1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria Cinética da Materia (III)
Advertisements

Adaptado da Porto Editora por Marília Peres
Vapor d´água e seus efeitos termodinâmicos
Química dos Biocombustíveis
Prof. Hilton Luiz Monteiro Junior Prof. Hilton Luiz Monteiro Junior
Professor: José Queiroz
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
W Compressão do gás Expansão do gás
Universidade Federal Rural
Termometria Aula 03.
Aula 05 Calor e Trabalho.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Prof. Marcos G Degenhardt
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
Variação de Entropia em Processos Reversíveis
RESUMO DE TERMODINÂMICA DA ATMOSFERA
Marcos Germano Degenhardt
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Termodinâmica.
1. A região conhecida como “O Triângulo das Bermudas” detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na.
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis:
Aula 08_09 – Termodinâmica Básica
Primeira lei da Termodinâmica
Gás ideal e primeira lei da Termodinâmica Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva Tutor: Gustavo Luz.
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Capítulo 20 Aula 1 Entropia e a segunda lei da termodinâmica
Entropia e 2º Lei da Termodinâmica.
Processo Adiabático Além dos processos ideais tratados na aula passada (isobárico e isovolumétrico), um quarto tipo de processo tem grande importância.
Calorimetria Termodinâmica
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Lentes Esféricas.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
ESTUDO DOS GASES.
GASES.
Revisando Gases Leis da termodinâmica Máquinas termicas
GASES.
MUDANÇA DE FASE.
TERMODINÂMICA Estudo dos gases
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
L - calor latente da substância
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
Segunda Lei da Termodinâmica
ESTUDO DOS GASES.
TERMODINÂMICA.
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 7
Professor: Marivaldo Mendonça
Grandezas Físicas Capítulo 1.
CICLOS TERMODINÂMICOS
REVISÃO 2º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Universidade Federal Rural
Unidade V.
1. Dois blocos de madeira, idênticos e de mesma massa, são colocados para flutuar em líquidos diferentes. A razão entre as densidades desses líquidos,
TERMODINÂMICA.
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
QUE O JOGO COMECE.
TERMOLOGIA Professor John Disciplina Física E.
1. Uma esfera de aço de massa 0,20 kg é abandonada de uma altura de 5,0 m, atinge o solo e volta, alcançando a altura máxima de 1,8 m. Despreze a resistência.
Curso Fenômenos de Transporte
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
Como funciona um motor?.
τ =F.d {p=F/A→F=p.A τ =p.A.d{V=A.h→A=V/h τ =p.V.h {d=h τ = p. ΔV
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
I Revisão de Física Termodinâmica Prof: Marcos Rogério
FÍSICA X SAIR Capítulo 1: Estudo dos gases Capítulo 2:
Transcrição da apresentação:

1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade de calor recebida pelo gás durante o processo foi de 1600 joules. Com os dados, pode-se dizer que a variação da energia interna que este gás sofreu foi de:

2. Um gás ideal encontra-se inicialmente a uma temperatura de 150 °C e a uma pressão de 3,0 atmosferas. Mantendo-se a pressão constante, seu volume será dobrado se sua temperatura aumentar para, aproximadamente:

3. Uma amostra de n mols de gás ideal sofre as transformações (isovolumétrica), (isobárica) e (isotérmica) conforme representação no diagrama pressão volume mostrado a seguir. Sabendo-se que a temperatura do gás no estado é 127°C, pode-se afirmar que a temperatura dele, em no estado D é:

4. Com base nas Leis da Termodinâmica, analise as afirmativas a seguir: I. Existem algumas máquinas térmicas que, operando em ciclos, retiram energia, na forma de calor, de uma fonte, transformando-a parcialmente em trabalho. II. Não existe transferência de calor de forma espontânea de um corpo de temperatura menor para outro de temperatura maior. III. Refrigeradores são dispositivos, que transferem energia na forma de calor de um sistema de maior temperatura para outro de menor temperatura. Está(ão) CORRETA(S) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) I, II e III.

5. Um gás em uma câmara fechada passa pelo ciclo termodinâmico representado no diagrama p x V da Figura. O trabalho, em joules, realizado durante um ciclo é:

6. Um projeto propõe a construção de três máquinas térmicas, M1, M2 e M3, que devem operar entre as temperaturas de 250 K e 500 K, ou seja, que tenham rendimento ideal igual a 50%. Em cada ciclo de funcionamento, o calor absorvido por todas é o mesmo: Q = 20 kJ, mas espera-se que cada uma delas realize o trabalho W mostrado na tabela abaixo. De acordo com a segunda lei da termodinâmica, verifica-se que somente é possível a construção da(s) máquina(s)

7. Para observar uma pequena folha em detalhes, um estudante utiliza uma lente esférica convergente funcionando como lupa. Mantendo a lente na posição vertical e parada a 3 cm da folha, ele vê uma imagem virtual ampliada 5,0 vezes. Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, a distância focal, em cm, da lente utilizada pelo estudante é igual a:

8. As figuras abaixo representam raios solares incidentes sobre quatro lentes distintas. Deseja-se incendiar um pedaço de papel, concentrando a luz do sol sobre ele. A lente que seria mais efetiva para essa finalidade é a de número: I b) II c) III d) IV e) Nenhuma das indicadas.

9. Um copo de 10 cm de altura está totalmente cheio de cerveja e apoiado sobre uma mesa. Uma bolha de gás se desprende do fundo do copo e alcança a superfície, onde a pressão atmosférica é de 1,01 x 105 Pa. Considere que a densidade da cerveja seja igual a da água pura e que a temperatura e o número de moles do gás dentro da bolha permaneçam constantes enquanto esta sobe. Qual a razão entre o volume final (quando atinge a superfície) e o inicial da bolha?

10. A figura mostra um bloco maciço e homogêneo em forma de cubo, com aresta 2 metros e massa 800 kg, flutuando em água de densidade 10³ kg/m³, contida num recipiente retangular de faces paralelas ao bloco. Nestas circunstâncias, a distância h entre o fundo do bloco e a superfície da água é: