Histórico das Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dar atenção especial à família,
Advertisements

Dois Filósofos Pré-Socráticos
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
HISTÓRICO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Instituto Nacional de Educação de Surdos
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
histórias de superação e valorização da vida
PRÁTICAS CORPORAIS LIAN GONG
A indepêndencia do Brasil
TRATAMENTOS Psicoterapia Yoga Tai-chi Método Laura Mitchell.
Página Sugestões de perguntas
ARQUEOLOGIA.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARESNO SUS
China e o mundo contemporâneo
ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
REUNIÃO DE DIRETORES DER LESTE /09/2010 – 2ª PARTE
Projeto Farmácias Vivas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Introdução à Prática da Pesquisa I
EDUCAÇÃO ROMANA.
EDUCAÇÃO ROMANA.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
Centro Educacional Canguru
Orientando-se no espaço terrestre
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Práticas Integrativas e Complementares no SUS
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2011 A IMPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO SOBRE A PNPIC.
Maiely Tezolin da Silva
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
PROFESSORA MARIA CRISTINA
Política Educacional Brasileira
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Prof. José Roberto Medina
História da Terapia Manual
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Sistemas de Arquivos- Cap4
Introdução e Um pouco de História da mtc(medicina tradicional chinesa)
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
DO-IN.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Lian Gong.
Estudo da Língua Portuguesa
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Dinastias e legado..   Os primeiros humanos se fixaram há cerca de 30 mil anos;  Em 5000 a.c. surgem as primeiras aldeias a margem dos rios;  Desenvolvimento.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
Por Josiane da Conceição Paulo
Currículos e Programas
Descrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTC CURSO INTRODUTÓRIO EM PRÁTICAS CORPORAIS E MENTAIS DA MTC.
Transcrição da apresentação:

Histórico das Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa CURSO INTRODUTÓRIO EM PRÁTICAS CORPORAIS E MENTAIS DA MTC   Histórico das Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa

As Práticas Corporais da MTC se originaram em um outro tempo e um outro local, muito diferente do nosso. Ainda assim, hoje e no Brasil, a implantação dessas técnicas nos serviços de saúde traz diversos benefícios aos usuários. Todas essas práticas têm três alicerces na sua execução: (i) o movimento (ou manipulação, no caso da massagem); (ii) a atitude mental; (iii) a respiração.

Registros Históricos - I Os antigos relatos orais relativos à Medicina Tradicional Chinesa fazem referência ao Período dos Três Soberanos Divinos, personagens que teriam existido há cerca de 5.000 anos. A eles são atribuídas diversas descobertas e invenções que fundamentaram a civilização chinesa. O primeiro deles foi o Imperador Fu Xi, que, observando os sinais do céu e da terra, criou os hexagramas que formam o Livro das Mutações. Além disso, a ele é atribuída a invenção dos nove tipos de agulhas para a acupuntura. Shennong foi o segundo. Diz-se que ele testou todas as plantas do mundo e registrou seus efeitos terapêuticos. O terceiro foi Huang Di, o “Imperador Amarelo”, considerado ancestral de todos os chineses. O hipotético diálogo entre ele e seus médicos da corte forma o conteúdo do “Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo”.

Registros Históricos - II O “Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo” é uma compilação de numerosos livros e documentos médicos redigidos durante o Período de Primavera e Outono (770-476 a.C.), Período dos Reinos Combatentes (475-221 a.C.), Dinastia Qin (221-207 a.C.) e Dinastia Han (202 a.C. – 220 d.C.). É formado por 18 volumes, divididos em 162 capítulos. É o mais antigo livro ainda existente sobre a MTC. Figura 1 Volumes do “Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo” impressos na Dinastia Ming (1368-1644). (Fonte: Yu & Lin. La Medicina Tradicional China)

Registros Históricos - III Figura 2 Duas técnicas de massagem (Fonte: Zhuang & Zhuang. Guia Ilustrado de Auto Tuina para Problemas Comuns de Saúde) As técnicas de massagem e automassagem surgiram na pré-história e se desenvolveram juntamente com a Teoria dos Meridianos da Medicina Tradicional Chinesa. Figura 3 Mapa dos Pontos do Vaso Governador. Gravura da Dinastia Qing (1636-1911) (Fonte: Yu & Lin. La Medicina Tradicional China)

Registros Históricos - IV Durante a Dinastia Shang (séc. XVI – séc. XI a.C.), era comum que se escrevessem perguntas divinatórias em ossos de animais e carapaças de tartarugas. Em um desses exemplares se lê “A dor abdominal do consultente pode ser tratada por massagem?”. (Citado em http://www.acupuncture.com/qigong_tuina/tuinahistory.htm, visualizado em 14 de julho de 2015). Figura 4 Caracteres chineses gravados em carapaça de tartaruga (Fonte: China ABC)

Registros Históricos - V Figura 5 Daoyin Tu (“Ilustração dos Exercícios de Guiar o Qi e Alongar o Corpo”). Rolo de seda de aproximadamente 160 a.C. (Fonte: Chen Taiji – Inner Powers in Taijiquan)

Registros Históricos - VI Hua Tuo, médico chinês da Dinastia Han (206 a.C a 220 d.C): “O corpo humano precisa de exercícios, mas estes não devem ser exagerados. Por outro lado, a inércia provoca o enfraquecimento do espírito vital.” Uma forma de Qigong (exercícios de concentração através da respiração e de posturas e movimentos), desenvolvida por Hua Tuo, é ainda praticada hoje em dia. Trata-se do Wuqinxi, ou “Jogos dos Cinco Animais”. Figura 7 Gravuras modernas do Wuqinxi (Fonte: Nei Menggu kepu zhi chuang) Figura 6 Gravuras antigas do Wuqinxi (Fonte: Luzhongwang Jiankang)

Registros Históricos - VII O Baduanjin (“Oito Peças de Brocado”) é outra forma popular de prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa. É usado tanto para recuperar e preservar a saúde como também para treinar aqueles que iniciam a prática de artes marciais. Figura 8 Gravura antiga do Baduanjin (Fonte: Taichi Village)

Automassagem - I Wang Fu, em seu livro “Metodos Chinos de Masoterapia”, relata que a massagem remonta ao princípio da humanidade. No “Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo” se lê: “Na região das planícies centrais, onde as terras são baixas e o clima é úmido, são frequentes os reumatismos e artrites causados pelo frio. O melhor tratamento que pode se aplicar nessas enfermidades é a ginástica curativa daoyin e a massagem anmo”. Ao longo do tempo, as técnicas foram se aperfeiçoando, surgindo uma variedade de manobras manuais, como: apertar, amassar, pinçar, beliscar, pressionar, empurrar,... Na antiga China, vários nomes foram usados para denominar as técnicas de massagem, a depender da época e da região. Assim, podemos encontrar as denominações de “An-mo” e “Tui-na” na literatura. Aquela tem textos mais antigos, essa, em textos a partir da Dinastia Ming, 1368-1644.

Automassagem - II O grande médico Bian Que, do Período dos Reinos Combatentes (475-221 a.C.), utilizou a acupuntura e a massagem para salvar o príncipe do reino Zhao. É o primeiro exemplo de cura de uma enfermidade através da massagem relatado em um documento escrito. O já citado médico Hua Tuo prescrevia a massagem para o período pós-operatório. A Dinastia Tang (618-907) foi uma das épocas de grande florescimento cultural da história chinesa. Nesse período se estabeleceu uma divisão de massagem no Departamento Imperial de Medicina e houve um intenso intercâmbio entre as culturas chinesa, coreana e japonesa. Nessa época, as técnicas de massagem, no estágio de desenvolvimento de então, foram introduzidas no Japão, onde passaram por aperfeiçoamentos, como o “amma” e o “shiatsu”.

Automassagem - III Na Dinastia Ming (1368-1644) houve grande desenvolvimento da massagem, principalmente na modalidade aplicada às crianças. Nessa época foi publicado o “Tratado Completo de Prescrições para Massagem Infantil”, do médico Gong Yunlin. Nas Dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911), a massagem estava entre as 13 disciplinas da Academia Imperial de Medicina. Desde 1956, as escolas e centros de massagem se estabeleceram nas universidades e faculdades de Medicina Tradicional Chinesa em várias localidades da China, como Beijing, Tianjin, Shijiazhuang e Shanxi. Como técnica de cuidado consigo mesmo, a automassagem esteve sempre associada a outras práticas corporais, como as diversas formas de Qigong (exercícios de respiração e concentração).

Tai Chi Chuan - I Existem muitas lendas sobre a criação do Tai Chi Chuan. A mais popular atribui o seu desenvolvimento ao mestre taoísta Zhang Sanfeng, que nasceu no século XIII e estaria ainda vivo nos dias de hoje. Os documentos históricos, no entanto, apontam que o Tai Chi Chuan foi sistematizado pelo general Chen Wangting (1580-1660), no século XVII, entre o fim da Dinastia Ming e o início da Dinastia Qing. Figura 9 Representação popular de Zhang Sanfeng (Fonte: Egreenway) Figura 10 Chen Wangting (Fonte: Centre Yin Yang)

Tai Chi Chuan - II Chen Wangting fundamentou-se nos conhecimentos de artes marciais adquiridos em seu treinamento militar e na tradição das práticas corporais terapêuticas, como o Wuqinxi e o Baduanjin, citados acima. O Tai Chi Chuan manteve-se secreto, na remota vila de Chenjiagou (literalmente “Ravina da Família Chen”), sendo transmitido unicamente na família Chen, até a época de Chen Changxing (1771-1853). Na ocasião, chegou à vila um mestre de artes marciais, chamado Yang Luchan. Enquanto trabalhava, Yang Luchan observou que, em determinado período do dia, os homens da vila se retiravam por algumas horas, sem falar com ninguém e voltavam exaustos, com aparência de quem havia feito algum esforço físico. Figura 11 Chen Changxing concede instruções a Yang Luchang (Fonte: Wudang Tai Chi Chuan)

Tai Chi Chuan - III Determinado a desvendar o mistério, Yang Luchan seguiu-os discretamente e descobriu que treinavam uma arte marcial desconhecida para ele. Ao longo dos dias, Yang continuou a observá-los secretamente. Retornando ao seu quarto, treinava as técnicas observadas. Esse “treinamento escondido” continuou até que foi descoberto. Imediatamente foi colocado à prova. Os relatos, tanto da família Chen quanto da família Yang, atestam que seu desempenho surpreendeu os Chen, que o acolheram oficialmente na linhagem. Após alguns anos, Yang Luchan recebeu autorização para ensinar o Tai Chi Chuan e deixou a vila de Chenjiagou com direção à capital da China, Beijing. Lá chegando, assumiu o cargo de professor de artes marciais na corte imperial.

Tai Chi Chuan - IV O Tai Chi Chuan passou de uma prática de trabalhadores rurais, habituados ao esforço braçal, para um exercício praticado pelos mandarins e membros da família imperial. Essas mudanças fizeram com que o Tai Chi Chuan se tornasse mais lento, suave, com movimentos amplos, a postura do tronco, elegantemente mantido num eixo vertical, características que marcam o estilo Yang. Os três filhos de Yang Luchan também foram mestres de Tai Chi Chuan, cada um deles imprimindo suas características pessoais aos movimentos praticados. Um dos seus netos, Yang Chengfu (1883-1936), tomou uma atitude determinante para a popularização do Tai Chi Chuan, notadamente do estilo Yang: ele tornou-se um mestre itinerante, viajando por toda a China, formando milhares de discípulos. Figura 12 Yang Chengfu (Fonte: Munndialarts)

Tai Chi Chuan - V Quando Yang e sua família começaram a difundir o Tai Chi Chuan pela China, praticantes se tornaram discípulos, e discípulos se tornaram mestres. Quando um mestre dominava a essência da arte a ponto de incutir nela suas características pessoais, sem macular os princípios do Tai Chi Chuan, estava criado um novo estilo. Assim, o mestre Wu Yuxiang (1813-1880), discípulo de Yang Luchan, criou o estilo Wuu, também chamado estilo Hao. Outro discípulo de Yang Luchan, chamado Wu Quanyou (1834-1902), desenvolveu o estilo Wu. O quinto estilo maior de Tai Chi Chuan é o estilo Sun, criado pelo mestre Sun Lutang, combinando essa modalidade com outras duas artes marciais internas: o Hsing Yi Chuan e o Pa Kua Chang.

Tai Chi Chuan - VI O século XX presenciou imensas mudanças na China, e o Tai Chi Chuan também se transformou. O grande trabalho de divulgação da prática foi feito por Yang Luchan e Yang Chengfu, o que fez com que esse estilo se tornasse, rapidamente, o mais popular na China. Ao longo do século, mestres do estilo Yang emigraram para a Europa e Estados Unidos, popularizando esse estilo também em todo mundo. O estilo Chen preservou suas características originais e, no início dos anos 1930, Chen Fake abriu uma escola em Beijing, ensinando o seu estilo para um reservado grupo de alunos. A partir dos anos 1980, com a política de “Portas Abertas” da China, praticantes de vários países puderam conhecer a vila de Chenjiagou e o estilo Chen. Então, vários mestres do estilo Chen foram convidados a estabelecer escolas ao redor do mundo. Os estilos Wu, Wuu e Sun tiveram menor divulgação, tanto na China, como no exterior. Ainda assim, são igualmente respeitados como legítimas formas de Tai Chi Chuan.

Tai Chi Chuan - VII Após a proclamação da República, o governo chinês procurou incentivar práticas corporais nativas, a fim de fortalecer a saúde do povo, abalada por dois séculos de ataques estrangeiros e guerra civil. Em 1956, o governo da China designou um comitê, coordenado pelo mestre Li Tianji (1913-1996), para a elaboração de uma forma simplificada de Tai Chi Chuan. O resultado do trabalho foi o “Tai Chi Chuan Simplificado de 24 Movimentos”, baseado no estilo Yang. Outras iniciativas semelhantes deram origem à formas para competição e formas curtas de cada estilo tradicional. Figura 13 Li Tianji (Fonte: Tai Chi Teach)

Lian Gong em 18 Terapias - I “Lian” significa “treinar”, “Gong” significa “trabalho, dedicação”. Assim, os métodos corporais desenvolvidos na China sempre contam com “Treinamento e Dedicação”. O médico tradicional chinês, especializado em Tui-na e ortopedia, Dr. Zhuang Yuanming (1919-2013) foi discípulo do mestre Wang Zhiping na arte do Mi Tsung Chuan, uma arte marcial cujo corpo de conhecimento engloba, também, técnicas de recuperação e manutenção de saúde oriundas do Baduanjin, Tai Chi Chuan, Wuqinxi, Tui-na já citadas acima, além de outras formas de Qigong, como o Yijinjing. Figura 14 Zhuang Yuanming (Fonte: Tengxun Tiyu)

Lian Gong em 18 Terapias - II Ao longo de décadas de experiência clínica e estudo, o Dr. Zhuang sistematizou, a partir dessas técnicas antigas, um liangong moderno, que denominou “Lian Gong em 18 Terapias”. Figura 15 Desenvolvimento do Lian Gong em 18 Terapias a partir de antigos exercícios corporais. Os desenhos da parte superior retratam movimentos de Daoyin (Fonte: Liangong.com)

Lian Gong em 18 Terapias - III Em 1974, o Dr. Zhuang lançou a primeira série de 18 Terapias, também conhecida como “Parte Anterior”. Posteriormente, a prática foi complementada com a “Parte Posterior” e o “I Qi Gong – continuação do Lian Gong em 18 Terapias”. O Lian Gong em 18 Terapias tornou-se bastante popular na China, no Japão, na Malásia, na Indonésia e no Brasil. Figura 16 Dr. Zhuang Yuanming praticando Lian Gong em 18 Terapias (Fonte: Liangong.com)

Lian Gong em 18 Terapias - IV No Brasil, o Lian Gong em 18 Terapias foi introduzido pela professora Maria Lúcia Lee (1949 - ), em 1987. A divulgação foi feita por livros, série de programas na televisão aberta e material audiovisual. Houve grande aceitação por parte da população brasileira. O Dr. Zhuang Yuanming visitou o Brasil em 1997 e 1999, por ocasião dos I e II Encontro Nacional de Lian Gong em 18 Terapias. Em 2006, seu filho e sucessor, Dr. Zhuang Jianshen, esteve presente no IV Encontro Nacional de Lian Gong em 18 Terapias. Figura 17 III Encontro Nacional de Lian Gong em 18 Terapias, realizado em Campinas-SP, com 3.000 pessoas presentes. (Fonte: Wikipedia)

No Brasil Embora a presença chinesa no Brasil date do início do século XIX, não há documentação que comprove a prática da Medicina Tradicional Chinesa e suas práticas na época. A massagem e automassagem estiveram sempre presentes nas famílias, como por exemplo, as manobras usadas pelas mães para baixar a febre dos filhos. O Tai Chi Chuan começou a ser introduzido na sociedade brasileira nos anos 60, com a curiosidade despertada ao verem ágeis mestres chineses praticando o que parecia ser um balé em câmera lenta. Aos poucos, escolas e associações se formaram, a partir dos trabalhos desses pioneiros e a prática se popularizou. O Lian Gong em 18 Terapias foi introduzido no Brasil na segunda metade da década de 1980 e também teve grande aceitação pela população. Essas práticas corporais foram contempladas na Portaria 971 do Ministério da Saúde, de 03 de maio de 2006, que as relaciona entre as práticas oferecidas pelo SUS.

Créditos das imagens e fotos   Figura 1: Yu Y. & Lin Q. La Medicina Tradicional China. Ministerio de Cultura de la República Popular China. Sem data. Figura 2: Zhuang Y. M. & Zhuang J. S. Guia Ilustrado de Auto Tuina para Problemas Comuns de Saúde. Editora Pensamento. São Paulo, 2006. Figura 3: Yu Y. & Lin Q. La Medicina Tradicional China. Ministerio de Cultura de la República Popular China. Sem data. Figura 4: http://portuguese.cri.cn/chinaabc/chapter20/chapter200304.htm, visualizada em 14 de julho de 2015. Figura 5: http://www.taiji-zlatipetelin.si/en/inner-powers-in-taijiquan/ , visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 6: http://health.lznews.cn/2014/0707/468497.html, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 7: http://www.nmgkp.cn/kxsl/kjcj/51124.shtml, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 8: http://www.taichivillage.org/exercises/8-pieces-of-brocade-qigong/, visualizado em 14 de julho de 2015.

Figura 9: http://www. egreenway. com/taichichuan/chang1 Figura 9: http://www.egreenway.com/taichichuan/chang1.htm, visualizado em 14 de julho de 2015.   Figura 10: http://www.centreyinyang.com/AaZ.html, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 11: http://www.taichichuan.co.uk/information/articles/ChinaSyndrome.html, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 12: http://munndialarts.com/english/master-yang-cheng-fu/, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 13: http://tai-chi-teach.com/Syllabus.html, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 14: http://sports.qq.com/a/20130222/000314.htm, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 15: http://www.liangong.com/history.htm, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 16: http://www.liangong.com/history.htm, visualizado em 14 de julho de 2015. Figura 17: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lian_gong#/media/File:Iii_encontro_nacional_lian_gong.JPG, visualizado em 14 de julho de 2015.

Bibliografia consultada DESPEUX, Catherine. Tai Chi Chuan – Arte marcial, técnica da longa vida. Editora Pensamento. 10ª edição.1995. Hospital da Escola de Medicina de Anhui (compilação). Massagem Chinesa: Manual de Massagem Chinesa. Editora Nova Era.7ª edição. 2001. WANG Fu. Metodos Chinos de Masoterapia. Ediciones em Lenguas Extranjeras. 1ª edição. 1995 YU Youhua & LIN Qian, La Medicina Tradicional China. Ministerio de Cultura de la República Popular China. Sem data. JIAO Jian. História da China. China em Construção. 1ª edição. 1986. Sites consultados http://www.liangong.com/index.htm, visualizado em 14 de julho de 2015. http://sports.qq.com/a/20130222/000314.htm, visualizado em 14 de julho de 2015. http://baike.baidu.com/view/3649026.htm, visualizado em 14 de julho de 2015. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lian_gong, visualizado em 14 de julho de 2015. http://leiturasdahistoria.uol.com.br/eslh/Edicoes/17/imprime125466.asp, visualizado em 14 de julho de 2015.  

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA