República da Espada + República das Oligarquias (1889 – 1930) *A República da Espada teve seu início quando os militares lideraram o.
História do Brasil REPÚBLICA
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
OS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA NO BRASIL
Primeira República.
REPÚBLICA DA ESPADA CAFÉ COM LEITE
A REPÚBLICA CRISE DO IMPÉRIO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
2 - A república no Brasil.
Prof. Webster Pinheiro.
Brasil Império D. Pedro II
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Revolução Federalista e de 1923
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
Aspectos políticos, sociais e econômicos
O Processo de Formação da Primeira República
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
A REPÚBLICA NO PARANÁ E A REVOLUÇÃO FEDERALISTA. Vários fatores facilitaram a difusão das ideias republicanas: a velhice do monarca, o isolamento da monarquia.
M U L T I M Í D I A Período de CRISE DA REPÚBLICA.
Revisão 1 Prof. Osvaldo.
Brasil República Velha
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
PRIMEIRA REPUÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL
2 - República da Espada (1889 – 1894):
História do Brasil Era Vargas.
1 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com a 1894 Deodoro (1889 a 1891) Floriano (1891 a 1894) Rep. Da Espada 1894 a 1930* OLIGAR QUIAS rurais.
História do Brasil República da Espada
República Velha 1889 – 1930.
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
República da Espada e República Oligárquica
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
República Velha
15 de Novembro de 1889 Mal. Deodoro da Fonseca: Ocupação do Quartel-General do Rio de Janeiro Deposição do Gabinete Imperial (Ministros: Ouro Preto – chefe.
Era Vargas História 9º’s.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
INSTITUTO EDUCACIONAL EBENÉZER A POSTILA 1 – 9 º A NO Cap. 2 – E começa a República Profª Elaine Aprígio.
CAUSAS DA CRISE DO IMPÉRIO 3/1/
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR DIFERENTES PROJETOS: LIBERAL = CAFEICULTORES PAULISTAS – PRP FEDERALISMO DESCENTRALIZADO JACOBINO = SETORES URBANOS – CLASSE.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
REPÚBLICA VELHA. I - R EPÚBLICA DA E SPADA (1889 – 1894) 1 – Governo de Deodoro da Fonseca (1889 – 1891) Medidas emergenciais  Transformação das antigas.
1 - Diferentes projetos republicanos:
1 - Diferentes projetos republicanos:
1 - República da Espada (1889 – 1894):
BRASIL REPUBLICANO Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
1 - Diferentes projetos republicanos:
Transcrição da apresentação:

1 - Diferentes projetos republicanos: República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República da Espada. República Liberal: federalismo descentralizado com grande autonomia para os estados. Postura predominante entre os cafeicultores paulistas. Prevaleceu entre 1894 e 1930, durante a chamada República Oligárquica. República Jacobina: formação de uma república com forte participação popular e favorável a criação de medidas com alcance social. Postura predominante entre setores da classe média urbana que não chegou a se concretizar.

2 - República da Espada (1889 – 1894): Período em que o Brasil foi governado por dois presidentes militares: Mal. Deodoro da Fonseca (1889 – 1891) e Mal. Floriano Peixoto (1891 – 1894). MAL. DEODORO DA FONSECA MAL. FLORIANO PEIXOTO

Cancelamento de instituições imperiais. Banimento da família real. O Governo Mal. Deodoro da Fonseca (1889 – 1891): Fase provisória: Cancelamento de instituições imperiais. Banimento da família real. Transformação das províncias em estados. Eleições para Assembléia Constituinte – Vitória das oligarquias rurais.

Separação entre Igreja e Estado (fim do Regime do Padroado) Grande naturalização.

FAMILIA REAL BRASILEIRA

Encilhamento (Rui Barbosa): Objetivo – industrialização. Meios – emissão monetária. Conseqüências – crise econômica, inflação. A constituição (1891): República Federativa com autonomia para os 20 estados. 3 poderes: executivo, legislativo e judiciário. Voto universal masculino (excluindo-se mulheres, menores de 21 anos, analfabetos, mendigos, padres e soldados);

A CRISE DO ENCILHAMENTO:

Voto aberto. Eleições diretas (excetuando-se a primeira eleição presidencial, vencida por Deodoro). Fase Constitucional (1891): Atritos entre o presidente (avesso à idéia de oposição) e o parlamento (controlado majoritariamente por cafeicultores desejosos de maior descentralização política). Nov/1891 – Deodoro fecha o congresso e decreta Estado de Sítio. Reação de diversos setores contra o gesto do presidente: cafeicultores, setores do exército 1º Revoltada Armada= Almirante Custódio de Melo.

Deodoro renuncia. O governo Mal. Floriano Peixoto (1891 – 1894): Consolidador da República (apelidado de “Mal. de Ferro” devido a firmeza de suas atitudes em relação a seus opositores); Medidas populares no RJ (apoio popular): redução de aluguéis, construção de casas populares, destruição de cortiços e eliminação de imposto sobre a carne para baixar o preço; Crise inicial pela posse: “Manifesto dos 13 generais”;

Revolução Federalista (RS 1893 – 1895): PRR – Júlio de Castilhos: “castilhistas” ou “pica-paus”, defensores de uma república positivista ultra-centralizada. X PF – Gaspar Silveira Martins: “maragatos”, defensores de maior autonomia para o poder legislativo e descentralização política. Em Santa Catarina: *Fuzilamentos em Anhatomirim * Desterro= Florianópolis (cidade de Floriano)

A REVOLUÇÃO FEDERALISTA: JÚLIO DE CASTILHOS SILVEIRA MARTINS

Revolta da Armada (RJ 1893): novamente a marinha se opõe ao presidente e ameaça bombardear o RJ. Floriano compra navios dos EUA e reprime os revoltosos. Os revoltosos da armada chegaram a se unir aos federalistas do Sul do país. Ambos foram derrotados.