ESPACIALIZAÇÃO DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS E MODELAGEM DO TERRENO Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Geociências Planetário / Grupo de Estudos de Astronomia.
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL JUNHO DE 2004.
Sistema de Informações Geográficas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
Usando ArcMap Carlos Ruberto Fragoso Júnior www. ctec. ufal
ArcToolbox Carlos Ruberto Fragoso Júnior www. ctec. ufal
CARACTERÍSTICAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Departamento de Engenharia Civil – DEC Área de Engenharia de Recursos Hídricos - AERH SISTEMAS DE INFORMAÇÕES.
Campina Grande, Agosto de 2007
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
Profª Iana Alexandra Alves Rufino
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
GEOPROCESSAMENTO APLICADO AOS RECURSOS HÍDRICOS – UM ENFOQUE PRÁTICO
Universidade Estadual de Londrina BOLSISTA PIBIC/CNPq-UEL
DESENHO, TOPOGRAFIA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA (GN-103)
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será utilizado por todas as 59 universidades federais do país. A entrada em 30 delas será exclusivamente pela.
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Introdução à Cartografia
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
SIG e Modelagem de Dados
Disciplina Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
Fusos Horários Cartografia.
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a sua importância actual
Elementos da Cartografia
Modelagem Numérica de Terreno
Mapas e Escalas.
Principais Aplicações da Modelagem Numérica de Terreno
Cartografia A Cartografia pode ser definida como a Ciência e arte de expressar  graficamente, por mapas ou cartas, o nosso conhecimento da superfície da.
CARTOGRAFIA ELEMENTOS DE UM MAPA
Geoprocessamento e Utilização de Equipamentos de GPS
Prof. José Victor Instituto GayLussac
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
Substitua por seu nome Substitua por seu título Substitua pelo nome de seu orientador Substitua por sua linha de pesquisa Doutorado ||||||||||||||||||||||
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
Geoprocessamento Produtos derivados.
Lista de exercício 3 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1 Este breve tutorial mostra de forma prática e simples como editar as figuras para fazer o mapa temático. Os conceitos de Cartografia Temática podem ser.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
Cartografia Temática Cartografia Temática
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
DMPL Prof. Ms. João Rafael Alberton UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS Curso de Ciências Contábeis Casca
Árvore de decisão e projeto cartográfico
AULA 2 CARTOGRAFIA – PARTE 2
Os elementos fundamentais de um
Elementos cartográficos
TÍTULO: Subtítulo Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal João Pessoa (PB), 10 de novembro de Nomes dos autores. Nome do orientador.
Representações Cartográficas
São Paulo, XX de Novembro de 2011 TG XX Titulo do Trabalho Prof. Orientador Nome completo sem abreviar Integrante 01 – nome completo sem abreviar.
TÍTULO: Subtítulo Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal João Pessoa (PB), 10 de dezembro de Nomes dos autores. Nome do orientador.
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
ÍNDICES DE VEGETAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Aula 1 – Parte II O PROBLEMA DA REPRESENTAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESPAÇO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADOS Deteção remota GeoprocessamentoautomáticoWebSIG Modelos digitais de terreno de terreno Análise de imagem Análise.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADOS Deteção remota GeoprocessamentoautomáticoWebSIG Modelos digitais de terreno de terreno Análise de imagem Análise.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
AVALIAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO DO SATÉLITE TRMM PARA A BACIA DE CONTRIBUIÇÃO DA UHE ITUMBIARA (GO) Alunos: Marcelo Pedroso Curtarelli,
GEOPROCESSAMENTO E MAPAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

ESPACIALIZAÇÃO DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS E MODELAGEM DO TERRENO Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas Prof. Richarde Marques João Pessoa - PB Novembro de 2015 João Pessoa - PB Novembro de 2015

1. Calcular a precipitação média e o desvio padrão dos postos de chuva de uma microrregião do Estado da Paraíba e espacializar os resultados em mapas temáticos. 2. Calcular as declividades e sombreamento do terreno de uma microrregião do Estado da Paraíba. 3. Elaborar um relatório técnico de atividades. ATIVIDADES

Todo produto cartográfico necessita conter elementos básicos e deve possuir: –Titulo –Legenda –Escala –Orientação DIAGRAMAÇÃO DE UM PRODUTO CARTOGRÁFICO

3ª. AVALIAÇÃO Escolher uma microrregião geográfica. Coletar informações sobre localização geográfica e dados de precipitação de postos pluviométricos. Calcular a precipitação média e o desvio padrão para cada posto. Importar a localização dos postos para a área de estudo. Inserir os atributos: precipitação média e o desvio padrão, de cada posto para o SIG. Espacializar os resultados obtidos no item anterior usando algum método de interpolação. Escolher e baixar o Modelo Digital de Elevação da área de estudo. Calcular as declividades e o relevo sombreado da área de estudo.