1Unidade 06 - Matriz Algoritmos e Linguagens de Programação Matriz Prof.: Guilherme Baião S. Silva Adaptações Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007.

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1Unidade 06 - Matriz Algoritmos e Linguagens de Programação Matriz Prof.: Guilherme Baião S. Silva Adaptações Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007

2Unidade 06 - Matriz Algoritmos e Linguagens de Programação Definição: estrutura homogênea de armazenamento cuja capacidade é resultado do produto cartesiano entre suas dimensões; As de duas dimensões são as mais freqüentes (tabelas); Manipulação através de estruturas de repetição aninhadas; Pode-se comparar uma matriz a uma planilha do Excel. Onde cada célula é referenciada por uma linha e uma coluna. Matriz

3Unidade 06 - Matriz Algoritmos e Linguagens de Programação Exemplo: manipulação das 4 notas dos 10 alunos de uma turma: início declare notas[10][4] : real declare i, j : inteiro para i de 0 até 9 passo 1 faça para j de 0 até 3 passo 1 faça escreva “Digite uma nota: ” leia notas[i][j] fim para /* Para escrever os valores na tela. */ para i de 0 até 9 passo 1 faça para j de 0 até 3 passo 1 faça escreva “Nota: ”, notas[i][j] fim para fim Algoritmo

4Unidade 06 - Matriz Algoritmos e Linguagens de Programação Outro exemplo: > Elaborar um algoritmo que efetue a leitura dos nomes de 10 alunos e cada uma de suas 5 notas do ciclo. Ao final, mostrar o nome de cada aluno e sua nota final. (Utilizar um vetor para os nomes e uma matriz de duas dimensões para as notas). Exemplo

5Unidade 06 - Matriz Algoritmos e Linguagens de Programação Exercícios Lista de Exercícios - 05