Tecido conjuntivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECIDO CARTILAGINOSO.
Advertisements

Tecido Cartilaginoso.
Tecido cartilaginoso Vera Vargas 2011.
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
TECIDO ADIPOSO.
I. Introdução: . Defesa dos organismo.
HISTOLOGIA.
Tecidos Conjuntivos Especiais
TECIDOS CONJUNTIVOS Origem: mesoderma;
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
T e c i d o Ó s s e o Características histologia
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
SISTEMA ESQUELÉTICO HUMANO
Conjunto de células semelhantes, que desempenham uma mesma função
Tecido cartilaginoso, ósseo e hematopoiético
TECIDO CARTILAGINOSO.
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Professora: Roberta Fontoura
Sistema Esquelético.
Tecidos conjuntivos: conexões do organismo
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Tecidos epiteliais. Epítelio glandular Fig 2.3.
Fisioterapia Dermatofuncional
Impulso nervoso BOMBA DE Na+ e K+
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Profa. Marta G. Amaral, Dra.
Tecido ósseo.
Cartilagem.
Tecidos do Corpo Humano.
Professora: Rosana Moraes
Tecidos Animais.
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
Tecido conjuntivo.
Sistema Locomotor.
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
SISTEMA ESQUELÉTICO DEDÉ.
Prof. Priscila Anderson
Tecido Conjuntivo.
E.E.ABADIA FAUSTINO INÁCIO ALUNOS:Aline,Bruna,Tauane e kauê Profª.:Terezinha Galvan DISCIPLINA:BIOLOGIA TEMA:Tecido conjuntivo cartilaginoso e Tecido conjuntivo.
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
Tecido ósseo 1.
Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu
Histologia do Tecido Conjuntivo
HISTOLOGIA TECIDO ÓSSEO
Profa Dra Flávia Thomaz Verechia Pereira
Tecido Ósseo João Henrique Rodrigues Castello Girão
TECIDO CARTILAGINOSO E ÓSSEO
TECIDO CARTILAGINOSO ORIGEM: Mesoderma. Forma Especializada do Tecido Conjuntivo FUNÇÕES: Suporte de tecidos moles Revestimento das superfícies articulares.
Prof. Me. Leandro Parussolo
HISTOLOGIA TECIDO ÓSSEO.
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
HISTOLOGIA TECIDO ADIPOSO.
HISTOLOGIA TECIDO CARTILAGINOSO
Tecido Conjuntivo de Suporte
É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.
TECIDOS CONJUNTIVOS.
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
Tecido Adiposo, Cartilaginoso e Ósseo
3-TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO
Tecido Cartilaginoso.
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
1.
Tecido Cartilaginoso Profª Cristiane Barroso Características  Forma especializada de tecido conjuntivo, de consistência rígida e flexível, que dá suporte.
Tecido Cartilaginoso Profª Cristiane Barroso Características  Forma especializada de tecido conjuntivo, de consistência rígida e flexível, que dá suporte.
Tecido conjuntivo II Tecidos Adiposo Cartilaginoso  Profª Maria de Lourdes Marques Camargo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável.
Tecido Cartilaginoso. É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida Funções: suporte de tecidos moles reveste superfície articulares.
Transcrição da apresentação:

Tecido conjuntivo

Tem origem mesodérmica. É o tecido mais comum do animal. Apresenta grande abundância de material extracelular. Possui três elementos principais: Células, fibras e substância fundamental. É formado por diferentes tipos de células e fibras mergulhadas numa substância extracelular pouco viscosa ou substância fundamental.

Os fibroblastos são as células mais encontradas no tecido conjuntivo e produzem as fibras do tecido conjuntivo.

As fibras do tecido conjuntivo são de três tipos: colágenas, reticulares ou elásticas, que se distribuem desigualmente entre as variedades de tecidos.

Os tecidos conjuntivos típicos, com aspectos e funções variadas e que se distribuem por todos os órgãos são reunidos sob o nome genérico de tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD).

Dependendo do componente predominante e da organização estrutural do TCPD eles se classificam em: Tecido conjuntivo frouxo:. É encontrado na pele, nas mucosas e nas glândulas.

Tecido conjuntivo denso: É encontrado nas cápsulas que envolvem e protegem órgãos como rins, baço e fígado e na derme profunda da pele.

Tecido conjuntivo adiposo: predominam grandes células que armazenam uma gota de lipídios É o maior depósito de energia do corpo.

Njknkjk

Tecido conjuntivo cartilaginoso Forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Forma inúmeras peças do esqueleto.

Serve como suporte para tecidos moles, reveste superfícies articulares, diminuindo o atrito e amortecendo choques e é essencial para a formação e crescimento dos ossos longos.

Contém suas células específicas, os condrócitos, e abundante material extracelular que constitui a matriz. Os condrócitos se encontram no interior de cavidades na matriz cartilaginosa chamadas lacunas

Existem três diferentes tipos de cartilagem que diferem em substâncias que as constituem: a cartilagem hialina, a elástica e a fibrosa. O tipo de cartilagem mais freqüentemente encontrado no corpo humano é a cartilagem hialina.

A cartilagem hialina forma o primeiro esqueleto do embrião, que posteriormente é substituído por tecido ósseo.

A cartilagem hialina é encontrada principalmente nas fossas nasais, traquéia e brônquios e recobrindo as superfícies articulares de ossos longos.

A cartilagem hialina não é vascularizada, e a nutrição é feita por difusão de substâncias a partir do pericôndrio. Têm baixo metabolismo e baixa capacidade de regeneração, salvo em crianças de pouca idade.

A cartilagem elástica é semelhante a hialina, porém inclui uma abundante rede de fibras elástica finas não orientadas. Encontramos cartilagem elástica no pavilhão auditivo, na tuba auditiva, na epiglote e na laringe.

O mais resistentes dos três tipos de tecidos cartilaginosos é a cartilagem fibrosa. Apresenta maior quantidade de fibras colágenas. Encontramos fibrocartilagem nos discos intervertebrais, na sínfise púbica.

Tecido conjuntivo ósseo Serve de suporte para partes moles e protege órgãos vitais. Formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. A matriz óssea contem fosfato e carbonato de cálcio dentre outros íons. A parte orgânica da matriz óssea é composta de 90% de fibras colágenas.

Aloja e protege a medula óssea, formadora das células do sangue. Funciona como depósito de cálcio fosfato e outros íons.

Células do tecido ósseo Os osteoblastos, são células jovens que maduro recebe o nome de osteócito, e produzem a parte orgânica da matriz óssea

Existem células que reabsorvem o tecido ósseo, remodelando-o, são os osteoclastos. Todos os ossos são revestidos por membranas conjuntivas que possuem células osteogênicas, o periósteo. Possui grande vascularizam e enervação. O cálcio dos ossos está em intercâmbio constante com o cálcio dos líquidos extracelulares.

Ao microscópio, o tecido ósseo apresenta estruras bem características: Os chamado sistema de Havers.

Os canais de Volkmann conectam transversalmente os canais de Havers.

Nos ossos longos as extremidades ou epífises são constituídas de osso esponjoso, preenchidas pela medula óssea .

O corpo ou diáfise dos ossos longos é quase que totalmente constituído por tecido ósseo compacto, que não apresenta cavidades visíveis a olho nu.