Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
Advertisements

FISIOLOGIA DO CICLO MENSTRUAL
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Sistema Endócrino.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
BIOLOGIA Prof. Fábio Guerra Sexualidade e Reprodução Humana.
PÂNCREAS E GÔNADAS.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Colégio INEDI Biologia
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
Sistema Reprodutor Feminino
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Sistema Reprodutor Feminino
AULA 06 GAMETOGÊNESE.
Sistema Reprodutor/Sistema Genital
Glândula Ovariana e hormônios femininos
Transmissão da vida.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Sistema Reprodutor.
APARELHO REPRODUTOR FEMININO REGULAÇÃO HORMONAL (ANIMAÇÕES)
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
CAPÍTULO 10 SISTEMA REPRODUTIVO FEMININO,
Ciências Naturais 9ºAno
Sistema genital masculino
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Sistema Endócrino V) Supra-renais (adrenais)
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
Sistema Endócrino.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
GAMETOGÊNESE.
Revisão Avaliação Bimestral Ciências (8º anos A e B) 4º bimestre
O que é gametogênese?.
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
Como ocorre o controle endócrino do ciclo menstrual
Sistema Reprodutor Feminino
Transmissão da vida.
O sistema reprodutor Esquema e ideias-chave
Prof. Bartolomeu Garcia
SISTEMA ENDÓCRINO * O CONTROLE MESTRE.
As dificuldades encontradas na adolescência
Ciclo Menstrual.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL FEMININO
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
Ciências Naturais – 9.o ano
Aparelho Reprodutor Feminino
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Ciclos sexuais femininos
Uma visão reprodutiva da mulher
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
Transcrição da apresentação:

Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas

Sistema Endócrino Gônadas (Testículos e Ovários) a) Testículos (homem): Localizados no interior da bolsa escrotal Sofre influência dos hormônios FSH (folículo estimulante) e LH (luteinizante) produzidos pela adenohipófise Testículos FSH  induz a produção de Espermatozóides LH  Induz a produção de Testosterona Testosterona (hormônio sexual masculino), produzido no interior dos testículos. Ação: Aparecimento dos características sexuais secundárias masculinas (barba, pêlos pubianos, engrossamento da voz, desenvolvimento da musculatura, etc). Amadurecimento dos órgãos genitais. Libido sexual.

Sistema Endócrino Gônadas (Testículos e Ovários) b) Ovários (mulher) localizados no interior da cavidade pélvica. Hormônios produzidos: Estrogênio e Progesterona Sofrem influência dos hormônios FSH e LH produzidos pela adenohipófise Tuba uterina FSH induz a formação dos foliculos ovarianos (Graaf) e estes produzem estrogênio. Corpo lúteo Com o aumento do estrogênio, ocorre o aumento da liberação do hormônio LH, o qual promove a ovulação e a formação do corpo lúteo que irá produzir progesterona.

Sistema Endócrino Estrogênio Produzido pelos folículos ovarianos; Determina o aparecimento das características sexuais secundárias femininas (mamas, pêlos pubianos, acúmulo de gordura em algumas regiões, etc.); Estimula o desenvolvimento do endométrio para receber o embrião; Induz o amadurecimento dos órgãos genitais; Libido sexual.

Sistema Endócrino Progesterona Produzida pelo corpo lúteo que se origina do folículo ovariano rompido durante a ovulação. Juntamente com o estrogênio, a progesterona atua preparando a parede do endométrio uterino para receber o embrião. Estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.

CORPO LÚTEO NA GRAVIDEZ Forma-se em todos os ciclos menstruais, com o rompimento do folículo ovariano para liberar o óvulo maduro na ovulação. Permanece produzindo hormônios no ovário e caso não ocorra gravidez dura cerca de 14 dias (fase lútea) até começar a degenerar. Ao degenerar origina o corpo hemorrágico. NA GRAVIDEZ Caso a gravidez ocorra, não degenera, sendo fundamental para a manutenção do endométrio adequado à gestação, através da liberação de estrogênios e progesterona o corpo lúteo assegura estas funções até cerca de 8 a 12 semanas de gestação, momento a partir do qual a placenta assume este papel.

Ciclo Menstrual O ciclo menstrual tem início no primeiro dia da menstruação. No início do ciclo o FSH induz o desenvolvimento dos folículos ovarianos. Os folículos ovarianos produzem estrogênio e induzem a liberação do hormônio LH pela adenohipófise. 3) O estrogênio inicia o desenvolvimento do endométrio para receber o blastocisto (embrião). 4) No 14º dia do ciclo menstrual o hormônio LH atinge níveis máximos e ocorre a ovulação (liberação do óvulo). 5) O folículo rompido origina o corpo lúteo (amarelo) que produz progesterona.

Ciclo Menstrual A progesterona produzida pelo corpo lúteo atua em conjunto com o estrogênio no desenvolvimento do endométrio, aumentando sua espessura e vascularidade para uma eventual gravidez. As altas taxas de estrogênio e progesterona inibem a liberação de FSH e LH e, por consequência, ocorre a atrofia do corpo lúteo. Dessa maneira, os níveis de progesterona caem de forma acentuada e a redução brusca na taxa desse hormônio faz com que a mucosa uterina sofra descamação e ocorre a menstruação. Se ocorrer gravidez, o embrião implantado na parede uterina produzirá o hormônio HCG Gonadotrofina coriônica humana o qual estimulará o corpo lúteo a manter a produção de progesterona e estrôgênio.

Ciclo Menstrual 10) Por volta do 4º mês de gestação o corpo lúteo degenera-se e a placenta passa a produzir estrogênio e progesterona, mantendo a mucosa em contínua proliferação.

PRINCIPAIS HORMÔNIOS GRAVIDEZ

PRINCIPAIS HORMÔNIOS AMAMENTAÇÃO