A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículos e Programas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículos e Programas"— Transcrição da apresentação:

1 Currículos e Programas
Professor Ms . Gilvan Viana dos Santos

2 Currículo Apesar de o termo currículo ser encontrado em registros do século XVII, as discussões a seu respeito, pelo menos numa perspectiva mais crítica, datam do início do século XX, em especial nos Estados Unidos, cujo conceito, grosso modo, está relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola.

3 Definição Nesses termos, iniciada a busca ao léxico, mais precisamente, ao Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, verificamos que currículo é definido como “programação de um curso ou de matéria a ser examinada”.

4 Teoria Sistematizada

5 Etimologia Do ponto de vista etimológico, por sua vez, o termo currículo vem da palavra latina Scurrere, que corresponde a correr, e refere-se a curso, a carreira, a um percurso que deve ser realizado.

6 Por outro lado, na perspectiva do senso comum, ainda predomina a ideia de currículo como o conjunto das disciplinas que o aluno deve percorrer, ou seja, o plano de estudos ou a matriz curricular, a fim de obter uma titulação, um diploma (Libâneo, 2004).

7 Conjunto de Saberes A pesquisa bibliográfica nos mostra que significados mais ampliados acerca do currículo surgiram somente no início do século XX, identificando, segundo Libâneo (2004, p.169), “quase sempre o conjunto de saberes e/ou experiências que alunos precisam adquirir e/ou vivenciar em função de sua formação”.

8 Currículo Para Bobbitt (1918), apud Pacheco (2005), o currículo é todo leque de experiências, sejam estas dirigidas ou não, que visam ao desdobramento das capacidades do indivíduo;

9 Currículo ou é a série de experiências instrutivas conscientemente dirigidas que as escolas usam para completar e aperfeiçoar o desdobramento. Conforme podemos

10 Cultura e Currículo o currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre o conhecimento e cultura herdados e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (ideias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições (Sacristán, 1989, apud Libâneo, 2004, p.170).

11 Conceituando currículo
o currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas (Grundy, 1987, apud Sacristán, 2000, p.14).

12 Por outro lado, Schubert (1986, citado por Gimeno Sacristán, 1998, p
Por outro lado, Schubert (1986, citado por Gimeno Sacristán, 1998, p.14), na tentativa de compreender o termo currículo, faz referência a algumas imagens que o conceito lhe traz à mente e que, por sua vez, carregam algumas conotações diferentes às propostas por autores como Roldão, também citada por Sacristán. Diante disso, encontraram-se as seguintes imagens:

13 currículo como conjunto de conhecimentos ou matérias a serem superadas pelos alunos dentro de um ciclo - nível educativo ou modalidade de ensino;

14 currículo como programa de atividades planejadas, devida-mente sequencializadas, ordenadas metodologicamente, tal como se mostram num manual ou num guia do professor;

15 currículo como resultados pretendidos da aprendizagem;

16 currículo como concretização do plano reprodutor para a escoladedeterminadasociedade,contendoconhecimentos, valores e atitudes;

17 currículo como experiência recriada nos alunos por meio da qual podem desenvolver-se;

18 currículo como tarefa e habilidade a serem dominadas - como é o caso da formação profissional;

19 currículo como programa que proporciona conteúdos e valores para que os alunos melhorem a sociedade em relação à reconstrução social desta.

20 Alguns Tipos de Currículos:
Currículo Oculto Currículo Cotidiano Currículo Mínimo

21 Questões 1.O que se entende por Contexto?
2. Currículo Formal e Currículo Social, cite diferenças. 3.Qual a importância do Planejamento para o professor? 4.O currículo pode ser reprodutor da sociedade ou transformador. Explique. 5.Defina Currículo cotidiano e currículo oculto.

22 PERTENCIMENTO IDENTIDADE


Carregar ppt "Currículos e Programas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google