O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

SIMBOLISMO.
O romantismo I – Contexto Histórico.
Navegando na Literatura
O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.
Simbolismo.
Alphonsus de Guimaraens
Figuras de estilo Literatura.
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
SIMBOLISMO Professor Kássio.
Muito pesado é o meu espírito quero cancelar E eu em urrando contra a conformidade, mentindo Enquanto em meu redor me ditavam como agir e pensar Pode.
Quando tudo parece P E R D I O.
Arte e representação.
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
Simbolismo Poesia no fim do século
SIMBOLISMO.
T R O V A S Zélia Nicolodi.
ANÁLISE DO POEMA UM SONHO DE EUGÊNIO DE CASTRO
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Simbolismo.
Professsora: Aíla Rodrigues
Amigos Anjos e Flores Rolagem Automática Ligue o som.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Simbolismo Suzete Beppu.
JUNTO ÀS ÁGUAS DESTE MAR
Ritmos poemaspoemas. Cada época tem seu ritmo A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade,
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Sou uma poetisa.
SIMBOLISMO.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Prof.ª Patrícia Tavares
LITERATURA Capítulo 4.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
Literatura PRÉ-MODERNISMO
ME APAIXONEI!!!.
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
PINTURAS DE STEVE HANKS “O mestre da Aquarela”
SOU ASSIM! Slides/automáticos...aguarde S.Elizio.
Falar de Amor.
SIMBOLISMO NO BRASIL (Final do século XIX)
Eu sou poeta.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
(Ezequiel 34,27) Meu irmão, minha irmã, trazemos a você esse belo ícone bizantino que representa Aquele que veio cumprir as profecias de Deus a Seu Povo.
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide abertura, para a saudação inicial, pode ser utilizado.
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide de abertura pode ser utilizado no início da celebração.
Literatura Prof. Keila Garcia
Música: Atrai o meu coração / Filhos do Homem
SIMBOLISMO.
Click para mudar de slide
DICAS DE LITERATURA.
FELIZ ANIVERSÁRIO MINHA FILHA AMADA.
Quando Tudo Parece Perdido...
Profa. Ms. Gabriela Azeredo
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
HOJE EU TENTEI TE FALAR COM A VOZ EMBARGADA E LAGRIMAS NO OLHAR HOJE EU TENTEI TE ENCONTRAR MAS TUDO ERA TRISTE O FARDO ERA PESADO DE MAIS.
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Transcrição da apresentação:

O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do século XIX. Ela se opôs aos movimentos Realista/Naturalista e Positivista.

A partir de 1881,poetas,pintores,dramaturgos e escritores procuraram basear suas produções a suas experiências presenciadas nas viagens que faziam. Visto como individualista e místico, foi apelidado de “decadentismo”, uma alusão a decadência.

Em resposta ao materialismo cientificista e ao realismo, os escritores simbolistas buscaram o resgate de certos valores do Romantismo que foram esquecidos pelo Realismo. De acordo com a proposta simbolista, a arte e a literatura não poderiam ser retratadas apenas sob o ponto de vista da realidade.

Características Subjetivismo: Visão mais particular e individual nas representações A visão objetiva de movimentos anteriores não desperta mais interesse, e sim a representada pelo ponto de vista de um único indivíduo.

A poesia se opunha a poética Parnasiana , e além do romantismo , procuravam o mais profundo do “eu” e buscavam o inconsciente , o sonho. Musicalidade: Para conseguir a musicalidade nos poemas, usaram alguns recursos , como a Aliteração, que consiste na repetição sistemática de um fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.

Transcendentalismo: Sugerir através de palavras, sem citar objetivamente o elemento da realidade. Realçar o imaginário e a fantasia. A Realidade era interpretada através da intuição e não da razão. Os simbolistas preferem o vago, o indefinido ou o impreciso. Anti-materialismo: o Simbolismo buscou uma linguagem que fosse capaz de sugerir a realidade, e não retratá-la objetivamente, como queriam os realistas. Para isso, faz uso de símbolos, imagens, metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos, tudo com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo, antilógico e antirracional.

Outras características da linguagem simbolista: Linguagem vaga, fluida, que preza pela sugestão; religiosidade; Pessimismo, dor de existir; Retomada de elementos do Romantismo; Abundância de metáforas e figuras sonoras; Interesse pelas zonas profundas da mente humana e pela loucura.

Sinestesia ,sensação produzida pela interpretação de órgãos sensoriais: “cheiro doce” Aliterações, repetição de letras e silabas na mesma oração : “Na messe que estremece” Assonâncias, repetição fônica de vogais, tornando os textos poéticos mais musicais.

Artistas Simbolistas O percursor do movimento na França, o Poeta Charles Baudelaire , com “As Flores do Mal” O Vampiro “Tu que, como uma punhalada, Entraste em meu coração triste; Tu que, forte como manada De demônios, louca surgiste, Para no espírito humilhado Encontrar o leito e o ascendente; - Infame a que eu estou atado Tal como o forçado à corrente, Como ao baralho o jogador, Como à garrafa o borrachão, Como os vermes a podridão, - Maldita sejas, como for!”

No Brasil Alphonsus Guimaraens Nasceu em 24 Julho 1870 (Ouro Preto, MG) Cruz e Souza Nasceu em 24 de novembro de 1861 (Florianópolis -SC) Noiva “É que te vejo e não te encontro com os meus braços. Morta, beijei-te um dia: hoje tu és uma sombra Exilada do céu para seguir-me os passos.” Missal “É um desamor que me toma conta, Como uma prece de forma anormal... Então minha fé assim se afronta, Desfolhadas tristes nesse missal...”

Simbolismo Artes Plásticas Paul Gauguin, Influenciava-se pelas pintura Japonesa e provoca um verdadeiro choque cultural na Europa – optando pela pintura bidimensional.

Dança da vida O Silencio

Edvard Munch A Ansiedade O Grito