COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
Atividade Industrial Setor secundário.
POP ARTE.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Cultura de Massa e Indústria cultural
ARTE POP.
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
História.
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
O Surgimento da Filosofia
A representação da Paisagem Natural
Quadrinhos Capa.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
Arte e representação.
Placa seca.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
.: POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
INDÚSTRIA MUNDIAL Indústria original ou clássica – típica dos países desenvolvidos. Indústria planificada – típica dos países socialistas. Indústria tardia.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Professsora: Aíla Rodrigues
Uma arte voltada para as mudanças sociais?
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Arte e representação.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Como ler uma imagem: fotografia e arte
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
TRABALHO REALIZADO POR: MARCO SANTOS 10ª A ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA 2013/2014.
Fotografia Publicitária II
Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles.
Roteiro   Indicações para que a filmagem ocorra   Todos os passos para a filmagem.
ARTE POP Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados.
Arts crafts.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Artes e Artesanato Nomes:Solon,Erica..
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Saiba como interpretar imagens no Enem
A Fotografia…. A arte de pintar com luz.
Cinema História do Cinema.
Fotografia de paisagem
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Movimentos Literários
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Revoluções Industriais
Pós-Graduação e Extensão. Pós-Graduação e Extensão ESTÉTICA A partir da segunda metade do século XX, fotógrafos como Robert Frank e William Klein, passaram.
Teorias e Técnicas de Comunicação
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
A Pop Art, abreviatura de Popular Arté um movimento artístico surgido na década de 50 na Inglaterra mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em.
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
O CROQUI NO TRABALHO DE CAMPO
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Características da indústria em Portugal
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Texto imagético Prof. Karina Alem.
Arte Popular e Arte Erudita
Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?
1º A ORIGEM DA FOTOGRAFIA; 2º PRINCIPAIS NOMES DO DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA ; 3º A SUA EVOLUÇAO ATE AOS DIAS DE HOJE ; 4º PROCESSOS FOTOGRAFICOS;
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Conceito e representação gráfica
Transcrição da apresentação:

COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS. O PRODUTO FINAL DESSAS NOVAS ARTES, PORTANTO, ESTÁ RELACIONADO A UM “FAZER MECÂNICO”, E A ARTE APARECE LIGADA À MÁQUINA, NÃO SÓ PARA SER REALIZADA COMO PARA SER EXIBIDA, COMO É O CASO DO CINEMA.

HENRI CARTIER-BRESSON (1908-2004), FOTÓGRAFO IMPORTANTE QUE INICIOU SEU TRABALHO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX, É UM BOM EXEMPLO DO QUE A FOTOGRAFIA PODE SER UMA FORMA DE ARTE PRODUZIDA PELA MÁQUINA. SEU TRABALHO CARACTERIZOU-SE, COMO ELE PRÓPRIO DIZIA, PELA CAPTURA DO “MOMENTO DECISIVO”.

Au Bord de la Marne (1938) Boulevard Diderot, 1969 POR ELE, O FOTÓGRAFO DEVIA REGISTRAR NA FOTO UM INSTANTE BREVE, MAS QUE REVELA AS AÇÕES COTIDIANAS QUE SÃO CURIOSAS, INTERESSANTES OU COMOVENTES. O FOTÓGRAFO, PORTANTO, PRECISA SABER OLHAR O MUNDO E ESTAR ATENTO PARA TRANSFORMAR EM IMAGEM FIXA UM MOMENTO PASSAGEIRO, QUE ÀS VEZES DURA UMA FRAÇÃO DE SEGUNDO.

Atrás da estação Saint Lazare (1932)

O CINEMA COMO ARTE E COMO INDÚSTRIA O CINEMA COMO ARTE E COMO INDÚSTRIA. PODEMOS CONSIDERAR O CINEMA COMO A EXPRESSÃO MAIS CARACTERÍSTICA DE UMA ARTE CRIADA A PARTIR DE DESCOBERTAS TECNOLÓGICAS, PRODUZIDA EM SÉRIE E VOLTADA PARA O CONSUMO DE GRANDES MASSAS. MAS ELE É TAMBÉM UMA INDÚSTRIA: À SEMELHANÇA DE OUTRAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, EXIGE ALTOS INVESTIMENTOS PARA A PRODUÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO MUNDIAL DE CÓPIAS.

A ARTE DOS QUADRINHOS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX A ARTE DO DESENHO ASSOCIOU-SE A UMA NOVA FORMA DE NARRAR HISTÓRIA AS HISTÓRIAS QUADRINHOS.        

EMBORA O DESENHO COMO ILUSTRAÇÃO DE UM TEXTO LITERÁRIO JÁ EXISTISSE HÁ BASTANTE TEMPO, DESENHO E HISTÓRIA INTEGRADAS EM QUADRINHOS SÃO UMA INOVAÇÃO DA DÉCADA DE 19 Á 30. ANTES DISSO, EM, 1895, O NORTE-AMERICANO RICHARD F. FOUCAULT (1863-1928). CRIOU O YELLOW KID, CONSIDERADO A PRIMEIRA PERSONAGEM DE QUE DE QUADRINHOS.        

  DALI EM DIANTE TORNOU-SE COMUM A PUBLICAÇÃO NOS FORMAIS NORTE-AMERICANO DE TIRAS COM PEQUENAS HISTÓRIAS PROTAGONISTAS POR YELLOU KID, E POR OUTRAS PERSONAGENS.         

    AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS PERSONAGENS CRIADAS NA CIDADE DE 1330 SÃO CONHECIDAS ATÉ OS DIAS DE HOJE. A DURAÇÃO DESSA FAMA, SE DEVE SÃO APENAS Á QUALIDADE DAS HISTÓRIAS MAIS A QUALIDADE DAS HISTÓRIAS DO DESENHO CRIADO PELOS ARTISTAS DA ÉPOCA, SÃO EXEMPLOS FLASH GORDO M, (1934), DE ALEX RAYMOND, E TARZAN (1937), DE BURNET HOBART.

ALÉM DESSES HERÓIS, MUITAS OUTRAS PERSONAGENS CRIADAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX SE TORNARAM MUNDIALMENTE CONHECIDAS, COMO SUPER-HOMEM, BATMAN, PRÍNCIPE VALENTE E FANTASMA, POR EXEMPLO. ENTRE AS PERSONAGENS VOLTADAS PARA CRIAÇÃO PEQUENA SÃO TAMBÉM EXEMPLO DESSA ÉPOCA TINTIM, GATO FÉLIX E PATO DONALD. 

ENTRE AS PERSONAGENS VOLTADAS PARA CRIAÇÃO PEQUENA SÃO TAMBÉM EXEMPLO DESSA ÉPOCA TINTIM, GATO FÉLIX E PATO DONALD.