Conceitos Básicos Prof. Arimateia Junior Faculdade Lourenço Filho Curso de Bacharelado em sistema de informação Sistemas Multimídia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Imagem (Parte II) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Advertisements

Experiência videográfica
Barramentos Introdução.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA.
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
MULTIMÍDIA Mídias Discretas e Contínuas (Slide - 3)
Dispositivos de Entrada/Saída
Prof. Carlos H. Marcondes
Rganização de Computadores A Interface entre o Processador e os Periféricos Capítulo 8 – Patterson & Hennessy (seções 8.4 e 8.5) Organização de Computadores.
Formato de arquivo de Vídeo
ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
1 Universidade Federal de Minas Gerais JPEG Alessandra e Aline.
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Sistemas Multimídia Vídeo
Capítulo IV – Processamento de Imagem e Vídeo
Hardware/Software para Multimédia
Aquisição e reprodução de som
CLASSIFICAÇÃO DOS PERIFÉRICOS
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Televisão: a tecnologia por detrás do écran
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
GESTÃO DE PROJETOS Aula 3 1.
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
SURGIMENTO DO VÍDEO O vídeo surgiu a partir do estudo feito pelos irmãos Lumière do fenômeno da persistência retiliana. Este conceito descreve a habilidade.
Como funciona o CCD Este é o CCD.
Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Multimédia Imagem digital
Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo
Trabalho Realizado por: - João Chapouto nº8 11º12
TÉCNICAS DE COMPRESSÃO DE DADOS DISCIPLINA:R.COM..
Subsistema de Memória.
Montagem e Manutenção de Computador I Curso Técnico em Rede de Computadores Aula 05.
Formato: JPEG Extensão: JPG
Apresentação do Anteprojeto Título: Compressão de vídeo Autora: Gisele Sentinello Orientador: Aylton Pagamisse.
Graphics Interchange Format formato para intercâmbio de gráficos
UMA SOLUÇÃO PARA CAPTURA, COMPRESSÃO E TRANSMISSÃO DE IMAGENS UTILIZANDO JPEG2000 EM UM SISTEMA EMBARCADO Orientador: Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Codificação de Sinais Universidade Federal do Pará
Introdução Informática
Navegação Poder ir para qualquer lugar e sempre voltar a home. Repetição e consistência dos elementos de navegação. Onde você está? Mais de uma maneira.
Codecs de Vídeo Bruno Leonardo Barros Silva (blbs) Rebeka Gomes de Oliveira (rgo2) Rodrigo Diêgo Melo Amorim (rdma) Viviane Eugênia Siqueira de Souza (vess)
JPEG, GIF e Manipulação de Imagens
Conceitos de vídeo Bruna gomes nº2 Turma 9ºD voc. Multimedia.
Hierarquia de Memória Arquitetura de Computadores Aula 4 – Memória 23/08/2012 Bruno Iran Ferreira Maciel Mestrando em Ciências da Computação – Cin/UFPE.
CÂMARA DIGITAL E ANALÓGICA TRABALHO REALIZADO POR: ANDREIA LEITE 1º ANO DE FOTOGRAFIA.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Som Meios Eletrônicos Interativos.
Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com
Técnicas de Compressão de Dados
Sistemas Operacionais Multimídia
Adobe After Effects Software que faz composições para imagens de vídeo.
Uma solução de baixo custo para captura,compressão, envio e visualização de imagens em um sistema embarcado Blackfin Trabalho de Conclusão de Curso PUC-Campinas.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
Sistemas de Arquivos. Alocação em memória – Problemas Quantidade Limitada de Informações Perda de informações quando o processo é terminado Vários processos.
Software para Multimídia
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
MULTIMÉDIA MENU.
Conceito de multimédia
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Sistemas Multimídia Distribuídos
Sistemas Multimídia Distribuídos Projeto Carlos A. G. Ferraz
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Vídeo Meios Eletrônicos.
Sincronização Em multimídia: relações temporais entre objetos de mídias Objetos dependentes de tempo: –apresentados como um feixe de mídia –relações temporais.
MEMÓRIA. SERVE PARA ARMAZENAR DADOS PODEM SER: ROM – PERMANENTE (ROM – READ ONLY MEMORY) EX. CD ROM e BIOS RAM – TEMPORÁRIA (RAM – RANDON ACCESS MEMORY)
Flash 1 O Flash foi desenvolvido inicialmente com outro nome (Future Splash Animator), a Macromedia comprou o FutureSplash, mudou seu nome para Flash.
A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador.
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

Conceitos Básicos Prof. Arimateia Junior Faculdade Lourenço Filho Curso de Bacharelado em sistema de informação Sistemas Multimídia

 Definições de Videos;  Características e importância do videos;  Processamento do video para fins de multimidia;

 Definição: conjunto de imagens, por exemplo, bitmap (frames) “passadas” em seqüência a determinada velocidade, para nos transmitir a idéia de movimento.  Medidas: O número de imagens que são “passadas” em cada segundo designa-se, vulgarmente, por taxa de frames ou número de frames por segundo (nfs).

 Número de frames típicos: I. Cinema: 24 frames/s II. Vídeo: Sistema Eletrônico (PAL, SECAM, utilizado em países da Europa): 25 frames/s III. Vídeo: Sistema Eletrônico NTSC (utilizado na América): 30 frames/s

Vantagens do video em termo de multimidia O vídeo tem a capacidade de comunicar a maior quantidade de informação, no menor espaço de tempo e com o maior impacto. O vídeo confere aos documentos a noção de tempo. Está provado que colocar movimento numa apresentação pode: manter o interesse e a atenção da audiência; comunicar conceitos e idéias abstratas; estimular respostas emocionais.

Desvantagens do video em termos de multimidia:  Complexidade  Consome quantidade elevada de memória Ex: uma seqüência de vídeo de 30 segundos sem compressão, transmitida a 30 fps e com imagens de 640x480 pixels (cada um codificado com 24 bits), atinge cerca de 1 Gb de informação.

Formas de captura Para formato analógico Para formato digital Parâmetros importantes (captura) 1.Taxa de transferência de dados do suporte de armazenamento; 2.Tamanho da janela; 3.Taxa de frames; 4.Qualidade da imagem (paleta de cores).

1.Taxa de transferência de dados do suporte de armazenamento  Suportes mais rápidos são:Discos rígidos, DVD’s e CD-ROM’s  Mas não oferecem a taxa de transferência desejável, ou seja, os 30 Mb/s necessários ao processamento de um segundo de vídeo digital não comprimido.

2.Tamanho da janela - Quanto menor for a janela mais rapidamente a informação poderá ser processada. Valores comuns: 640x480 pixels 320x240 pixels 240x180 pixels (solução mais utilizada); 160x120 pixels

3.Taxa de Frames - número de imagens que passadas em cada segundo. Este valor pode ser de: 30 fps (também designado por FULL MOTION); 25 fps; 15 fps; 12 fps. Abaixo das 10 fps perde-se totalmente a noção de movimento. O melhor será entre 16 e 24.

4.Qualidade da imagem (paleta de cores) - tem a ver com a quantidade de informação que será captada por cada frame. Variação: Baixa qualidade: 8 bits - apenas 25% do total da informação da imagem é armazenada; Alta qualidade: 32 bits - a informação sobre a imagem é armazenada a 100%. Uma solução poderá ser 50-75% para a qualidade da imagem (ou seja, paleta de 16 ou 24 bits).

4.Qualidade da imagem (paleta de cores) - tem a ver com a quantidade de informação que será captada por cada frame. Variação: Baixa qualidade: 8 bits - apenas 25% do total da informação da imagem é armazenada; Alta qualidade: 32 bits - a informação sobre a imagem é armazenada a 100%. Uma solução poderá ser 50-75% para a qualidade da imagem (ou seja, paleta de 16 ou 24 bits).