Projeto: Espaço urbano e meio ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
Câmara Técnica de Saneamento - Conselho de Meio Ambiente Teresópolis Recomendações técnicas Plano Municipal de Saneamento Básico Plano Municipal de Saneamento.
FOGO.
O estudo das Bacias Hidrográficas e a caracterização de ambientes
Renaturalização de cursos d’água
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Introdução e Conceitos Fundamentais
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Gestão Ambiental Aplicada
FLORESTAS URBANAS, ECOLOGIA DA PAISAGEM E QUALIDADE DE VIDA
PROGERIRH / PRODHAM.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
BRASIL DAS ÁGUAS “SETE RIOS” Gérard e Margi Moss.
Disciplina:Ecologia Geral Professor:Ricardo Motta Pinto Coelho
PAISAGENS, ESPAÇO GEOGRÁFICO E TRABALHO
Energia Renovável e Não Renovável
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
HIDROLOGIA.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Sudeste: paisagens intensamente transformadas
Estudo de campo com a participação dos estudantes, comunidade e Presidente da Associação do Bairro. Entrevista com a comunidade. Estudo on-line com as.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Dinâmica da Atmosfera.
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
1° Encontro Internacional sobre Ciclones do Atlântico Sul EFEITOS DOS CICLONES EM ZONAS URBANAS-COSTEIRAS NO RIO DE JANEIRO Prof. David Zee Faculdade de.
Caracterização de ecossistemas em bacias hidrográficas
ATUALIDADES PROF . OLAVO MARTINS
O processo de urbanização
Arquitetura vernacular
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
C IDADE DE P ATATIFAS Aline Silva Aline Oliveira Gislaine Turma 13 Senac.
A DEMOGRAFIA: A população brasileira ultrapassou os 200 milhões de habitantes. Sudeste continua mais populoso. A urbanização muito rápida ocasionou uma.
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
Os problemas sociais das cidades brasileiras
Arquitetura vernacular
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
Área Urbana - Concentração de pessoas em um espaço restrito a atividade secundaria ou terciária. Para se considerar uma área urbana é levada em conta a.
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE DIREITO
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
HIDROSFERA. HIDROSFERA ÁGUA MAIS ABUNDANTE RECURSO NATURAL DISPONÍVEL NO PLANETA. É CONSIDERADA UM SOLVENTE UNIVERSAL FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
Construção dos Conhecimentos geourbanos Estudando o Espaço Urbano. 1ano B.
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
Revisão 2ª trimestre 6º ano.
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
P ROJETO ESPAÇO URBANO E MEIO AMBIENTE Terceira etapa: Construção de maquetes.
As cidades e a questão ambiental
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Cidades Modernas e Sustentáveis ALUNOS: ISABELLA, WESLEY, ESTEFANI ALMEIDA, KAROLAINE E RAFAELA FREITAS. 2º ANO “A”
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

Projeto: Espaço urbano e meio ambiente

Objetivo Auxiliar o ensino-aprendizagem na disciplina de geografia através de discussões sobre a organização urbana e suas respectivas problemáticas ambientais na busca da compreensão de um eficiente planejamento urbano que contemple as características naturais do sítio urbano que a cidade ocupa, em benefício da qualidade de vida da população na busca de um equilíbrio sociedade-natureza.

Desenvolvimento do projeto Primeira etapa: aquisição de conhecimentos sobre “Recursos Hídricos”, “Poluição Atmosféricos e seus respectivos fenômenos”, “Urbanização e seus problemas sociais e ambientais”. Segunda etapa: Formulação de 4 Grupos compostos de 5 alunos para produção de Videodocumentários dos seguintes temas “Açude Velho”, “Centro da cidade”, “Riacho das Piabas na Comunidade Rosa Mística”, “E. E. E. E. F. M. São Sebastião”.

Açude Velho Objetivo: Demonstrar a inserção do açude velho na poluição das águas ocasionado pelo crescimento urbano desordenado sem um eficiente planejamento urbano. Apontar uma situação de que o açude se encontrasse revitalizado e com vegetação (nativa) no seu entorno, demonstrando os benefícios que isto traria para o meio ambiente e para qualidade de vida da população campinense.

Composto por uma contextualização da problemática da poluição das águas; Contextualização histórica da origem de açude velho e sua finalidade. Demonstrando porque atualmente encontra- se como deposito de esgoto. Mostrar os atuais usos caminhada, ciclismos e etc. Apontar uma situação hipotética em que o açude se encontra-se revitalizado e com vegetação os benefícios que isto traria para o meio ambiente e para população. Sugestões: Pode fazer entrevista com usuários daquele espaço perguntando sua opinião como se encontra o açude velho poluído, pesquisadores dos benefícios do açude ser despoluído.

“Centro da cidade” Objetivo: Demonstrar os principais problemas ambientais presentes neste espaço: Poluição atmosférica , ilhas de calor, falta de água. Apontar soluções para um planejamento urbano sustentável com: Transportes eficientes e menos poluidores como metro “VLT”, Bicicletas; Captação de água da chuva, colocar mais árvores e hortas urbanas terraços dos prédios, utilização de energia solar.

Contextualização histórica da origem da cidade e seu processo de urbanização.E um pouco sobre a atualidade. Enfocar nos problemas ambientais resultantes desse processo de urbanização. Apontar soluções para um planejamento urbano sustentável. Sugestão: Realizar entrevistas com algum morador ou comerciante.

“Riacho das Piabas na Comunidade Rosa Mística” Objetivo: Demonstrar os problemas ambientais resultante da poluição através de esgotos e a canalização e a ocupação da planície de inundação do riacho. Apontar uma organização desse espaço coerente com as suas características naturais ex: manutenção do riacho na sua forma natural e com e a sua mata ciliar, retirada da população das áreas inadequadas e sua recolocação em áreas seguras .

Riacho das Piabas na Comunidade Rosa Mística Contextualização da poluição dos rios e o processo de origem da comunidade. Enfocar os problemas ambientais do processo de ocupação do riacho e das ações governamentais .ex: enchentes, poluição do riacho e do lençol freático. Apontar uma organização desse espaço coerente com as suas características naturais . Sugestões: Entrevistas com moradores.

“E. E. E. E. F. M. São Sebastião”. Objetivo: Desenvolver uma discussão de como a escola poderia aproveitar os recursos naturais disponíveis no ambiente em prol do desenvolvimento sustentável. Sugestões: poderia realizar entrevistas com professores. Realizar uma discussão a cerca da sustentabilidade. Apontar onde a escola poderia se inserir na sustentabilidade. Ex. captação de água da chuva, utilização de energia solar ou eólica, reuso da água do bebedouro para uma horta orgânica.